Carros
Suzuki Jimny Sierra: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024
O Suzuki Jimny Sierra conquista diversos títulos no mercado brasileiro, sendo considerado o SUV mais compacto, o 4×4 com melhor custo-benefício e a opção off-road mais autêntica disponível por aqui. Mesmo com sua forte ênfase no desempenho fora de estrada, a quarta geração deste jipinho, agora importada do Japão, revela-se mais adaptada aos ambientes urbanos do que nunca. Mas será que ele é realmente bom? Acompanhe nossa avaliação especial para descobrir!
A origem da palavra “jipe” remonta à sigla americana “GP”, que significa “General Purpose” (uso geral em português). A adaptação da pronúncia pela Willys como “Jeep” tornou-se o nome da fabricante de veículos 4×4 durante a 2ª Guerra Mundial. Mas por que abordar a origem dessa palavra na avaliação do Suzuki Jimny Sierra?
Essa explanação é relevante para compreendermos que, em certos casos, o conceito de “uso geral” nem sempre se aplica de forma tão abrangente. O pequeno jipe japonês, com sua pitoresca mistura de influências goianas, exibe charme e simplicidade, desafiando a noção convencional. Dirigir o Jimny na cidade pode ser desafiador, mas isso não tira nem 1% de sua essência atraente.
Avaliação do Suzuki Jimny Sierra
Dimensões
Apesar de sua proposta inicial de “uso geral” nem sempre ser totalmente verdadeira, o Jimny mantém uma considerável versatilidade. Com dimensões compactas de apenas 3,64 metros de comprimento e 1,64 metro de largura, o jipe encontra espaço em qualquer vaga de prédio e até nos locais mais apertados nas ruas. Mesmo estacionando de maneira irregular, o Jimny ocupa com facilidade o espaço de uma vaga, destacando-se pela excelente manobrabilidade proporcionada pelo reduzido raio de giro de 9,8 metros.
Condução
O volante do Sierra revela-se pesado e constante em seus movimentos de rotação, devido à relação desmultiplicada. Manobrar o veículo assemelha-se a dirigir uma carreta, exigindo considerável esforço por parte do condutor, aspecto agravado pelos generosos pneus de medidas 215/75, montados em rodas de 15 polegadas.
A condução do Jimny também demanda atenção extra. A 90 km/h, o jipinho oscila, exigindo ajustes constantes por parte do motorista. Essa característica compartilhada com o Jeep Wrangler, que custa quase três vezes mais, destaca as particularidades do Suzuki.
Além disso, o Suzukinho dista-se de ser um veículo ergonômico e confortável. O volante permite apenas ajuste de altura, e os bancos não proporcionam total apoio às costas do motorista. Com o tempo, a condução torna-se cansativa, mesmo sem a exigência adicional da troca de marchas.
Custos de Manutenção
Quanto ao custo de manutenção, identificamos pneus Scorpion, da Pirelli, anunciados nesta medida por R$ 1.255 cada. Para substituir os quatro, a despesa ultrapassaria R$ 5.000, considerando instalação, balanceamento e alinhamento. Vale ressaltar que esse tipo de pneu tende a desgastar-se mais rapidamente, especialmente com uso diário.
Central Multimídia
A central multimídia, desenvolvida pela JBL, oferece suporte para Android Auto e Apple CarPlay, mas sua interface nativa é simples e a resolução deixa a desejar. Surpreendentemente, o sistema de ar-condicionado, equipado com mostradores digitais, destaca-se em um carro de natureza tão robusta.
Porta-Malas
O compartimento de carga, com modestos 85 litros, é praticamente inexistente. No entanto, diante da limitação de conforto no banco traseiro, ele se converte no espaço de carga preferido pelos proprietários do Sierra.
Design
O Jimny Sierra mantém-se como um dos carros mais queridos entre os consumidores. Em primeiro lugar, por ser um “kei car” – um tipo de veículo que sempre esteve em falta em nosso mercado. Os “kei cars” são pequenos automóveis japoneses que desfrutam de benefícios fiscais devido ao seu tamanho. Antes do Jimny, modelos compactos como Daihatsu Charade e Subaru Vivio também eram considerados “kei cars” aqui no Brasil.
Dirigir um “kei car” é uma experiência descolada. Mesmo quando um veículo mais luxuoso para ao lado do Jimny no semáforo, o jipinho destaca-se. Com seu carisma exuberante, o Jimny atrai olhares e desperta a curiosidade por onde quer que vá.
Desempenho
Em segundo plano, quem pensa que o Jimny é apenas encantador está enganado. Sob sua fachada cativante, esconde-se um motor valente de 1.5 litros, aspirado, que gera 108 cv a 6.000 rpm e 14,1 kgfm a 4.000 rpm. O câmbio automático, composto por apenas quatro marchas, evoca uma aura do passado.
A configuração do câmbio concentra-se inteiramente na proposta off-road do Jimny. A primeira marcha é prolongada, proporcionando considerável torque, e mesmo na quarta marcha, o jipe parece persistir em uma sensação de estar “amarrado”, emitindo ruídos notáveis.
Uma pequena alavanca posicionada atrás do câmbio automático permite a seleção entre tração 4×4 e 4×4 reduzida. É recomendável que o Jimny esteja com o volante alinhado ao acionar essa função. Aliás, é aconselhável engatar o 4×4 somente quando a situação exigir, pois, mesmo em carros mais recentes, há desgaste decorrente da “disputa” entre o condutor e o volante, que insiste em permanecer reto.
Quanto ao desempenho, o Jimny demanda paciência ao acelerar até atingir 100 km/h, levando 14 segundos, e sua velocidade máxima alcança 150 km/h.
O Suzuki Jimny Sierra é Bom?
Sem dúvida, o Suzuki Jimny Sierra é uma opção atraente, embora seja mais recomendado como um carro para os momentos de lazer nos finais de semana. Apesar de alguns destemidos se aventurarem a utilizá-lo no cotidiano, este veículo claramente não foi concebido para essa finalidade. Ter o Suzukinho na garagem significa assegurar que seu tempo de folga foi superior ao do seu vizinho, especialmente se ele estiver adornado com vestígios de terra.
Consumo do Suzuki Jimny Sierra
O Jimny Sierra destaca-se pela capacidade de levar você a qualquer lugar, registrando uma média de 10 km por litro na cidade e 11,5 na estrada.
Problemas do Suzuki Jimny Sierra
Os Problemas Apontados por Proprietários são:
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
- Problema 1: Instalação inadequada do painel lateral
- Descrição: Na entrega, o painel lateral estava instalado sobre o cinto de segurança, impedindo a saída com o veículo.
- Considerações Problema resolvido após três visitas à concessionária, com destaque positivo para o pós-venda da Ouvidoria Suzuki.
- Problema 2: Falha na instalação de presilha do painel
- Descrição: Ao reparar o primeiro problema, omitiram a instalação de uma presilha do painel, causando ruídos.
- Considerações : Descontentamento persiste, pois o problema de desgaste dos pneus não foi solucionado, evidenciando falta de compromisso da montadora e da concessionária.
- Problema 3: Problema no fechamento do vidro
- Descrição: O vidro não fechava corretamente, batendo no topo e retornando ao abrir, especialmente em condições de chuva.
- Problema 4: Sensor de estacionamento em constante alerta
- Descrição: O sensor de estacionamento emitia alertas incessantes, mesmo sem obstáculos na parte traseira.
- Problema 5: Instalação incorreta do sensor de estacionamento
- Descrição: Forneceram um sensor incompatível com o modelo, instalando um terceiro com ajustes malfeitos e rebarbas no para-choque.
- Problema 6: Disparo aleatório e alto do alarme
- Descrição: O alarme disparava sem motivo aparente, incluindo ao pressionar o botão de travamento pela segunda vez.
- Problema 7: Saída de 12V no porta-malas inoperante
- Descrição: A saída de 12V no porta-malas não funcionava conforme esperado.
- Reclamação não resolvida: Desgaste irregular dos pneus
- Data de Reclamação: Não especificada
- Descrição: Desgaste prematuro dos pneus dianteiros e problemas de direção persistem após várias tentativas de reparo.
- Reclamação não respondida: Falta de peças em estoque
- Data de Reclamação: Ano de 2024
- Descrição: Colisão resultou em danos no para-lama e no friso, mas a falta de peças em estoque gerou atrasos significativos na resolução do problema.
Suzuki Jimny Sierra Fotos
Suzuki Jimny Sierra fotos Interior
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran9 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria