Chevrolet
Chevrolet Onix Plus usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024
A General Motors se destacou no mercado de sedans ao longo dos anos. Antes, a Chevrolet oferecia cerca de três modelos compactos na categoria. No entanto, hoje, apenas o Onix Plus representa a marca nesse segmento. Mesmo sendo o único, o modelo continua a colher os frutos da estratégia da Chevrolet.
Desde o seu lançamento, junto com a segunda geração do hatch de mesmo nome, o Onix Plus tem se destacado como um dos carros mais vendidos do país. Isso ocorre mesmo diante de desafios na produção, como você verá a seguir. As excelentes vendas também refletem no mercado de carros usados e seminovos, onde o sedan se destaca como uma opção atraente devido ao seu conforto, economia, equipamentos e amplo porta-malas. Vamos agora avaliar se é vantajoso investir em um Chevrolet Onix Plus usado em 2024.
O Chevrolet Onix Plus
O Chevrolet Onix Plus entrou em cena em 2019, praticamente simultaneamente à segunda geração do hatch. Sua chegada marcou a sucessão do Prisma, que inicialmente surgiu como um sedan derivado do Celta e mais tarde permaneceu como parte da primeira geração do Onix.
Equipado com a nova linha de motores CSS Prime, oferecendo opções aspiradas e turbinadas, o Onix Plus adota a plataforma global GEM, originária da China e voltada para projetos compactos em mercados emergentes. A produção acontece em Gravataí (RS), compartilhada com o Onix hatch.
A linha Onix foi notavelmente impactada no Brasil devido à crise logística e à escassez de semicondutores, uma situação que persiste desde o início da pandemia de COVID-19. Em 2020, a fábrica gaúcha chegou a ficar quatro meses sem produzir tanto o sedan quanto o hatch.
Posteriormente, o Onix Plus continuou a enfrentar desafios com ajustes no programa de produção. A GM chegou a retirar recursos, como Bluetooth, da linha para “economizar” nos chips, uma medida adotada por outras montadoras em diversos modelos como uma estratégia para lidar com as dificuldades logísticas.
Vantagens
Líder de Vendas
O Chevrolet Onix Plus conquistou o posto de sedan mais vendido no Brasil, retomando seu lugar entre os favoritos após a normalização da produção, comparável ao período pré-pandemia. De janeiro a abril, os dados da Fenabrave revelam que é o sedan mais emplacado no país. Além disso, ocupa a segunda posição no ranking geral de carros de passeio ao longo do ano, ficando apenas atrás do Onix hatch.
Diversidade de Motorizações
A introdução dos novos motores CSS trouxe uma significativa melhoria à linha compacta da GM. Os antigos motores 1.0 e 1.4 Família 1 foram substituídos por conjuntos mais modernos de três cilindros, eficientes e equipados com turbo.
- O motor 1.0 aspirado gera 82cv com etanol e 78cv com gasolina, proporcionando eficiência e um desempenho adequado às expectativas.
- Já o motor 1.0 turbo, com 116cv, oferece um desempenho ainda mais notável. A sintonia entre o conjunto mecânico e a transmissão automática de seis marchas proporciona uma condução suave e confortável. No entanto, ao pressionar o acelerador com mais intensidade, o Onix Plus turbinado responde com agilidade e vigor.
Espaço Adequado
O Onix Plus apresenta melhorias sutis em termos de espaço em comparação ao seu antecessor, o Prisma. A posição de dirigir é adequada, e o veículo acomoda confortavelmente até cinco pessoas, incluindo a presença de uma criança no centro do banco traseiro. Apesar das modificações modestas, o carro demonstra ser consideravelmente mais confortável que seus predecessores. A suspensão, bem calibrada, reduz as oscilações ao passar por buracos, proporcionando uma condução mais suave. Além disso, o amplo porta-malas com capacidade para 469 litros oferece espaço suficiente para acomodar bagagens grandes e médias.
Acabamento
No quesito acabamento, o Onix Plus supera seus antecessores, principalmente em aspectos como isolamento acústico e detalhes internos. Embora não alcance a perfeição, o acabamento interno é honesto, elevando a experiência a bordo.
Consumo Eficiente
O Chevrolet Onix Plus se destaca como um veículo notavelmente econômico. Surpreendentemente, em algumas versões, o sedan demonstra uma eficiência superior até mesmo ao seu equivalente hatchback. Isso se evidencia especialmente em números impressionantes durante trajetos rodoviários.
O modelo equipado com motor 1.0 MT demonstra um consumo econômico notável, registrando 9,5km/l na cidade e 12,4km/l na estrada, quando abastecido com etanol. Já com gasolina, alcança 13,6km/l na cidade e 17,5km/l na estrada.
A versão 1.0 turbo MT oferece um equilíbrio eficiente, com médias de 9,3km/l na cidade e 11,8km/l na estrada com etanol, além de 13,4km/l na cidade e 16,9km/l na estrada com gasolina.
Para aqueles que preferem a praticidade da transmissão automática, o Onix Plus 1.0 turbo AT mantém um desempenho respeitável, registrando 8,4km/l na cidade e 12,2km/l na estrada com etanol, e 12,3km/l na cidade e 16,8km/l na estrada com gasolina. Esses dados consolidam o Onix Plus como uma escolha econômic
Desvantagens
Manutenção Carinha
Contudo, é importante destacar que o Chevrolet Onix Plus apresenta uma desvantagem notável no quesito de manutenção, refletindo em custos que podem ser considerados mais elevados. Com a introdução de um novo motor, os valores das revisões com preço fixo são mais significativos quando comparados às versões anteriores, tanto nas aspiradas quanto nas turbo.
Por exemplo:
- Aos 10.000 km, a despesa é de R$ 444.
- Com 20.000 km, esse valor sobe para R$ 848.
- A marca dos 30.000 km implica um custo de R$ 688.
- Aos 40.000 km, a manutenção atinge R$ 936.
- Para os 50.000 km, o valor retorna a R$ 660.
- E, finalmente, aos 60.000 km, a manutenção atinge novamente R$ 848. O custo total acumulado ao longo desses primeiros 60.000 km atinge a marca de R$ 4.424, um aspecto a ser considerado.
Desafios no Ar-Condicionado
O sistema de ar-condicionado destaca-se como um dos principais componentes do carro. No entanto, tem sido alvo de reclamações por parte de alguns proprietários do Onix Plus. Muitos mencionam a presença de mau cheiro durante o uso, além de apontarem a ausência do filtro como uma falha. Este filtro desempenha um papel crucial na remoção de impurezas, evitando que alcancem o motor. Algumas tentativas de solução, como a ozonização e a substituição dos filtros, foram realizadas por alguns proprietários, mas, infelizmente, o problema persiste em alguns casos.
Problemas nos Freios
Um desafio considerável enfrentado pelo Onix Plus está relacionado ao sistema de freios. Diversos relatos, tanto em grupos de discussão quanto no site do Reclame Aqui, apontam problemas como estalos, endurecimento do pedal e um desgaste prematuro de pastilhas e discos. Essa questão merece atenção, pois impacta diretamente na segurança e no desempenho do veículo.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
Recall
O Chevrolet Onix Plus enfrentou uma campanha de recall, que envolveu a substituição do módulo de controle do motor em unidades fabricadas no ano de 2020. Essa medida foi adotada para garantir o bom funcionamento e a segurança dos veículos afetados. É sempre crucial estar ciente dessas ações para manter a confiabilidade do automóvel.
Aceleração Preguiçosa
O motor 1.0 aspirado do Onix Plus não se destaca por arrancadas enérgicas, revelando uma aceleração mais moderada. No entanto, o carro não pode ser considerado totalmente sem vigor, a menos que enfrentando ladeiras e subidas, onde seu desempenho pode deixar a desejar.
Indicações
Recomendamos o Chevrolet Onix Plus LTZ, equipado com motor turbo e câmbio automático de seis marchas, no ano 2020/2021. Este modelo destaca-se por uma lista robusta de equipamentos, representando a configuração mais atraente da linha. Os preços variam entre R$ 77 mil e R$ 84 mil, conforme verificado nos principais sites de compra e venda online.
No que diz respeito à segurança, o Onix Plus LTZ oferece não apenas os controles padrão de estabilidade, Isofix, seis airbags e controles de tração e subida, presentes na linha desde o seu lançamento em 2019, mas também inclui sensores de ré, câmera de ré e faróis com altura regulável.
Uma opção interessante é a edição especial Midnight, conhecida por apresentar um visual “dark”, com elementos escurecidos nas rodas de liga leve, grade e até mesmo na emblemática gravatinha da Chevrolet. Além disso, a carroceria preta recebe uma camada extra de verniz para um acabamento ainda mais sofisticado. Baseada na topo de linha Premier, utiliza motor 1.0 turbo, transmissão automática e oferece bancos revestidos em couro, partida do motor por botão, monitoramento da pressão dos pneus, entre outros. Os modelos 2021/2021 estão disponíveis por valores entre R$ 88 mil e R$ 93 mil.
Chevrolet Onix Plus Fotos
Chevrolet Onix Plus Detalhes
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran9 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria