Volkswagen
Volkswagen Nivus usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024
O Nivus, SUV cupê, vai além de ter um visual bonito. Ele oferece conforto superior ao T-Cross e a dinâmica esperada de um carro da Volkswagen. Agora, surge a dúvida: será que comprar um Nivus usado em 2024 é uma boa escolha? Acompanhe para descobrir as vantagens e desvantagens desse veículo!
Há seis anos, poucos imaginavam que a Volkswagen teria uma presença forte na categoria de SUVs. Desde 2018, a marca alemã, que antes apenas importava o Tiguan, lançou três utilitários-esportivos com propostas diferentes. Um deles é o VW Nivus, que se destaca pelo estilo.
Apresentado durante o início da pandemia no Brasil, em maio de 2020, e com as vendas começando dois meses depois, o VW Nivus introduziu o conceito de SUV cupê para os compactos. Mas, além do visual atraente, o crossover se destaca por oferecer boa dinâmica e uma condução confortável, o que contribui para sua presença entre os 20 carros mais vendidos no país. Em 2022, foram 40 mil unidades vendidas, e em 2023, esse número subiu para 46.457, segundo a Fenabrave.
As vendas do Nivus 0 km são promissoras, mas surge a questão: será que vale a pena comprar um Nivus usado? Vamos explorar juntos essa possibilidade!
Vantagens
Design
A tendência dos SUVs cupês teve início nas marcas de luxo, especialmente com a BMW (X6) e a Audi (os Sportbacks). A Volkswagen trouxe o conceito de utilitário-esportivo cupê com o Nivus, lançado em 2020, sendo o primeiro verdadeiro dessa categoria nos compactos.
O destaque vai para a quebra da padronização no design dos carros da Volkswagen no Brasil com a chegada do Nivus. Além da terceira coluna com inclinação marcante, o modelo apresenta faróis menos retos, capô abaulado e várias saliências na carroceria.
Motorização
O Nivus é equipado com o motor 1.0 três-cilindros turbo da família TSI, reconhecido por sua potência e vigor em uma ampla faixa de rotações. Com 128cv com etanol e 116cv com gasolina, e uma caixa de seis velocidades bem ajustada, o Nivus demonstra um desempenho ágil em arrancadas.
De acordo com dados da Volkswagen, o modelo atinge 100 km/h em 9,9 segundos com etanol no tanque e em 10,5 segundos com gasolina. As retomadas são facilitadas pelo torque de 20,4kgfm (em ambos os combustíveis) entre 2.000rpm e 3.500rpm.
Bem Equipado
O VW Nivus foi o pioneiro ao oferecer recursos de auxílio à condução na linha de compactos da Volkswagen, destacando-se pela nova central multimídia VW Play.
Na versão Highline, lançada em 2020, o modelo incluía controle de cruzeiro adaptativo com frenagem autônoma de emergência, juntamente com um sistema de tela de 10 polegadas e diversos aplicativos nativos. Estes recursos eram opcionais na versão Comfortline do VW Nivus, e a ausência da VW Play como item padrão na versão de entrada foi alvo de questionamentos no lançamento. No entanto, essa decisão teve justificativa devido à crise global no fornecimento de semicondutores causada pela pandemia.
Em novembro de 2021, a fabricante lançou a linha 2022 do VW Nivus com melhorias. A opção Comfortline passou a contar com piloto automático adaptativo com frenagem automática, além do sistema start/stop do motor. De qualquer forma, é inegável que o SUV sempre se destacou por sua oferta generosa de equipamentos.
Construção Acertada
O VW Nivus se destaca pela sólida construção característica dos modelos Volkswagen. Este crossover compacto, fundamentado na plataforma MQB do Polo, possui uma carroceria robusta. Mesmo com uma altura ligeiramente elevada para reforçar sua pegada de SUV, demonstra pouca torção nas curvas.
A direção, firme e direta, contribui para uma condução precisa do VW Nivus, permitindo uma trajetória segura mesmo em velocidades mais elevadas na estrada. Os freios apresentam uma calibração eficiente, proporcionando uma parada segura sem comprometer a estabilidade do carro.
Ergonomia
Uma característica intrínseca ao VW Nivus é que ele foi projetado como uma alternativa mais confortável ao T-Cross. Enquanto no SUV mais caro a posição de dirigir é alta e vertical, no crossover cupê a sensação é de estar ao volante de um Polo um pouco mais robusto. A ergonomia é bastante satisfatória, proporcionando ao motorista uma visibilidade razoável.
Espaço Interno e Porta-malas
O VW Nivus surge como uma opção contrastante ao T-Cross, evidenciando-se nas soluções adotadas para o SUV cupê. O irmão mais velho, baseado no Virtus, oferece mais espaço interno, especialmente no banco traseiro.
Em contrapartida, o porta-malas do T-Cross é limitado, não apenas em termos de volume (373 litros), mas também em disposição, sendo estreito e pouco profundo. Com 4,26 metros de comprimento e um balanço traseiro generoso, o VW Nivus otimiza melhor o espaço, oferecendo 415 litros.
Ótima Revenda
O VW Nivus é um modelo valorizado. Nos principais sites de compra e venda, os modelos 2020/21 do SUV estão listados entre R$ 113 mil e R$ 128 mil. Já os exemplares de 2022 custam quase o mesmo, ou até mais, que os zero quilômetro, variando de R$ 124 mil a R$ 140 mil.
Desvantagens
Pouca Opção
O VW Nivus foi lançado como parte de uma nova estratégia de posicionamento da marca alemã em relação aos seus SUVs. Desde o seu lançamento há três anos, o crossover compacto está disponível apenas em duas versões: Comfortline e Highline. Ambas compartilham o mesmo conjunto mecânico, equipadas com o motor 1.0 TSI e câmbio automático de seis marchas. Embora o Nivus tenha sido homologado com caixa manual meses antes do lançamento, a Volkswagen descartou essa opção devido à baixa demanda, conforme indicavam as pesquisas de mercado na época.
Conforto da Suspensão
Apesar de uma boa ciclística, o que pode incomodar é o ajuste da suspensão. Utilizando McPherson na frente e eixo de torção na traseira, o mesmo do T-Cross, mas com 1 cm a mais. As hastes de ferro posicionadas nas caixas de rodas para conferir ao VW Nivus uma aparência de SUV e o vão livre do solo de 17,6cm resultam em trepidações excessivas no volante. Na parte traseira, as batidas são mais perceptíveis ao passar por buracos. Os pneus 205/55 R17 de perfil alto complicam a situação.
Acabamento Padrão Volkswagen
Outro ponto que causa incômodo no VW Nivus, assim como em vários modelos da marca no Brasil, é o acabamento interno. Aqui, é notável a presença de uma variedade de plásticos com aparência simples e encaixes mal ajustados, facilmente perceptíveis. É importante ficar atento também a possíveis barulhos, sendo comuns as reclamações de proprietários de VW Nivus sobre ruídos excessivos no sistema de freios e no câmbio automático, inclusive com relatos de travamento da transmissão.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
Manutenção e Troca de Peças
Mesmo os VW Nivus lançados em 2020 ainda estão cobertos pela garantia. Recomenda-se verificar os preços das peças originais do SUV no site oficial da marca, bem como os valores das revisões “preço fixo” oferecidas pela montadora.
Um conjunto com quatro pastilhas de freio dianteiro, por exemplo, está avaliado em R$ 271,43, enquanto o amortecedor traseiro apresenta um custo considerável de R$ 974,39 por unidade. O para-choque traseiro é listado a R$ 1.069,03, e o farol direito representa um investimento de R$ 1.863,41. Em relação às revisões com preço fixo, é importante destacar que, embora as três primeiras manutenções até os 30.000 km tenham valores mais acessíveis, a revisão aos 40.000 km demanda um desembolso significativo de R$ 1.742,63, sinalizando a importância de considerar esses custos ao ponderar sobre a compra do VW Nivus.
Apesar de o VW Nivus ser comercializado com um plano de revisão que inclui as três primeiras manutenções gratuitas, é necessário estar ciente de que alguns serviços não estão cobertos por essa oferta. Entre eles estão a troca do fluido de freio (a cada dois anos), a substituição dos filtros de ar (a cada 30 mil quilômetros) e da correia Poly-V (a cada cinco anos ou 60 mil quilômetros).
Problemas na Elétrica
Apesar de ser um modelo recente, existem relatos de problemas recorrentes no VW Nivus, especialmente relacionados à parte elétrica. No site do Reclame Aqui e em fóruns frequentados por proprietários do crossover, é comum encontrar relatos sobre defeitos precoces no módulo da direção elétrica e na central VW Play.
Volkswagen Nivus Fotos
Volkswagen Nivus Detalhes
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran9 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria