Volkswagen
Gol GTS 87 com painel quadrado: Preço e Fotos 2024
O Gol GTS da Volkswagen, junto com o Voyage Sport, conquistou popularidade no Brasil entre o final dos anos 80 e meados dos anos 90. Este artigo destaca informações sobre suas características técnicas, dimensões, consumo e desempenho.
Hitória do Gol GTS 87
Os Anos 1980
Apesar da ausência do Dodge Charger e do Maverick GT, a década de 1980 foi emocionante para os amantes de carros. O Opala seis-cilindros iniciou a década como o carro nacional mais veloz, mas logo cedeu o posto para o Gol GT.
Era o ano de 1984. A Volkswagen apresentava um desempenho estável e agressivo, porém, visualmente, o Gol mantinha uma discrição em contraste com seu comportamento dinâmico nervoso. Essa lacuna seria preenchida com o surgimento do modelo GTS.
Design Marcante do Volkswagen Gol GTS 87
Lançado em 1987, o Gol GTS apresentou um visual renovado junto com a reestilização da família. A dianteira ficou 5 cm mais baixa, destacando-se pelos para-choques envolventes e lanternas traseiras ampliadas. Os faróis mais largos, compartilhados com Voyage e Parati, deram ao carro uma identidade única.
A estética externa do Gol GTS de 1987 era exclusiva, com detalhes como refletores auxiliares (neblina e longo alcance), molduras laterais, novas rodas apelidadas de “pingo d’água” e um aerofólio imponente. Uma peculiaridade do modelo de 1987 era a localização do retrovisor, preso à porta em vez de embutido à frente do quebra-vento, diferenciando-o dos modelos subsequentes a 1988.
O caráter esportivo do Gol GTS era evidente na decoração externa, com destaque para um expressivo aerofólio na traseira e para-choques com elementos em vermelho. A lateral se destacava com rodas exclusivas de 14 polegadas, modelo Orbital, e uma ampla proteção inferior em preto, conferindo uma aparência mais baixa e reforçando o apelo esportivo.
Na frente, faróis de longo alcance, faróis de neblina e detalhes em vermelho no para-choque adicionavam à estética esportiva, tornando o Gol GTS de 1987 um exemplar visualmente único e memorável.
Interior; Conforto e Estilo
O interior do Gol GTS de 1987 era verdadeiramente especial, começando pelos imponentes bancos Recaro, oferecendo não apenas conforto, mas também um toque esportivo, com ajuste de comprimento do assento para adaptar-se às preferências individuais.
O modelo apresentava um painel sofisticado, destacando-se pelos comandos em satélite e um volante de quatro raios, proporcionando uma experiência de direção envolvente. De série, o Gol GTS já vinha equipado com vidros, travas e retrovisores elétricos, além de um sistema de som de alta qualidade, garantindo uma experiência de condução completa.
O ar-condicionado e a direção hidráulica, elementos que elevam ainda mais o conforto, eram opcionais, permitindo que os proprietários personalizassem o Gol GTS de acordo com suas necessidades e preferências individuais.
Desempenho do Gol GTS 87
A nova versão do Gol GTS, lançada com fervor, conquistou o título de automóvel mais rápido do Brasil, atingindo a marca de 0 a 100 km/h em incríveis 10,8 segundos – sendo o único esportivo a completar a prova em menos de 11 segundos.
O rugido do escapamento, ajustado cuidadosamente logo abaixo do limite permitido, os freios eficientes, a direção ágil e o câmbio de engates curtos foram aspectos dignos de elogios, contribuindo para a experiência de condução emocionante.
A excepcional performance do Gol GTS tinha uma explicação: seu motor 1.8, equipado com o comando de válvulas 049G proveniente do Golf GTi, proporcionava uma potência notável. Curiosamente, devido a questões tributárias, a potência declarada era de 99 cv, um número que não refletia totalmente seu desempenho impressionante.
O motor, compartilhado com o VW Santana mas ajustado para uma natureza esportiva, era um quatro cilindros, AP-1800S, gerando 99 cv de potência e 14,9 kgfm de torque. Essa poderosa mecânica, posteriormente adotada pelo Voyage Sport, era movida exclusivamente a etanol, já que na época ainda não existia a tecnologia flex, não permitindo o uso de gasolina.
Gol GTS e Seus Rivais Diretos
No cenário automotivo da época, apenas o Monza S/R (com motor 2.0) e o Passat GTS Pointer conseguiram se equiparar ao Gol GTS. A competição estava acirrada entre esses modelos, destacando-se pela busca constante de desempenho e estilo.
A opção pelo etanol para motores de carros esportivos tinha sua explicação na busca por maior potência e torque, características essenciais para a performance desses veículos, quando comparados aos motores a gasolina. A transmissão, exclusivamente manual, oferecia cinco marchas, proporcionando controle total ao condutor.
Essa combinação permitia que o Gol GTS acelerasse de 0 a 100 km/h em 11 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 167 km/h. Apesar de alguns defeitos, como freios subdimensionados, o carisma do GTS era tão expressivo que suavizava essas imperfeições. O painel, semelhante ao do GT, e os retrovisores com comando interno eram complementados pelo volante “quatro bolas” do Santana e pelos bancos Recaro, que vinham de série.
O Gol GTS, além de potente, oferecia opcionalmente um rádio com toca-fitas e ar-condicionado, sendo este último muitas vezes dispensado pelos entusiastas para preservar a potência do veículo. Naquela época, a primeira geração do Gol, com 3,84 metros de comprimento, 1,6 metros de largura, entre-eixos de 2,36 metros e peso de 960 kg, consolidava sua presença marcante no mercado automotivo brasileiro.
Consumo do Gol GTS 87
O Gol GTS de 1987, movido a etanol, apresentava um consumo de 6,4 km/l na cidade e 9,4 km/l em estradas. Embora esses números possam parecer elevados pelos padrões atuais, eram perfeitamente compatíveis com a realidade da época.
É importante considerar que, nos anos 80, os carros ainda utilizavam carburadores em vez da injeção de combustível, uma tecnologia que seria adotada apenas em 1989, com o Gol GTI. Essa mudança tecnológica teve impactos significativos na eficiência de consumo dos veículos.
Evolução na Linha 1988 do Gol GTS
A linha 1988 do Gol GTS trouxe melhorias significativas, elevando ainda mais o padrão de acabamento do veículo. O painel de instrumentos foi atualizado para ser o mesmo utilizado no Fox, a versão do Voyage exportada para os Estados Unidos. Os vidros elétricos e os espelhos retrovisores foram equiparados aos do Santana, adicionando um toque de sofisticação.
Uma mudança estilística notável foi a introdução da manopla do câmbio em forma de bola de golfe estilizada, uma herança do Golf alemão. Esses refinamentos não apenas aprimoraram a estética interna do Gol GTS, mas também destacaram a atenção da Volkswagen aos detalhes.
Além do acabamento melhorado, o desempenho também recebeu um impulso positivo. O Gol GTS de 1988 demonstrou uma aceleração mais rápida, atingindo 0 a 100 km/h em notáveis 10,6 segundos.
Legado do Gol GTS 97
Embora tenha perdido a posição de automóvel nacional mais veloz para o GTI em 1989, o Gol GTS manteve sua base de admiradores fiéis. Sua atratividade era impulsionada pelo preço, sendo 56% mais acessível que a versão topo de linha, tornando-se a escolha predileta dos entusiastas e preparadores automotivos.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
Os preparadores viam no Gol GTS uma tela em branco para suas criações, explorando modificações como a dupla carburação horizontal ou a instalação de um turbo, acentuando ainda mais o caráter esportivo do veículo. Essas personalizações contribuíram para consolidar a reputação do Gol GTS como um modelo versátil e adaptável às preferências individuais.
Contudo, a concorrência evidenciava uma lacuna no Gol GTS: a ausência de discos ventilados nos freios dianteiros. Apesar de ostentar o título de campeão de frenagem, a perda de eficiência em condições de uso severo era notável e representava um desafio significativo em termos de segurança. Mesmo diante desse ponto negativo, o Gol GTS continuava a ser celebrado por sua performance e pelo espaço que oferecia à criatividade dos entusiastas automotivos.
Preço do Volkswagen Gol GTS 1987
Surpreendentemente, segundo a tabela FIPE, é possível encontrar um Volkswagen Gol GTS 1987 por pouco menos de R$9.500. No entanto, a realidade nos sites de venda de usados conta uma história diferente, com a média dos preços dos raros exemplares do Gol GTS 1987 alcançando expressivos R$60.000. Este valor é comparável ao preço de carros semi-novos.
Em uma análise comparativa com um Mobi 2024, fica evidente o valor histórico e a demanda crescente pelo Gol GTS 1987. Apesar de ser um veículo de quase quatro décadas atrás, seu preço atual é apenas R$10.000 a menos que um modelo mais recente como o Mobi 2024.
O Volkswagen Gol GTS de 1987 alcançou um status impressionante, tornando-se um verdadeiro artigo de luxo colecionável. Surpreendentemente, seu preço atual pode chegar a R$80 mil, equivalente ao valor de mercado do Polo GTS, um modelo mais recente.
O Gol GTS, produzido a partir de 1987, foi uma alternativa mais acessível ao GTI 2.0, que foi o primeiro carro nacional a contar com injeção eletrônica, introduzida em 1989. Essa diferença de custo tornou o GTS uma escolha mais frequente e admirada na época.
No mercado de usados, a situação se inverte, com alguns exemplares bem preservados do GTS superando em preço modelos GTI em condições de conservação inferiores. Um exemplo notável é um Gol GTS 1987 anunciado por R$80 mil, à venda em Chapecó (SC), cidade onde foi originalmente vendido zero-quilômetro. O proprietário, destaca que o veículo foi o primeiro de sua categoria a receber a placa preta, ressalvando apenas a repintura na cor preto Onix.
Gol GTS 1987 Fotos
Gol GTS 1987 Fotos Interior
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran9 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria