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Porsche 911 vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024

Atualizado

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O Porsche 911 foi o carro esportivo mais vendido no Brasil em 2022, com 614 unidades emplacadas. Com preços a partir de R$ 770.000, o modelo tradicional da Porsche atraiu a atenção de muitos compradores. Apesar do alto preço, há uma questão fundamental: o investimento nesse ícone é justificado? Será que o Porsche 911 é mais do que apenas um símbolo de status? Vamos analisar se este esportivo premium realmente vale a pena em 2024.

Porsche 911 vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024

O Porsche 911

Em 2023, o Porsche 911 celebrou seu sexagésimo aniversário, marcando uma jornada de seis décadas de excelência automotiva. O renomado esportivo não ficou imune às tendências modernas, e em 2024, com o lançamento do 992.2, o facelift inclui uma versão híbrida, abraçando a eletrificação.

Design

Ao analisarmos um ícone como o Porsche 911, é impossível não destacar o seu design. O superesportivo alemão mantém as linhas que o tornaram famoso, mas não se limita ao passado. Com maestria, o 911 aprimora suas características distintivas, combinando harmonia e uma presença marcante. As luzes em LED, tanto nas lanternas traseiras quanto nos faróis dianteiros, agregam um toque contemporâneo ao seu visual impactante.

Versões

O Porsche 911 é conhecido por sua diversidade de versões, cada uma com sua proposta única. Começando com o Porsche Carrera 911, que embora ofereça menos itens, está longe de ser básico. Segue-se o 911 Carrera GTS, uma versão intermediária que oferece um equilíbrio notável. Em seguida, vem o 911 Turbo, com seu motor potente de seis cilindros opostos e biturbo, e finalmente, o Turbo S, com aprimoramentos adicionais nos itens.

Com um total de 17 versões, incluindo Carrera, GTS, Turbo, e edições especiais, o Porsche 911 oferece uma ampla gama de opções para atender a qualquer preferência:

  • 911 Carrera
  • 911 Carrera S
  • 911 Sport Classic II
  • 911 GTS
  • 911 Carrera Cabriolet
  • 911 Carrera S Cabriolet
  • 911 GTS Cabriolet
  • 911 Turbo
  • 911 Carrera 4 GTS
  • 911 Turbo S
  • 911 GTS Targa
  • 911 50J Porsche Design Edition
  • 911 Turbo Cabriolet
  • 911 Carrera 4 GTS Cabriolet
  • 911 Turbo S Cabriolet
  • 911 Carrera T
  • 911 GT3 RS
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Com essa variedade, o Porsche 911 é capaz de agradar a todos os tipos de públicos e preferências.

Motorização

O Porsche 911 GTS demonstra um equilíbrio notável em termos de potência. Seu motor é a versão mais poderosa do seis cilindros 3.0 biturbo, usado nos modelos 911 Carrera. Com impressionantes 480 cv e 58,1 kgfm de torque, é um avanço significativo em relação ao Carrera S, oferecendo um ganho de 30 cv e 4,1 kgfm. Essa melhoria é resultado da reprogramação do controle do turbo e da alimentação.

Considerado a porta de entrada para os modelos 911 Turbo ou Turbo S, o GTS é capaz de atender às necessidades de uma família de quatro pessoas, mesmo que temporariamente.

O novo modelo 911 de 2024 traz uma inovação importante em sua motorização. Com um motor elétrico posicionado sob o tanque de combustível, proporciona tração integral e dianteira. Previsto para ser apresentado em breve e disponível para compra ainda este ano, o 992.2 promete um sistema híbrido desenvolvido em colaboração com a Rimac. O motor elétrico, que gera até 90 cv sozinho, é alimentado por uma bateria de 2,0 kWh. É importante destacar que será um carro híbrido convencional, autocarregável, sem opção de recarga externa.

Enquanto isso, a motorização a combustão continua sendo o familiar boxer 3.0 biturbo. A potência combinada será de 480 cv na versão padrão e 530 cv na mais potente. Entretanto, a fabricante informa que a versão mais potente não terá a opção de câmbio manual, devido a questões técnicas.

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Acabamento

Surpreendentemente, apesar da potência do motor, o Porsche 911 não é um carro considerado gastão de combustível. No caso do 911 S, a Porsche está atenta às demandas ambientais, investindo tanto na eletrificação de sua linha quanto em combustíveis sintéticos para manter seus esportivos a combustão.

Fcando um pouco no 911 S

Com o 911 Turbo S, a Porsche atinge níveis impressionantes de potência, muitos dos quais outras marcas só conseguem alcançar com a eletrificação. Ter um Taycan na garagem pode ser uma opção, mas o desejo por um 911 surgirá em diversos momentos da vida.

Desenvolver o 911 992 Turbo S não foi tarefa fácil. Com toda a linha abaixo dele já equipada com motores turbo, era necessário algo extraordinário. Primeiramente, a troca do motor de 3.0 boxer de 6 cilindros pelo 3.8, mantendo a mesma configuração e adição do biturbo, resultou em 650 cv e 81,6 kgfm de torque, o maior número da linha 911, superando até mesmo o GT3 RS aspirado, que gera 525 cv. Tamanha potência requer tração integral em todos os Turbo S e um câmbio PDK de 8 marchas, com ajustes reforçados em comparação com o Carrera, e uma distribuição de torque priorizada para o eixo traseiro.

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A engenharia enfrentou desafios significativos para acomodar a potência do Porsche 911 992 Turbo S. Com um aumento de 45 mm na dianteira e 20 mm na traseira, o carro foi alargado para acomodar bitolas mais largas. As rodas de 20″ na dianteira e 21″ na traseira abrigam freios de carbono-cerâmica com 420 mm na frente, equipados com pinças de 10 pistões, enquanto os freios traseiros têm 390 mm com 4 pistões. A suspensão adaptativa com lift pneumático na dianteira auxilia a controlar os 650 cv de potência.

Quanto à versão conversível, a complexidade é ainda maior. Sem o teto para estruturar a carroceria, o projeto torna-se desafiador, especialmente para um esportivo com essa potência. Na geração 992, o Porsche 911 apresenta uma capota de lona com estrutura em magnésio, compacta e leve, com reforços estruturais adicionais. No Turbo S conversível, há um acréscimo de 70 kg em comparação com o Coupé, mas em relação aos 1.710 kg totais do veículo, esse aumento pouco afeta a relação peso/potência, que passa de 2,52 kg/cv para 2,63 kg/cv.

É Bom de Revenda?

A Porsche estabeleceu um padrão único no mercado automotivo, onde modelos clássicos, como o 911, frequentemente superam o valor dos carros novos, alcançando cifras milionárias em revendas de luxo. A marca praticamente não sofre com a desvalorização: os consumidores adquirem, utilizam e raramente perdem dinheiro com seus veículos.

No contexto do mercado brasileiro, onde carros zero quilômetro geralmente mantêm um valor mais elevado do que os usados, os veículos alemães da Porsche são objetos de desejo em todos os aspectos. Enquanto o segmento de carros novos continua a crescer rapidamente, o mercado de seminovos da Porsche atrai uma base de consumidores cada vez maior. Esses compradores buscam disponibilidade imediata e veículos que mantêm um valor de revenda excepcionalmente alto, ou até mesmo sem desvalorização.

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O Porsche representa um caso atípico no mercado de seminovos. Com filas de espera de até oito meses nas concessionárias, como é o caso do modelo Boxster zero quilômetro, os seminovos têm uma demanda robusta e, em alguns casos, chegam a ser comercializados por valores superiores aos dos carros novos. Essa excepcional valorização torna o Porsche 911 uma escolha altamente atraente para os compradores que buscam não apenas um carro, mas também um investimento duradouro.

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Manutenção do Porsche 911

A manutenção do Porsche 911 Carrera é um aspecto importante a ser considerado pelos proprietários. Existem três pacotes disponíveis, cada um oferecendo uma variedade de serviços e custos associados:

Pacote Bronze:

  • Revisões a cada 10.000 km ou a cada ano de uso
  • Inclui:
    • Óleo do motor e filtro de óleo
    • Filtro de ar condicionado e ar do motor
    • Velas de ignição
    • Fluido de freio Preço inicial a partir de R$ 9.160 com contrato mínimo de 2 anos.

Pacote Prata:

  • Inclui todos os itens do Pacote Bronze
  • Adiciona:
    • Troca de pastilhas de freio*
    • Palhetas do limpador de para-brisas* Preço inicial a partir de R$ 20.200 com contrato mínimo de 2 anos.

Pacote Ouro:

  • Inclui todos os itens do Pacote Prata
  • Adiciona:
    • Garantia estendida de 12 ou 24 meses** Preço inicial a partir de R$ 28.522 com contrato mínimo de 2 anos.

Esses pacotes fornecem aos proprietários do Porsche 911 opções flexíveis de manutenção, permitindo que escolham o nível de serviço adequado às suas necessidades e orçamento. Cada pacote visa garantir a confiabilidade e o desempenho do veículo ao longo do tempo, proporcionando tranquilidade aos proprietários.

O Porsche 911 Fotos

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O Porsche 911 Interior

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Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

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