BMW
BMW M3 vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024
Uma versão mais intensa do Série 3 exagera nas cores e no desempenho, proporcionando diversão ao ponto de até nos fazer esquecer do design da grade. Independentemente da idade, certas coisas desafiam nossa maturidade.
Se você adora carros, especialmente os esportivos de verdade, o BMW M3 Competition é um desses desafios emocionantes, pronto para te provocar, ser uma influência intensa e, se você não tomar cuidado, até te levar para uma viagem até a delegacia mais próxima. Mas será que todo esse risco vale a pena? Vamos descobrir mais sobre o BMW M3!
O BMW M3
Nos anos 1980, a BMW lançou o M3 como uma versão especial do Série 3 para competir no DTM, o campeonato alemão de turismo. Desde então, passou por várias gerações, mantendo a essência do sedan de rua com a agressividade das pistas. Em 2021, a BMW apresentou a mais recente versão, o M3 Competition, que é a única disponível atualmente.
Na versão atual, o M3 impressiona não apenas pelo motor 3.0 biturbo de seis cilindros em linha, que entrega 510 cv de potência e o impulsiona de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos. Além disso, destaca-se pela transmissão com um novo diferencial, proporcionando respostas mais ágeis, e pela presença de 11 radiadores no compartimento do motor para refrigerar todos os sistemas.
Não apenas pelos reforços na rigidez do chassi, o capô e os para-lamas traseiros exclusivos em alumínio, as rodas traseiras mais largas, a grade polêmica, os detalhes em fibra de carbono ou o interior com bancos concha e revestimentos em três tons. O que torna o M3 Competition tão emocionante é o conjunto completo. É uma verdadeira obra-prima da engenharia alemã.
Design
Se você acha que a única diferença para um série 3 convencional é a cor, você está redondamente enganado. O design do M3 se distancia do sedã tradicional, mantendo apenas portas, vidros, lanternas traseiras e tampa do porta-malas. Nota-se claramente sua largura aumentada, especialmente na traseira mais imponente. O teto em fibra de carbono exclui o teto solar, uma troca que não me incomoda. Ok, a grade dianteira do M3 gerou polêmica, mas já nos acostumamos e compreendemos sua função.
O BMW M3 conta com radiadores para o motor e o câmbio, além de intercoolers para ambos os turbos, todos necessitando de entrada de ar para resfriamento eficiente. Nada é apenas decorativo. Os freios também requerem dutos para resfriamento, e o novo M3 apresenta uma aerodinâmica aprimorada, com um coeficiente de arrasto de 0,33. Até mesmo o elegante spoiler traseiro em fibra de carbono tem sua função, assim como o extrator traseiro, também em material nobre, que envolve as quatro saídas de escape.
Motorização
Toda essa tecnologia no M3 não seria tão impressionante sem um motor potente. O M3 Competition é equipado com o S58B30T0, um motor 6-cilindros em linha biturbo de 3.0 litros, projetado para produzir até mais do que os 510 cv e 66,3 kgfm que oferece. Por si só, já seria incrivelmente potente, mas a BMW vai além, oferecendo o M3 no Brasil com tração traseira e uma transmissão automática de 8 marchas da ZF, acompanhada de um diferencial traseiro com bloqueio, com 10 níveis selecionáveis pelo motorista.
Não é Para Iniciantes
O BMW M3 não é para iniciantes. Ele não tolera desrespeito. Se você se acha o máximo e abusa do acelerador, prepare-se para ser surpreendido. Ele vai te dar um leve susto para te lembrar de quem manda. Quer fazer curvas “derrapando”? Prepare-se para mais surpresas e aprendizados. Mas, é claro, depois que vocês se entenderem, ele pode se tornar seu melhor amigo.
Mecânica
A mecânica do M3 oferece mais do que uma simples suspensão exclusiva com amortecedores adaptativos e várias conexões estruturais. Você pode ajustar o M3 de acordo com suas preferências. Na tela central, existem modos pré-definidos para o motor, direção, suspensão, freios e controle de tração e estabilidade, além de três modos no câmbio, selecionáveis através da própria alavanca.
Dirigibilidade
A sensação de estar num carro de corrida nos bancos concha de fibra de carbono é suavizada a cada susto que o M3 proporciona, fazendo você perceber que ele não é tão amigável quanto parece. Mas ainda dá para desfrutar de uma condução tranquila e perceber que, se levado dessa forma, ele se comporta como um sedã comum.
Conforto
Quanto ao conforto, há espaço suficiente no banco traseiro, um porta-malas de 480 litros com abertura e fechamento elétricos e assistentes de condução inteligentes. É quase como ter um 320i M Sport que ronca lindamente… O som do motor, os turbos enchendo e a leve vivacidade da traseira são um tanto viciantes, proporcionando uma dose de adrenalina. Em nosso teste, alcançamos de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, apenas 0,1 segundo mais rápido do que a BMW divulgou.
Vale a Pena?
Vale a pena comprar o BMW M3 Competition? Como um desafio, sim. Levaria pelo menos uns 3 meses para me acostumar completamente com ele e mais uns 6 meses para ganhar coragem de fazer modificações no motor. O Porsche 911, mesmo nas versões Turbo S ou GT3, pode ser mais rápido e oferecer mais desempenho nas pistas, mas o desafio do M3 vai além disso, sendo mais do que apenas um brinquedo rápido. É um carro para quem busca adrenalina, não necessariamente o melhor tempo de volta. Eu teria um na minha garagem? Sim, mas com cautela e talvez o número do advogado sempre à mão…
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
BMW M3 É Bom de Revenda
A revenda do BMW M3 é excelente, e como podemos ver abaixo, é possível que, devido ao seu excelente estado de conservação, você consiga vendê-lo praticamente pelo mesmo preço que comprou. É um carro com ótimo valor de revenda, ideal para aqueles que gostam de trocar de carro rapidamente sem sofrer grandes prejuízos financeiros.Em 2022, houve uma leve queda de 0,31% em relação ao preço inicial de R$ 795.950. No entanto, em 2023, o valor aumentou em 1,98%. Já em 2024, o preço caiu para R$ 676.546, representando uma desvalorização de 13,56% em relação ao ano anterior.
BMW M3 Fotos
BMW M3 Fotos Interior
-
PCD9 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery8 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Toyota10 meses Atrás
Toyota Corolla Cross PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos9 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços