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CAOA Chery Tiggo 5X: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Atualizado

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Dê uma olhada na avaliação completa que fizemos do Chery Tiggo 5x e descubra quais são os aspectos bons e os problemas desse veículo.

CAOA Chery Tiggo 5X: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

O CAOA Chery Tiggo 5X

O novo Tiggo 5X foi lançado no mercado brasileiro no final de 2018 como um dos primeiros e mais significativos produtos da nova etapa da Chery, que foi adquirida pelo grupo CAOA, com o objetivo de mudar a reputação da montadora chinesa no Brasil e aumentar sua presença no mercado, competindo com rivais de grande importância.

Fabricado na unidade de Anápolis, localizada em Goiás, o Tiggo 5X compartilha espaço na linha de montagem com veículos da Hyundai, outra marca pertencente ao grupo CAOA (no Brasil).

O Chery Tiggo 5X

Design

O aspecto inicial do Tiggo 5X foi revelado quatro anos antes de sua estreia no Brasil através do conceito Beta, revelado em 2014 durante o Salão do Automóvel de Beijing.

Deixando de lado a exagerada angulação e os exageros em outros elementos, como as rodas gigantes e a grade frontal ampliada, todos os elementos do Chery Tiggo 5X de produção reproduzem fielmente o conceito.

Como vantagem adicional, isso resulta em um design extremamente equilibrado e com uma identidade única, eliminando o estereótipo das “imitações” chinesas de designs famosos de carros consagrados.

Na parte dianteira, o Tiggo 5X exibe faróis com uma forma invertida de trapézio, cercados por luzes diurnas em LED e equipados com projetores de halogênio para a iluminação baixa.

Eles se ligam à grade frontal em formato de hexágono por meio de uma moldura cromada que possui uma faixa horizontal ampla atravessando a peça de iluminação.

No para-choque, encontramos uma peça que combina elementos cromados e prateados, contornando os faróis de neblina e conferindo uma identidade marcante ao design geral.

Lançamento:  CAOA Chery Tiggo 5X: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas

Na lateral, o Tiggo 5X apresenta rodas que chegam a ter 18 polegadas, com um acabamento brilhante e toda a região inferior dos para-choques e saias em um tom escuro fosco, ressaltando o estilo aventureiro que é bastante apreciado pelos compradores brasileiros.

Um sutil detalhe em metal brilhante contorna a parte inferior das janelas e se estende pela coluna C, harmonizando-se com as bases prateadas para suportes de teto no ponto mais alto do veículo.

Por último, na parte de trás, as luzes traseiras horizontais se estendem até o porta-malas e se ligam através de uma barra de metal brilhante, com a placa de identificação logo abaixo, próxima ao para-choque. Nas extremidades da peça, há falsas saídas de escape, adornadas por detalhes cromados.

CAOA Chery Tiggo 5X: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Motor

Os dois modelos do Tiggo 5X utilizam o motor idêntico: um propulsor 1.5 turbo flex de quatro cilindros, capaz de produzir até 150 cv e 21,4 kgfm de torque – trata-se do mesmo motor presente no sedan Arrizo 5, porém a transmissão é distinta.

Diferentemente do sedan de três volumes que utiliza uma transmissão CVT, o Tiggo 5X é equipado com uma caixa de câmbio automatizada de dupla embreagem com seis marchas. Essa é uma versão aprimorada do câmbio PowerShift, que foi utilizado por vários anos em diferentes modelos da Ford e da Volvo.

De forma geral, a suspensão traseira do Tiggo 5X é independente e o sistema de freios utiliza discos nas quatro rodas.

Interior

No interior, o design da cabine do Tiggo 5X não possui a mesma audácia encontrada no exterior, porém ainda consegue agradar com sua elegância e aparência geral.

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Existem vários elementos metálicos brilhantes em várias áreas e algumas superfícies com um acabamento reluzente que cercam os principais componentes do painel e as portas dianteiras, contribuindo para quebrar a monotonia comum em carros convencionais. Da mesma forma, encontramos diversas áreas revestidas em material macio ao toque, criando um contraste com os acabamentos em plástico rígido.

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O painel de instrumentos combina mostradores analógicos com uma tela central colorida de múltiplas funções, que pode ser controlada pelos botões no volante multifuncional. Quanto ao sistema de entretenimento, a central multimídia não possui botões físicos, apenas controles digitais na própria tela.

Os botões possuem iluminação noturna feita por LEDs de cor branca e, dependendo da variante, pode haver um teto panorâmico fixo feito de vidro. Na parte traseira, os passageiros têm acesso a saídas de ar-condicionado e portas USB, além de cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes.

CAOA Chery Tiggo 5X Avaliação

Qualidade do Interior

Se você aprecia um acabamento chamativo e que também seja agradável ao toque, o Tiggo 5X é uma das melhores opções disponíveis na sua categoria.

Com suas áreas revestidas em material macio ao toque nas portas e na parte superior do painel, além da abundância de detalhes cromados, esse utilitário esportivo chinês chama a atenção de muitos, especialmente quando consideramos o seu preço competitivo.

Recursos e Acessórios

Com um preço inferior à grande maioria dos concorrentes diretos e oferecendo itens que muitos deles não possuem, o Tiggo 5X também se sobressai para aqueles que buscam um veículo mais completo sem precisar desembolsar uma fortuna na compra.

Aparência

O Tiggo 5X é, sem dúvida, um dos veículos com o design mais bem-sucedido da Chery nos últimos tempos.

Impressão Geral

Esse utilitário esportivo transmite uma atmosfera de um modelo europeu e chama a atenção positivamente quando circula pelas ruas, sem precisar recorrer a detalhes que claramente foram copiados de carros mais renomados, como era comum nos veículos chineses mais antigos.

CAOA Chery Tiggo 5X: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

CAOA Chery Tiggo 5X Problemas

Motor

O motor 1.5 turbo não é exatamente problemático para o veículo, mas deixa muito a desejar quando comparado aos motores similares utilizados pelos concorrentes. Para começar, o torque máximo de 21,4 kgfm é relativamente baixo para um motor desse tamanho, aproximando-se mais dos motores 1.0 turbo.

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Adicionalmente, o torque máximo só é alcançado em altas rotações de 4.000 rpm, o que faz com que o pequeno motor 1.5 sobrealimentado se comporte como um motor aspirado comum, frustrando aqueles que desejam experimentar a potência extra proporcionada pelo turbocompressor.

Câmbio

A transmissão automatizada de dupla embreagem do Tiggo 5X não é exatamente idêntica à PowerShift que causou problemas em milhões de veículos da Ford e Volvo em todo o mundo, mas é uma versão derivada dela. Basta fazer uma rápida pesquisa na internet para encontrar relatos de diversos defeitos relacionados à transmissão, mostrando que mesmo as melhorias feitas pelo novo fabricante não conseguiram evitar problemas.

Pequenos detalhes

Problemas com botões e entradas USB, acabamentos que descolam e recursos que não funcionam são algumas reclamações frequentes de proprietários e ex-proprietários do Tiggo 5X.

Antes de finalizar a compra, certifique-se de que tudo no veículo está operando perfeitamente e não tenha receio de exigir o cumprimento da garantia estabelecida por lei (de três meses para veículos usados), caso algo não esteja em perfeitas condições.

Diferentemente do que muitos revendedores propagam, a garantia estipulada por lei abrange todo o veículo e não se limita apenas ao motor e à transmissão!

CAOA Chery Tiggo 5X Consumo

O consumo das versões do Tiggo 5X 2024 na cidade, o modelo convencional alcança uma média de 6,9 km/l com etanol e 9,9 km/l com gasolina. Já a versão Hybrid apresenta números um pouco mais favoráveis, atingindo 8,7 km/l com etanol e 11,8 km/l com gasolina.

Ao pegar a estrada, o Tiggo 5X 2024 modelo convencional registra uma média de 8,1 km/l com etanol e 11,5 km/l com gasolina. Enquanto isso, o Tiggo 5X Pro Hybrid apresenta um resultado ainda melhor, alcançando 8,8 km/l com etanol e 12,3 km/l com gasolina.

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Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

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