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Chevrolet TrailBlazer vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024

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A Chevrolet Trailblazer, derivada das picapes de porte médio S-10, é um SUV com raízes profundas. Apesar de apresentar recursos de luxo e conforto, mantém-se fiel às suas origens, tanto em seu design quanto em sua condução. Neste artigo, exploraremos se vale a pena adquirir este veículo, sua viabilidade de revenda e os custos de manutenção associados.

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O Chevrolet TrailBlazer vale a pena comprar?

Quanto à compra da Chevrolet TrailBlazer, sua performance no asfalto é notável. Em velocidades entre 80 e 110 km/h, o veículo desliza suavemente, transmitindo uma sensação de confiança e elegância. Apesar do centro de gravidade elevado, das rodas e pneus robustos, e do seu porte considerável, a TrailBlazer é conduzida de forma tranquila quando dirigida com moderação.

Embora seja perceptível a influência do tamanho e peso do veículo em freadas bruscas e curvas fechadas, os recursos eletrônicos integrados oferecem estabilidade e controle eficazes. Vale ressaltar que a TrailBlazer é derivada de uma picape média voltada para o trabalho pesado, o que demanda maior atenção e antecipação durante certas manobras e no tráfego.

Ao considerar sua dirigibilidade, é importante compreender que a TrailBlazer se diferencia dos carros de passeio convencionais e das SUVs de porte médio tão populares atualmente. Sua condução requer atenção especial e uma abordagem proativa em relação ao ambiente rodoviário. No entanto, dentro desses parâmetros, a experiência de dirigir a TrailBlazer é altamente gratificante.

Motor e Câmbio

Um dos principais atrativos da Chevrolet TrailBlazer reside no seu conjunto de motor e câmbio, que desempenham um papel fundamental na experiência de condução. Equipado com um motor quatro cilindros de 2800 cilindradas turbo diesel, o veículo entrega impressionantes 51 kgfm de torque e 200 cv de potência. Essa potência é habilmente canalizada para as rodas através de um câmbio automático de seis marchas, conferindo uma agilidade notável ao veículo.

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Basta pressionar o acelerador para testemunhar o vigor da TrailBlazer, que responde prontamente e avança com entusiasmo. As trocas de marchas são suaves e, na maioria das vezes, ocorrem no momento ideal, proporcionando uma sensação de fluidez na condução. Embora em certas situações haja uma leve hesitação, esta é insignificante diante do desempenho global do veículo.

Além disso, a TrailBlazer oferece a opção de reduzir as marchas manualmente através da alavanca de mudança no assoalho, o que é especialmente útil em descidas de serra, evitando o desgaste excessivo dos freios. Embora a presença de borboletas (paddle-shifters) ao lado do volante pudesse ser mais prática, o sistema atual opera de maneira eficaz e intuitiva.

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Condução

A imponência de um veículo de porte elevado como a Chevrolet TrailBlazer oferece uma experiência única para aqueles que buscam se destacar da monotonia dos 90% dos carros “comuns”. Com uma posição de condução elevada, os controles ao alcance das mãos e uma sensação de interação notável ao volante, este carrão representa uma escolha diferenciada para os motoristas que valorizam a singularidade na estrada.

Escolha do Motor

Para aqueles que não percorrem grandes distâncias, a opção pela versão LTZ a gasolina pode ser mais vantajosa. Além de ser consideravelmente mais econômica, esta variante apresenta um motor V6 3.0 com comandos variáveis, produzindo 239 cv a 6.600 rpm e 33,5 kgfm a 3.200 rpm. Sua resposta é ágil e seu ronco esportivo cativante, no entanto, o consumo varia entre 4 e 8 km/l.

Já o modelo 2014 trouxe consigo o motor 2.8 turbodiesel de segunda geração, redesenhado para produzir 200 cv a 3.600 rpm e impressionantes 51,0 kgfm a 2.000 rpm. Além disso, foram introduzidos airbags laterais e o sistema multimídia MyLink com tela de 7 polegadas e câmera de ré integrada, proporcionando uma experiência mais completa ao condutor.

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No ano de 2015, a TrailBlazer passou por uma significativa atualização: seu motor V6 recebeu injeção direta, resultando em um aumento de potência para 277 cv e de torque para 35,7 kgfm. Além disso, em resposta às críticas sobre ruídos e desgaste dos pneus, a suspensão dianteira foi recalibrada, a direção foi aprimorada para maior precisão e um novo pacote de isolamento acústico foi adotado.

No modelo 2018, a TrailBlazer tornou-se mais rápida e econômica com a introdução do CPA (Centrifugal Pendulum Absorber), um sistema que reduz os ruídos e vibrações do conjunto motor/câmbio por meio de contrapesos no conversor de torque. Contudo, em 2019, o motor V6 a gasolina deixou de ser oferecido, marcando uma mudança na linha de produção da TrailBlazer.

Interior e Recursos

Apesar do acabamento interno exibir plásticos de qualidade abaixo do esperado, os bancos de couro claro proporcionam uma atmosfera sofisticada ao ambiente. A ativação da tração 4×4 é feita por meio de um botão giratório, enquanto a segurança é reforçada com a presença de airbags frontais e de cortina.

Algumas dicas importantes incluem evitar a versão LT com motor 2.8 turbodiesel, pois ela não oferece a terceira fileira de bancos, revestimento interno de couro, ar-condicionado digital e sistema multimídia MyLink. Por outro lado, a versão básica é equipada com rodas de 16 polegadas de aço estampado e transmissão manual de seis marchas. Essas considerações ajudam os consumidores a tomar decisões informadas ao escolherem o modelo mais adequado às suas necessidades.

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Vale a pena?

Embora a suspensão dianteira tenha passado por mudanças na geometria, resultando em ruídos e desgaste acelerado dos pneus, vale ressaltar que esses problemas foram corrigidos sob garantia. No entanto, é importante observar que o modelo 2017 perdeu os práticos porta-copos.

No entanto, a relação custo-benefício da TrailBlazer é altamente favorável, oferecendo a robustez de uma picape e capacidade para sete passageiros a um preço consideravelmente mais baixo do que a concorrência. Além disso, seu câmbio automático proporciona trocas suaves, enquanto o motor turbodiesel oferece uma excelente autonomia, tornando-a uma opção atraente para os consumidores que valorizam esses aspectos.

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Custos de Manutenção da Chevrolet TrailBlazer

A Trailblazer, um SUV de grande porte com chassi de longarinas, é reconhecida por sua robustez. No entanto, é importante considerar os custos de manutenção, especialmente para o modelo equipado com motor diesel 2.8 Duramax, que oferece 200 cavalos de potência e 51 kgfm de torque. As revisões para este modelo tendem a ser mais dispendiosas em comparação com modelos menores, chegando a um total superior a R$ 8,1 mil.

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Por outro lado, a versão com motor V6 3.6 de 280 cavalos, que foi descontinuada, apresenta custos de manutenção ligeiramente inferiores, totalizando cerca de R$ 7.140. Esses números são importantes considerações para os proprietários da TrailBlazer, auxiliando na avaliação dos custos operacionais ao longo do tempo.

Revenda da Chevrolet TrailBlazer

No competitivo mercado de SUVs, o Chevrolet TrailBlazer mostra sua força ao se posicionar como o terceiro veículo mais procurado, ficando atrás apenas da SW4 e do Tracker. Com uma impressionante taxa de valorização de 15,7% neste ano, a TrailBlazer continua atraindo a atenção dos consumidores em busca de qualidade e desempenho.

No entanto, é importante notar que o preço de entrada para adquirir um desses veículos ultrapassa os R$ 364.000. Esse investimento reflete a alta demanda e o valor percebido pelos compradores, contribuindo para a solidez do mercado de revenda da TrailBlazer.

Chevrolet TrailBlazer Fotos 

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Chevrolet TrailBlazer Interior

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Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

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