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Citroën C3 usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024

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Quando a busca envolve um hatch compacto de segunda mão, que esteja tanto bem equipado quanto dentro da faixa de valores até R$ 30.000 reais, é praticamente certo que o C3 vai aparecer em algum momento durante suas pesquisas online. A relação de itens incluídos, o estilo de design e o desempenho do motor se destacam no modelo, porém, é importante ter em mente que nem tudo são coisas positivas.

Citroën C3 usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024

Histórico do Citroën C3

Vale a Pena?

Com uma nova geração marcando presença em 2024, o C3 aportou no Brasil em 2003 como uma produção nacional, com o objetivo principal de ser o Citroën mais acessível no mercado. Apesar de se posicionar como a opção mais econômica, já trazia consigo um caráter que o distinguia como um carro com toques premium em comparação com os rivais daquela época.

A etapa inaugural do percurso da Citroën durou até 2012, quando a segunda geração de produção nacional foi lançada. Essa versão, construída sobre a base PF1, apresentava uma carroceria completamente reformulada, mais contemporânea e espaçosa. O modelo era oferecido em três variantes: Origine e Tendance contavam com o propulsor flex 1.5 8V de 93 cv, enquanto o modelo Exclusive ostentava o motor 1.6 16V de 122 cv.

A primeira geração do Citroen C3 trazia unicamente o propulsor 1.6 16V, o qual também encontrava seu lugar nos modelos da segunda geração da marca. Além disso, disponibilizava duas alternativas de acabamento, nomeadamente GLX e Exclusive. Ambas versões ofereciam certos recursos raros e inéditos para a sua categoria, como a assistência elétrica na direção, um painel digital e a possibilidade de ajuste da profundidade do volante. No que toca à variante de ponta, distinguia-se pelo revestimento em veludo, pelo sistema ABS e duplo airbag, bem como pelo apoio de braço destinado aos passageiros dianteiros.

A partir do ano de 2015, a gama de modelos foi expandida para incluir seis diferentes versões. Isso ocorreu com a introdução do Attraction 1.5, do Exclusive 1.5 e do Tendance 1.6. Em outras palavras, houve uma mescla de alternativas e tipos de motorização, o que causou algum grau de confusão, especialmente devido à sobreposição de preços. Nesse período, todos os modelos com motor 1.6 vinham equipados com transmissão automática.

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No mês de junho de 2016, o motor 1.5 foi substituído pelo Puretech 1.2 de três cilindros, que entregava uma potência de 90 cv. E em setembro desse mesmo ano, foi apresentada uma edição especial adicional: a Style, derivada da variante Tendance, compreendendo um total de 700 unidades fabricadas.

No mês de maio em 2017, a Citroën realizou ajustes na afinação dos motores 1.6 e adotou a nova transmissão de seis velocidades da marca Aisin. Essa mudança resultou em uma diminuição da potência para 118 cv.

Dois outros lançamentos de edições especiais também marcaram esse período. A primeira delas foi a Urban Trail, que viu a luz do dia em junho de 2018 e acabou sendo integrada à linha regular. A segunda foi a edição comemorativa 100 Anos, revelada em junho de 2019 e produzida em apenas 100 unidades. Ambas as edições tinham como base o modelo top de linha, o Exclusive.

As últimas unidades saíram da linha de produção em 2020, mas o nome C3 faz um retorno agora às fileiras da Citroën no Brasil. O novo modelo traz consigo um estilo reminiscente de um SUV compacto.

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Vantagens de Comprar um Citroën C3 usado

Desempenho do Motor

O motor Pure Tech 1.2 é amplamente reconhecido por sua eficiência e contribuiu para posicionar o Citroën C3 como um dos veículos mais econômicos disponíveis no país naquela época. Equipado com 12 válvulas, controle variável dos comandos de válvulas, bomba de óleo de variação adaptável, correia lubrificada a óleo e um coletor de escapamento integrado ao cabeçote, esse motor gera uma potência de 90cv (gasolina) / 84cv (etanol) e um torque de 12,9kgfm (gasolina) / 12,2kgfm (etanol) a 2.750rpm.

Para aqueles que dão prioridade ao desempenho, as versões mais caras do Citroën C3 mantêm o já conhecido EC5. O motor 1.6 16V produzido na região Sul-fluminense inicialmente entregava 122cv (gasolina) / 115cv (etanol) e um torque de 16,4kgfm (gasolina) / 15,5kgfm (etanol), com opção de transmissão manual de cinco marchas ou automática de quatro velocidades.

Com a introdução da transmissão Aisin de seis marchas – a qual significativamente melhorou as arrancadas do modelo compacto –, os Citroën C3 1.6 automáticos tiveram a potência ajustada para 118cv (gasolina) / 115cv (etanol). De qualquer modo, trata-se de um motor que apresenta bom desempenho em velocidades mais elevadas e de cruzeiro, mantendo um nível reduzido de ruído e vibração.

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Consumo

Quando observamos o consumo, os motores empregados no Citroën C3 da segunda geração não podem ser classificados como excessivamente gastadores. Conforme mencionado, o motor 1.2 se destacou por sua eficiência, enquanto o propulsor 1.5 também apresentava um consumo razoável. No entanto, a exceção surge com o motor 1.6. Para verificar as médias de consumo em conformidade com as diretrizes estipuladas pelo Inmetro, você pode conferir a tabela do PBEV de 2016 (em km/l).

Motor 1.2 12V

• Com destaque para a economia, o motor 1.2 oferece números impressionantes: 10,6km/l (etanol) e 14,8km/l (gasolina) em ambiente urbano; 11,3km/l (etanol) e 16,6km/l (gasolina) em rodovias. Ele recebe nota A na categoria e alcança nota geral A, além de ostentar o selo de eficiência energética.

Motor 1.5 8V

• O motor 1.5, embora um pouco mais econômico, registra consumo de 8,0km/l (etanol) e 11,8km/l (gasolina) na cidade, e 10,0km/l (etanol) e 14,6km/l (gasolina) em estradas. Avaliado com nota A na categoria, ele obtém uma nota geral B e conta com o selo de eficiência energética.

Motor 1.6 16V AT4

• No caso do motor 1.6, os números de consumo são um pouco menos favoráveis: 7,9km/l (etanol) e 11,0km/l (gasolina) em trajetos urbanos, e 8,8km/l (etanol) e 12,6km/l (gasolina) em rodovias. Ele recebe uma avaliação de categoria D e uma nota geral C, enquanto o selo de eficiência energética não está presente.

Motor 1.6 16V AT6 (2019)

• O motor 1.6, na versão de 2019 com transmissão AT6, registra um consumo de 7,6km/l (etanol) e 10,9km/l (gasolina) em cidades, e 9,3km/l (etanol) e 13,2km/l (gasolina) em estradas. Sua avaliação na categoria é D, com uma nota geral C, e também não possui o selo de eficiência energética.

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Acabamento

Nos primórdios dos anos 2000, a estratégia da Citroën no Brasil adotou uma abordagem contrária à da Europa. Aqui, a marca foi situada como uma opção mais refinada em relação à Peugeot, sua parceira no grupo PSA.

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Quando o Citroën C3 foi introduzido em 2012, manteve sua excelente qualidade de acabamento, caracterizada por uma atenção minuciosa aos detalhes e a utilização de materiais mais sofisticados do que a média observada no segmento de hatchbacks de entrada. Tal fato permitiu que o modelo continuasse a ser classificado na subcategoria dos “compactos premium”.

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Desvantagens de Comprar um Citroën C3 usado

Itens

Em relação à geração anterior, uma das desvantagens se refere aos custos das peças nas concessionárias. A discrepância entre componentes originais e alternativos é notável. Por exemplo, investir quase R$ 4.000 em um conjunto de amortecedores pode ser motivo de surpresa para muitos. E isso sem mencionar o preço elevado da lanterna traseira, que chega a ultrapassar os R$ 1.500.

Ruídos na Suspensão

Ruídos na suspensão costumam estar associados às buchas dos braços de suspensão. Em alguns casos, houve a convocação de dois recalls para abordar esses sons vindos da parte dianteira, afetando algumas unidades fabricadas em 2013.

Coxins

Os coxins, responsáveis por fixar o conjunto do câmbio e motor, têm a possibilidade de apresentar desgaste prematuro. Isso pode gerar incômodas vibrações indesejadas, e a solução efetiva reside na substituição das peças defeituosas.

Câmbio Automático AL4

A frequência de problemas na caixa de câmbio automática de quatro marchas é significativa. Isso começa com os solavancos perceptíveis durante a troca de marchas, indicando possíveis complicações na chamada “mecatrônica”. No entanto, existe também a ameaça de que essas dificuldades evoluam para danos mais sérios e dispendiosos. Foi em maio de 2017 que este câmbio deu lugar ao modelo Aisin de seis velocidades no C3.

Ruptura da Correia Dentada

Situações de quebra prematura da correia dentada são um problema frequente nas versões 1.6 16V. Essa ocorrência pode causar danos consideráveis e custosos para a reparação, o que ressalta a importância de realizar uma substituição preventiva.

Trincas no Bloco do Motor

Houve relatos envolvendo as versões 1.5, com algumas trocas cobertas pela garantia, embora não tenha ocorrido um recall oficial. Especificamente, as unidades produzidas entre os anos de 2013 e 2014 foram mais afetadas. Um sintoma principal é a diminuição inexplicável do nível de água no sistema.

O C3 é um aliado confiável para trajetos urbanos, reconhecido por sua economia e conforto. Contudo, é essencial não negligenciar as manutenções preventivas, a fim de evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Fotos do Citroën C3

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Fotos do Citroën C3 Interior

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Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

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