Acesse Nossas Redes Sociais

Detran

Como Converter Multa de Trânsito em Advertência no Detran 2024

Atualizado

em

Conversão de Multa em Advertência

Você sabia que se cometer um delito no trânsito, a depender de sua gravidade e receber uma multa, é possível convertê-la em uma advertência por escrito? Este é um recurso que permite aos motoristas o não pagamento da multa, em troca de perda de pontos na carteira do condutor. Esta troca passou por recente reformulação de regras em 2023 e é ofertado pelo Detran de cada estado. Confira abaixo todas as informações que separamos com carinho sobre o assunto.

Como Converter Multa de Trânsito em Advertência no Detran 2024

Conversão de Multa em Advertência: Como Funciona?

A nova lei de trânsito, vigente desde 2023, modificou todo o processo de conversão de multa em advertência. Agora, ao invés de pagar pela multa, se a infração de trânsito encaixar-se em certos critérios, os condutores recebem uma advertência por escrito educativa, com o intuito de alertar sobre os riscos de uma direção perigosa, tanto para os motoristas, quanto para outras pessoas.

A conversão de multa em advertência é válida para o condutor que sofrer infração leve ou média e apenas se o condutor não tiver recebido nenhuma outra multa durante um ano inteiro (período referente ao ciclo de contagem de pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).) A principal mudança, desta ação que existe a anos, é que agora não é necessário pedir a conversão. Se encaixar nos critérios definidos pelo artigo 267 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a conversão é automática no site do Detran. Além disso, policiais de ambas as instâncias não possuem mais permissão de advertir verbalmente os infratores.

Lançamento:  Detran PR Telefone 0800, Agendamento, CNH, Veículo

Conversão de Multa em Advertência: Por que Apenas Infrações Leves e Graves?

Tudo se resume a premissa de que cada infração tem um impacto direto na segurança das pessoas. Para os órgãos que fiscalizam os proprietários de veículos, uma infração leve e grave nada mais é do que uma simples distração, um descuido que não causa grandes consequências nas estradas, e por esse motivo, a advertência por escrito aconselha uma maior atenção ao dirigir e até mesmo alguns cursos, totalmente opcionais.

Já, se a infração for média, grave, ou altamente suspensória, o entendimento é de que o motorista causa grande perigo a ele mesmo e às outras pessoas (passageiros e outros motoristas), como é o caso de ser pego dirigindo bêbado – o que causa, inclusive, diversas mortes anualmente. E, dessa forma, uma advertência educativa escrita não terá tanto efeito como uma punição em capital ou apreensão do veículo ou prisão.

Últimos Lançamentos de Carros

Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos? Deixe sua opinião nos comentários.
INSCREVA-SE:

Como Converter Multa de Trânsito em Advertência no Detran 2024

Conversão de Multa em Advertência: Infrações e Valores

Ninguém tem de cor e sorteado às inúmeras regras de trânsito, certo? Então separamos para vocês uma lista do que fazer para evitar cometer essas infrações.

  • Não dirija com fones de ouvido
  • Esteja sempre atento ao nível de combustível
  • Não estacione em locais indevidos
  • Dê preferência a pedestres e outros veículos quando estiver em uma fila
  • Deixe as luzes de posição acesas durante a noite (em caso de carga e descarga\ embarque e desembarque)
  • Não dirija com o braço do lado de fora do veículo
  • Utiliza a buzina com sabedoria
  • Em caso de acidente, colabore com a fluidez do trânsito e retire o veículo do local
Lançamento:  IPVA SP - Tabela, Valor, Consulta

Outras infrações médias e leves podem ser conferidas no Código de Trânsito do Brasil.

Confira o valor de cada multa e os pontos a serem descontados na carteira:

  • Para Infrações leves: 3 pontos e R$90
  • Para Infrações Médias: Quatro pontos e R$130,00

Como Converter Multa de Trânsito em Advertência no Detran 2024

Conversão de Multa em Advertência: Mais Informações

Mais informações sobre o assunto você encontra no site do Detran de emplacamento do veículo. Não se esqueça: dirija com cuidado! Este recurso pode ser utilizado apenas uma vez ao ano, e, caso extrapole a quantidade de pontos máxima, você corre o risco de perder a carteira e até mesmo o seu carro. Isso, sem contar outras sanções legais a depender das infrações cometidas.

Vale ressaltar: em alguns casos, a conversão não ocorre automaticamente. Por isso, esteja atento e se for o caso, é possível requerer a conversão dessa forma: acesse o site do Detran, peça o formulário de requerimento e preencha, confira os documentos necessários e em até 30 dias corridos você receberá a correspondência no endereço nformado no momento do cadastro.

Outro ponto a se ter atenção, é que a autoridade de trânsito avalia o perfil do motorista antes de ceder esse benefício. Afinal, seu objetivo é educativo, e se houver uma grande reincidência, muitas vezes o recurso não é aplicado.

Compartilhar:

Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo

Novidades

Categorias

Páginas

Em Destaque

Carros Lançamentos é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Dicas e novidades sobre veículos feito por redatores especializados no setor automotivo.