Detran
Como Converter Multa de Trânsito em Advertência no Detran 2024
Conversão de Multa em Advertência
Você sabia que se cometer um delito no trânsito, a depender de sua gravidade e receber uma multa, é possível convertê-la em uma advertência por escrito? Este é um recurso que permite aos motoristas o não pagamento da multa, em troca de perda de pontos na carteira do condutor. Esta troca passou por recente reformulação de regras em 2023 e é ofertado pelo Detran de cada estado. Confira abaixo todas as informações que separamos com carinho sobre o assunto.
Conversão de Multa em Advertência: Como Funciona?
A nova lei de trânsito, vigente desde 2023, modificou todo o processo de conversão de multa em advertência. Agora, ao invés de pagar pela multa, se a infração de trânsito encaixar-se em certos critérios, os condutores recebem uma advertência por escrito educativa, com o intuito de alertar sobre os riscos de uma direção perigosa, tanto para os motoristas, quanto para outras pessoas.
A conversão de multa em advertência é válida para o condutor que sofrer infração leve ou média e apenas se o condutor não tiver recebido nenhuma outra multa durante um ano inteiro (período referente ao ciclo de contagem de pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).) A principal mudança, desta ação que existe a anos, é que agora não é necessário pedir a conversão. Se encaixar nos critérios definidos pelo artigo 267 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a conversão é automática no site do Detran. Além disso, policiais de ambas as instâncias não possuem mais permissão de advertir verbalmente os infratores.
Conversão de Multa em Advertência: Por que Apenas Infrações Leves e Graves?
Tudo se resume a premissa de que cada infração tem um impacto direto na segurança das pessoas. Para os órgãos que fiscalizam os proprietários de veículos, uma infração leve e grave nada mais é do que uma simples distração, um descuido que não causa grandes consequências nas estradas, e por esse motivo, a advertência por escrito aconselha uma maior atenção ao dirigir e até mesmo alguns cursos, totalmente opcionais.
Já, se a infração for média, grave, ou altamente suspensória, o entendimento é de que o motorista causa grande perigo a ele mesmo e às outras pessoas (passageiros e outros motoristas), como é o caso de ser pego dirigindo bêbado – o que causa, inclusive, diversas mortes anualmente. E, dessa forma, uma advertência educativa escrita não terá tanto efeito como uma punição em capital ou apreensão do veículo ou prisão.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
Conversão de Multa em Advertência: Infrações e Valores
Ninguém tem de cor e sorteado às inúmeras regras de trânsito, certo? Então separamos para vocês uma lista do que fazer para evitar cometer essas infrações.
- Não dirija com fones de ouvido
- Esteja sempre atento ao nível de combustível
- Não estacione em locais indevidos
- Dê preferência a pedestres e outros veículos quando estiver em uma fila
- Deixe as luzes de posição acesas durante a noite (em caso de carga e descarga\ embarque e desembarque)
- Não dirija com o braço do lado de fora do veículo
- Utiliza a buzina com sabedoria
- Em caso de acidente, colabore com a fluidez do trânsito e retire o veículo do local
Outras infrações médias e leves podem ser conferidas no Código de Trânsito do Brasil.
Confira o valor de cada multa e os pontos a serem descontados na carteira:
- Para Infrações leves: 3 pontos e R$90
- Para Infrações Médias: Quatro pontos e R$130,00
Conversão de Multa em Advertência: Mais Informações
Mais informações sobre o assunto você encontra no site do Detran de emplacamento do veículo. Não se esqueça: dirija com cuidado! Este recurso pode ser utilizado apenas uma vez ao ano, e, caso extrapole a quantidade de pontos máxima, você corre o risco de perder a carteira e até mesmo o seu carro. Isso, sem contar outras sanções legais a depender das infrações cometidas.
Vale ressaltar: em alguns casos, a conversão não ocorre automaticamente. Por isso, esteja atento e se for o caso, é possível requerer a conversão dessa forma: acesse o site do Detran, peça o formulário de requerimento e preencha, confira os documentos necessários e em até 30 dias corridos você receberá a correspondência no endereço nformado no momento do cadastro.
Outro ponto a se ter atenção, é que a autoridade de trânsito avalia o perfil do motorista antes de ceder esse benefício. Afinal, seu objetivo é educativo, e se houver uma grande reincidência, muitas vezes o recurso não é aplicado.
-
Elétricos10 meses Atrás
BYD Yuan UP 2025: Fotos, Preço e Ficha Técnica
-
Motos9 meses Atrás
Royal Enfield Bullet 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica
-
Elétricos10 meses Atrás
Carros elétricos vão ficar mais baratos
-
Carros8 meses Atrás
Effa V22: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas
-
Carros9 meses Atrás
Effa V21 vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara?
-
Peugeot8 meses Atrás
Mitsubishi Pajero Sport usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens
-
Carros9 meses Atrás
Harley-Davidson Fat Boy Low 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica
-
KIA8 meses Atrás
10 motivos para comprar (ou não comprar) um Kia Sportage
-
Carros9 meses Atrás
Toyota Corolla Cross usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens
-
Dicas9 meses Atrás
Pneu Store é confiável? Telefone, Reclamações e WhatsApp
-
Volkswagen8 meses Atrás
10 motivos para comprar (ou não comprar) um Volkswagen Gol
-
Elétricos9 meses Atrás
Carros Híbridos: Funcionamento, Vantagens e Modelos