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Honda HR-V usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024
O Honda HR-V, conhecido por sua aceitação e valorização de revenda, destaca-se como um dos SUVs compactos mais equilibrados. Mesmo entre os modelos usados, mantém sua posição como um dos mais valorizados, muitas vezes mantendo um preço semelhante ao de um carro zero quilômetro. Mas será que comprar um HR-V usado é uma boa opção? Vamos analisar as vantagens e desvantagens para ajudar na decisão!
O Honda HR-V
Desde sua chegada ao mercado em março de 2015, o Honda HR-V da primeira geração conquistou o segmento com sua liderança incontestável. Essa posição de destaque não foi apenas resultado da reputação da Honda, mas também de suas qualidades intrínsecas, como amplo espaço interno, desempenho e confiabilidade.
Inicialmente, o HR-V foi equipado com o motor 1.8 flex, compartilhado com o irmão Civic, capaz de gerar 140/139 cavalos de potência. Esse motor, impulsionando seus 1.270 kg, demonstrou um desempenho satisfatório, especialmente quando combinado com a transmissão CVT, presente na maioria das versões. Nas versões EXL e Touring, há a opção de trocas manuais por meio de borboletas no volante, permitindo uma experiência mais envolvente ao dirigir. Em nossos testes, o HR-V alcançou uma média de 10,4 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada, mostrando-se econômico e eficiente em diferentes ambientes de condução.
Avanço da Linha 2020
Na linha de 2020, o Honda HR-V Touring trouxe uma inovação significativa ao incorporar um motor 1.5 turbo a gasolina, capaz de gerar 173 cavalos de potência. Além disso, o HR-V manteve a transmissão CVT, que simula sete marchas, uma característica já presente no Civic.
Durante nossos testes, o HR-V Touring surpreendeu ao alcançar a marca de 0 a 100 km/h em apenas 8,4 segundos, superando significativamente o desempenho do modelo EXL 2019, que registrou 11,7 segundos. Esse feito colocou o HR-V Touring como o SUV compacto mais rápido do mercado na época.
Além do desempenho impressionante, a versão turbo também se destacou pela eficiência no consumo de combustível, registrando médias de 12,2 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada.
Conforto
A suspensão do Honda HR-V reflete o ajuste firme característico da marca, proporcionando excelente estabilidade e contribuindo para uma experiência de direção próxima à do Civic. Com freios a disco nas quatro rodas e controle de estabilidade, o comportamento dinâmico do HR-V é admirável.
Destacando-se como o mais familiar entre os SUVs compactos, o HR-V oferece uma cabine espaçosa, com a maior largura entre seus concorrentes, e seus 2,61 metros de entre-eixos garantem amplo espaço na parte traseira. O acabamento interno impressiona com peças bem ajustadas e materiais agradáveis ao toque e à vista.
A versatilidade é uma marca registrada do HR-V, com um sistema de bancos modulares semelhante ao do Fit, permitindo diferentes configurações para acomodar cargas maiores. Seu porta-malas generoso, com capacidade para 437 litros, perde apenas para o do Renault Duster, garantindo amplo espaço para bagagens e outros itens.
Versões
A versão mais popular do Honda HR-V é a intermediária, EX, que oferece uma série de recursos atrativos. Equipada com rodas de liga leve, faróis de neblina, piscas nos retrovisores, rack de teto, câmera de ré e um sistema de som com tela LCD de 5 polegadas. Além disso, o volante multifuncional proporciona controle de áudio, piloto automático e possui um revestimento que simula couro.
Para aqueles que buscam ainda mais conforto e luxo, a opção EXL oferece bancos de couro, airbags laterais adicionais, ar-condicionado digital, maçanetas externas cromadas e uma central com tela touch de 7 polegadas, que permite o espelhamento de celular para uma integração mais completa.
Ambas as versões apresentam recursos adicionais, como espelhos com rebatimento automático e aprimoramentos na câmera de ré, que agora exibe guias para auxiliar nas manobras.
Variedade de Opções na Linha do Honda HR-V Usado
A versão LX do Honda HR-V oferece uma abordagem despojada, porém funcional, com recursos como Isofix, freio de estacionamento elétrico com retenção para aclives, direção elétrica, coluna de direção regulável em altura e distância, além do trio elétrico. Esta é a única versão que disponibiliza a opção do câmbio manual de seis marchas, embora seja uma escolha pouco procurada pelos compradores.
Para enfrentar a concorrência, a linha de 2017 introduziu a configuração Touring, que inclui faróis e lanternas de LED, sensor de estacionamento traseiro, retrovisor interno fotocrômico e airbags de cortina, adicionando um toque de sofisticação e segurança ao HR-V.
As outras versões também receberam melhorias significativas: a EXL agora possui sensor de faróis, enquanto a EX foi equipada com ar-condicionado digital e transmissão CVT, que oferece a opção de trocas manuais por meio de borboletas e sete marchas predefinidas. Essas atualizações garantem uma experiência de condução mais confortável e conveniente para os proprietários do HR-V.
Linha 2019 do Honda HR-V
Na linha de 2019, o Honda HR-V recebeu atualizações visuais significativas, incluindo uma barra cromada mais robusta na grade frontal e lanternas traseiras com acabamento fumê. Além disso, a suspensão foi ajustada para proporcionar uma experiência de condução ainda mais refinada, enquanto a cabine recebeu melhorias no isolamento acústico, visando um ambiente mais silencioso e confortável para os ocupantes.
O câmbio CVT também passou por uma reprogramação, resultando em uma condução mais suave e responsiva. O HR-V foi ainda mais aprimorado, com bancos dianteiros que receberam abas maiores, aumentando o conforto durante viagens mais longas e proporcionando um suporte adicional ao motorista e passageiro.
Versão EXL
Na versão EXL do Honda HR-V, o quadro de instrumentos recebeu melhorias significativas, com iluminação nos três aros e a possibilidade de personalização do aro central em sete cores diferentes. Além disso, o quadro de instrumentos pode operar de maneira semelhante às demais versões, onde o aro central fica mais verde conforme a condução se torna mais eficiente, incentivando uma direção mais econômica.
Essa mesma versão foi equipada com seis airbags, aumentando ainda mais a segurança dos ocupantes. Além disso, a central multimídia foi atualizada, agora com uma tela de sete polegadas compatível com Android Auto e Apple Carplay, proporcionando uma experiência de conectividade mais completa e intuitiva. Nas demais versões, a central multimídia possui uma tela de 5 polegadas, mas na versão EX, ela exibe imagens da câmera de ré, auxiliando nas manobras e aumentando a segurança durante o estacionamento.
Desvantagens de Comrpar um Honda HR-V usado
Conforto
Apesar de suas muitas qualidades, o Honda HR-V também apresenta algumas desvantagens a serem consideradas pelos compradores. O conforto pode ser comprometido em superfícies irregulares, resultando em uma sensação de sacolejo pronunciada, especialmente fora do asfalto.
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INSCREVA-SE:
O sistema de piloto automático pode causar oscilações excessivas na rotação do motor, o que pode ser percebido como desconforto durante a condução. Considerando o preço do veículo, seria razoável esperar recursos adicionais, como partida por botão e ajustes elétricos para o banco do motorista, que estão ausentes em algumas versões.
Pneus
O desgaste nos componentes da suspensão dianteira pode resultar em problemas de alinhamento e desgaste irregular dos pneus. Substituir um pneu de primeira linha, com as dimensões 215/55R17, pode custar em torno de R$ 500, portanto, é essencial considerar esse custo ao avaliar a condição dos pneus do veículo.
Suspensão
Vários ruídos podem surgir durante a condução do HR-V, especialmente em condições específicas de rodagem. Esses ruídos geralmente podem ser corrigidos com um simples reaperto dos componentes da suspensão. As peças mais propensas ao desgaste são as buchas das bandejas, os mancais da barra estabilizadora e as bieletas. É recomendável aproveitar a oportunidade para verificar o estado dos amortecedores durante a inspeção do veículo.
Cabeçote
Assim como em todos os modelos Honda, é recomendado verificar a folga das válvulas a cada 40.000 km para evitar problemas de consumo excessivo de combustível e desempenho comprometido. Folgas incorretas podem resultar em um funcionamento mais ruidoso do motor.
Câmbio CVT
Verifique se o fluido da transmissão foi substituído regularmente. A Honda recomenda a troca do fluido a cada 40.000 km ou 24 meses, o que ocorrer primeiro. Se houver presença de partículas metálicas no fluido antigo, é aconselhável também substituir o filtro interno para evitar obstruções no sistema de transmissão.
Recalls
Até o momento, houve apenas duas convocações de recall para o HR-V. Uma relacionada aos cubos das rodas traseiras em unidades produzidas em 2015, e outra para as pinças de freio traseiras em modelos fabricados entre 2015 e 2017. Recomenda-se verificar o site oficial da Honda para obter mais informações sobre esses recalls e garantir que o veículo em questão esteja devidamente atualizado.
Honda HR-V usado Fotos
Honda HR-V usado Interior
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