JEEP
Jeep Wrangler vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024
Quem imaginaria que o Jeep Wrangler, inicialmente concebido como um veículo robusto para suportar as mais adversas situações, se transformaria em um ícone de sofisticação? O SUV, que carrega a essência pura da marca Jeep, é uma verdadeira mistura de força e requinte. Enquanto o Renegade tenta seguir seus passos, o Wrangler mantém-se firme como referência de autenticidade.
A Evolução do Jeep Wrangler
Desde seus primórdios durante a Segunda Guerra Mundial, o Jeep Wrangler tem sido sinônimo de resistência. Com o passar das décadas, ele não só preservou sua essência, mas também se refinou. É por isso que hoje, na versão de elite Rubicon, seu preço chega quase aos R$ 500.000.
O Jeep Wrangler não decepciona quando se trata do verdadeiro espírito off-road. Disponível nas versões Sahara, Sahara Overland e Rubicon, ele oferece tudo o que os entusiastas do jipe desejam para aventuras fora da estrada.
Robusto para o Dia a Dia
Optar por um Jeep Wrangler para o cotidiano não é uma decisão simples. Não apenas pelo preço alto, especialmente na versão Rubicon, que chega perto dos R$ 500 mil, mas também pelas suas dimensões imponentes. Circular com esse veículo em vias estreitas pode ser desafiador.
Entretanto, o Wrangler possui seus atrativos que justificam considerá-lo como uma opção viável para uso diário. Sua essência aventureira raiz, o amplo espaço interno e a praticidade de poder se transformar em um veículo aberto, removendo teto e portas, são fatores que contribuem para superar as dificuldades relacionadas ao seu tamanho.
Off-road e a Condução
É importante notar que, dentro de sua faixa de preço, o Jeep Wrangler se destaca como o único veículo que satisfaz o apetite pelo off-road mais exigente sem sacrificar a condução urbana. Além de sua agilidade, especialmente em comparação com seus primos nacionais Renegade, Compass e Commander, o Wrangler oferece uma experiência de direção excepcional tanto na cidade quanto fora dela.
Desempenho
O Jeep Wrangler destaca-se por sua performance superior em relação aos modelos nacionais Renegade, Compass e Commander. Enquanto estes contam com o potente motor T270 turboflex de 1.3 litros, capaz de entregar até 185 cv e 27,5 kgfm de torque, o Wrangler é impulsionado por um robusto motor 2.0 turbo de 272 cv e mais de 40,8 kgfm de torque.
Equipado com um câmbio de oito marchas inteligente, o Wrangler oferece arrancadas e retomadas ágeis, mesmo com suas mais de 2 toneladas. Não é à toa que ele atinge a marca de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos, superando todos os outros modelos Jeep vendidos no Brasil, com exceção do Compass 4xe, que registra 6,8 segundos nessa mesma prova de velocidade.
2.0 Turbo
Ao comparar o Jeep Wrangler com sua irmã picape, a Gladiator, torna-se evidente como o motor 2.0 turbo proporciona uma experiência de condução mais gratificante. Enquanto a opção com caçamba da Gladiator é equipada com um motor 3.6 V6 aspirado, que não entrega a mesma resposta imediata, o Wrangler se destaca pela sua agilidade.
Um dos pontos positivos da transmissão do Wrangler está nas trocas de marchas suaves, garantindo uma condução sem trancos desconfortáveis dentro da cabine. Além disso, a direção com assistência eletro-hidráulica, semelhante à do Renault Duster, oferece uma sensação mais leve do que uma direção totalmente hidráulica, mas mais firme do que uma direção elétrica. Isso proporciona uma sensação de segurança extra ao dirigir na estrada.
Estilo
Ter um Jeep Wrangler estacionado na garagem em um dia ensolarado é como ter a ferramenta ideal para encarar uma trilha. Seu visual robusto evoca imediatamente a ideia de aventura off-road, e é tão marcante que até mesmo estranhos podem se sentir atraídos para uma aventura, como aconteceu com um vizinho que me convidou para acompanhar seu Troller T4 em uma trilha, algo que nunca tínhamos considerado antes.
As linhas do Wrangler, inspiradas nos modelos Jeep do passado, conferem a ele uma singularidade única nos dias de hoje. Suas caixas de roda elevadas, pequenos balanços dianteiro e traseiro para melhorar o ângulo de ataque, pneus robustos e o formato característico tipo “caixote” proporcionam uma personalidade inconfundível.
Interior
No entanto, é crucial reconhecer que estamos em 2024, e o acabamento interno do Jeep Wrangler poderia receber mais atenção. O painel de instrumentos combina mostradores analógicos com uma tela digital para o computador de bordo, enquanto o sistema multimídia lembra o do Renegade, inclusive em sua posição central no painel.
O ponto de destaque é que a estrutura que abriga esses elementos é feita de plástico rígido, com poucas áreas revestidas em um material mais suave ao toque. Os bancos, por outro lado, são bem-acabados, com couro de costuras contrastantes e almofadas generosas, embora todos os ajustes sejam manuais. Uma característica interessante é a presença de nichos na parte traseira dos encostos dos bancos dianteiros, projetados para armazenar os parafusos da carroceria conforme as peças do veículo são desmontadas.
Versatilidade e Espaço
O Jeep Wrangler oferece uma variedade de configurações visuais, desde a remoção das portas e do teto até a exposição do porta-malas. Esta versatilidade faz dele uma opção “três em um”, adaptável aos gostos individuais. No entanto, é importante observar que a vedação pode não ser suficiente para suportar chuvas mais intensas.
Quanto ao espaço, não há escassez. Os passageiros da segunda fileira de bancos têm espaço amplo, assim como os da primeira fileira. O porta-malas, com abertura dupla e capacidade de 548 litros, oferece bastante espaço para carga. As dimensões do Wrangler são as seguintes: comprimento de 4.785 mm, entre-eixos de 3.008 mm, largura de 1.894 mm, altura de 1.853 mm, tanque de combustível com capacidade para 81 litros e peso em ordem de marcha de 2.051 kg.
Consumo do Wrangler
Considerando seu tamanho e motor, o consumo de combustível do Jeep Wrangler é bastante razoável. Ele alcança uma média de 7,5 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com gasolina. A vantagem aqui é que o motor funciona exclusivamente com um tipo de combustível, o que contribui para essa eficiência. Ao contrário dos motores flex, que precisam lidar com diferentes taxas de compressão para queimar etanol, o motor do Wrangler opera de maneira mais eficiente.
Tamanho
A robustez do Jeep Wrangler é evidente desde os eixos tubulares Dana 44, reconhecidos entre os aficionados por trilhas. Os amortecedores a gás com stop hidráulico contribuem para um desempenho suave em terrenos acidentados. Além disso, a capacidade off-road é aprimorada com a capacidade de desconectar a barra estabilizadora dianteira, aumentando o curso da suspensão e mantendo as rodas firmemente no chão.
A altura elevada da suspensão garante uma excelente folga em relação ao solo, com 268 mm, facilitando os ângulos de ataque de 41,4° e de saída de 36,1° devido ao posicionamento dos eixos. No entanto, o entre-eixos alongado pode apresentar desafios em passagens por barrancos ou rampas mais íngremes.
Conforto
É importante notar que o Jeep Wrangler não tem a mesma proposta de conforto de um SUV convencional. No entanto, os pneus grandes de 33 polegadas proporcionam uma boa capacidade de absorção de impactos das imperfeições da via, o que torna seu uso diário aceitável nesse aspecto. O único inconveniente pode ser a largura do veículo em relação às faixas da estrada.
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Vale a Pena Compra o Jeep Wrangler?
Apesar do preço mais elevado, o Jeep Wrangler se destaca como a única opção no mercado com uma proposta tão única. Enquanto modelos como o Jeep Renegade, Compass e Commander oferecem opções 4×4, eles ainda apresentam algumas limitações em comparação com o Wrangler.
O Jeep Wrangler surge como uma opção atraente quando comparado ao Land Rover Defender, seu concorrente mais direto. Enquanto o Defender agora está em uma geração mais luxuosa e tem um preço inicial acima dos R$ 700.000, o Wrangler oferece uma alternativa mais acessível. Com sua excepcional capacidade off-road e desempenho interessante, o Wrangler se destaca como uma escolha valiosa. No entanto, é importante considerar ter um segundo veículo disponível para uso em dias chuvosos, devido às suas limitações nesse aspecto.
Revenda do Wrangler
O Wrangler é muito bom de revenda. Analisando a desvalorização após uma ano de uso e após 2 anos, vemos um ótimo indice de desvalorização. Isso significa que ainda que desvalorize, as taxas são baixas e te fará perder pouco dinheiro na hora da revenda.
Analisando, em 2022, o modelo 0-km estava cotado a R$ 484.990, No ano seguinte, em 2023, houve um leve aumento, atingindo R$ 485.048, representando um acréscimo mínimo de 0,01%, após 1 ano de uso. No entanto, em 2024, o preço teve uma queda acentuada, chegando a R$ 435.521, uma redução de 10,21% em relação ao ano anterior, no período de 2 anos de uso.
Manutenção do Wrangler é Cara?
A manutenção não é um pouquinho cara. Nada exorbitante, mas é preciso colocar na ponta do lapis.
Para um modelo com motor 2.0, as despesas com revisões variam de acordo com a quilometragem percorrida.
Aos 12.000 km, o custo é de R$ 497,00, enquanto aos 24.000 km sobe para R$ 980,00.
Aos 36.000 km, espera-se desembolsar R$ 1.216,00, e aos 48.000 km, o valor aumenta para R$ 1.606,00.
Na marca dos 60.000 km, o custo da revisão volta a cair, chegando a R$ 704,00.
Somando todos os intervalos de revisão, o custo total estimado atinge R$ 5.003,00.
Jeep Wrangler Fotos
Jeep Wrangler Fotos Interior
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