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Land Rover Range Rover: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

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Desde que foi lançado pela primeira vez em 1970, o Range Rover nunca parou de melhorar. Este SUV de luxo se destaca pela sua sofisticação, capacidade e design inovador, além das tecnologias avançadas que o tornam único. Vamos analisar agora o desempenho do Range Rover e determinar se ele atende às expectativas de qualidade.

Land Rover Range Rover: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

A Range Rover

A nova Range Rover 2024 chega com um motor elétrico, oferecendo uma experiência de condução premium por quase R$ 1,4 milhão. Com sua capacidade de agradar motoristas e passageiros, este SUV de luxo promete até mesmo diversão no campo, se assim desejar.

A JLR, anteriormente conhecida como Jaguar Land Rover, se posiciona como uma marca de luxo que vai além da fabricação de carros. Equiparando-se a grandes nomes da moda e estilo de vida, a empresa busca se diferenciar das outras fabricantes premium do mercado. A Range Rover, recentemente transformada em uma submarca dentro da Land Rover, representa o ápice do luxo, tanto dentro do grupo quanto no mercado automotivo em geral.

O primeiro Range Rover totalmente elétrico está em desenvolvimento, e a montadora britânica já divulgou teasers do luxuoso SUV de zero emissão. Vale ressaltar que estamos falando do Range Rover principal, não do Range Rover Sport menor, embora este último também receberá uma versão movida a bateria em 2024.

Avaliação do Range Rover

Design e Motorização

Quando se trata de design, o Range Rover BEV apresenta semelhanças notáveis ​​com seus equivalentes de combustão interna. Por exemplo, as lanternas adotam o mesmo estilo de faixas verticais de LED encontradas nos modelos a gasolina mais recentes. Para diferenciar sutilmente a versão elétrica, as tampas centrais das rodas exibirão a inscrição “EV”.

No que diz respeito à motorização, o Range Rover, conhecido como o modelo mais luxuoso e caro da Land Rover, já oferecia opções híbridas leves ou plug-in. Entretanto, a partir de 2024, uma versão totalmente elétrica estará disponível. Na versão P530 a gasolina, equipada com um V8 de 4,4 litros, produz 523 cv de potência, portanto, podemos esperar números comparáveis no modelo elétrico.

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Desempenho

A marca britânica assegura que seu primeiro modelo totalmente elétrico será o carro mais silencioso e refinado já produzido, com capacidade para atravessar alagamentos de até 850 mm, uma habilidade compartilhada com o Land Rover Defender.

Isso significa que o luxuoso Range Rover movido a bateria manterá sua excelência off-road mesmo na versão totalmente elétrica, embora haja ceticismo sobre se os proprietários realmente utilizarão seus SUVs luxuosos de US$ 100.000 fora do asfalto.

Estrutura

Em termos de estrutura, o novo Range Rover totalmente elétrico será construído sobre a mesma Modular Longitudinal Architecture da versão híbrida plug-in do SUV. Ele se beneficiará de uma arquitetura de 800 volts e será montado em Solihull, no Reino Unido. As baterias e unidades de propulsão elétrica serão produzidas no novo Electric Propulsion Manufacturing Center da Jaguar Land Rover em Wolverhampton, no Reino Unido.

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Interior

Além de sua capacidade de atravessar águas com até a altura da cintura, o próximo Range Rover EV apresentará uma “configuração exclusiva de cancelamento de ruído e design de som”, projetada para reduzir os ruídos indesejados que normalmente seriam mascarados pelo motor a combustão.

Atualizações de software remotas e “carregamento sem esforço” também estarão incluídos, enquanto o desempenho do trem de força, embora ainda não detalhado, será comparável ao de um Range Rover V8 de ponta, conforme relatado pela empresa.

Protótipos do Range Rover totalmente elétrico já estão em testes pelo mundo em uma ampla faixa de temperaturas, indo de 40 graus negativos a 122 graus.

A data de lançamento do SUV ainda não foi confirmada, mas a Land Rover planeja abrir as pré-reservas em algum momento de 2024. Enquanto aguardam, os clientes podem se inscrever em uma lista de espera para serem notificados quando os pedidos estiverem disponíveis.

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O Range Rover elétrico é uma novidade intrigante, especialmente considerando sua reputação como o SUV de luxo original. Será interessante observar como as enormes baterias se comportam em um veículo que já é naturalmente pesado.

O foco do Range Rover é proporcionar uma experiência de condução tranquila, tanto para o motorista quanto para os passageiros. Ele é projetado para minimizar as distrações externas, permitindo que você se concentre apenas no essencial durante a condução. O objetivo é reduzir o que eles chamam de carga cognitiva, ou seja, o esforço mental e físico necessário para realizar tarefas, ajudando a reduzir a fadiga ao final do dia. O Range Rover quer garantir que você chegue em casa sentindo-se revigorado.

Para começar, o SUV apresenta uma suspensão pneumática inteligente que se ajusta com base nos dados de GPS, adaptando a rigidez das bolsas de ar e dos amortecedores de acordo com as condições da estrada. As barras estabilizadoras também recebem ajustes de carga por meio de um sistema de 48 volts, utilizando análises de vários sensores e do modo de condução selecionado pelo motorista. No geral, é um dos carros mais confortáveis que já experimentamos, lidando com grande parte dos desafios das estradas com uma qualidade excepcional.

Range Rover Consumo 

Range Rover Sport

O Range Rover Sport é um modelo híbrido plug-in, o que significa que pode ser recarregado em uma tomada e tem a vantagem de receber recargas rápidas. Segundo a Jaguar Land Rover, leva menos de 1 hora para carregar até 80% das baterias de 38,2 kWh.

Manter o veículo sempre com a bateria carregada é importante, pois isso influencia significativamente no consumo de combustível. Em nossas medições, com a bateria carregada, o SUV alcançou médias de 18 km/l no ciclo urbano e 11,8 km/l no rodoviário, números positivos para um carro com mais de 2,5 toneladas. No entanto, com a bateria descarregada, o consumo aumentou e registrou médias de 8,6 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada.

Range Rover Velar

O Range Rover Velar recebeu um upgrade que o permite percorrer até 64 km em modo exclusivamente elétrico, representando um aumento de 20% conforme relatado pela montadora. Em condições de uso misto, o SUV atinge a marca de 62,5 km/l de acordo com o ciclo WLTP.

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Range Rover Velar Evoque

Quanto ao Range Rover Evoque, com gasolina, registra médias de 8,2 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada. Já com etanol, o Evoque 2.0 de 250 cv alcança médias de 5,4 km/l na cidade e 7,1 km/l na estrada.

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Problemas Comuns em Range Rover

  1. Problemas de Suspensão a Ar:
    • Vazamentos de ar: causados por molas pneumáticas gastas, linhas aéreas defeituosas ou acessórios soltos.
    • Falha do compressor: pode resultar em dificuldades para ajustar a suspensão.
    • Luz de advertência da suspensão: acionada em caso de detecção de falhas no sistema.
  2. Problemas Elétricos:
    • Consumo de bateria elevado: devido a alto consumo parasitário.
    • Alternador defeituoso: pode resultar em problemas de carga da bateria.
    • Mau funcionamento do sistema de travamento central e do sistema ABS.
  3. Vazamentos de Óleo:
    • Ocorrência comum em modelos mais antigos, decorrentes de juntas desgastadas ou danificadas.
  4. Mau Funcionamento do Airbag:
    • Podem ser causados por defeitos elétricos, mecânicos ou de manutenção.
  5. Falha no Freio de Estacionamento:
    • Devido a componentes desgastados, cabos danificados ou pinças de freio gastas.
  6. Problemas no Eixo de Direção:
    • Incluem direção frouxa, jogo excessivo, vibração e bloqueio da direção.

Para evitar problemas graves, é essencial realizar manutenções preventivas e inspeções regulares em seu Range Rover. Caso note qualquer sinal de problema, como ruídos incomuns, falhas no sistema elétrico ou mau funcionamento dos freios, é recomendável procurar assistência técnica qualificada para avaliação e reparo adequados.

Range Rover Fotos

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Range Rover Interior

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Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

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