Porsche
Porsche Panamera vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024
O Porsche Panamera é um dos modelos mais icônicos da Porsche, especialmente por sua incursão no segmento de sedãs de luxo, um território que a marca sempre considerou entrar.
Embora o foco da Porsche e do Panamera seja a esportividade, até mesmo apresentando uma versão longa na Europa, surge a questão: será que no Brasil essa compra é vantajosa? Vamos explorar essa análise juntos!
O O Porsche Panamera
Produzido exclusivamente em Leipzig, o Porsche Panamera é um liftback de quatro portas que combina habilmente alta performance e dirigibilidade típica dos cupês da marca, ao mesmo tempo em que oferece um alto nível de conforto, algo incomum nos carros da Porsche quando comparados aos concorrentes.
Isso se deve à filosofia da marca, que busca criar carros esportivos adequados para uso diário. Mesmo o Porsche 911, conhecido por seu perfil esportivo, oferece um espaço interior considerável para sua categoria. Além disso, o Panamera se destaca pela eficiência, especialmente em suas variantes híbridas.
Versões
Inspirado no icônico design da Porsche, que remonta ao 356 e foi transmitido para o 911, o Panamera está disponível em configurações de quatro ou cinco lugares, dependendo da escolha, e oferece opções de motores a gasolina, diesel ou híbridos plug-in. Cada variante de motor representa uma versão do carro, sem mudanças significativas no conteúdo.
Atualmente, estão à venda no mercado o Panamera 4 E-Hybrid, Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo, Panamera 4 S E-Hybrid e Panamera Turbo S E-Hybrid. É a primeira vez que o modelo é oferecido exclusivamente com opções híbridas, algo que não é visto nem mesmo no Cayenne ou no Macan.
Design
O Porsche Panamera apresenta uma frente curva e fluida, destacada pelos faróis full LED com uma assinatura visual de 4 LEDs, que inclusive foram imitados pela Kia Motors. Seu para-choque possui grandes aberturas para refrigeração do motor e dos freios, e inclui luzes de neblina e diurnas em LED com duas barras paralelas.
Nas laterais, as rodas de liga leve estão disponíveis em tamanhos de 19, 20 ou 21 polegadas, acompanhadas por pinças de freio com vários pistões e uma pintura distintiva, sendo o amarelo-ouro a mais reconhecida por estar associada à propulsão do E-Hybrid, a única opção disponível no mercado brasileiro.
Detalhes
Os para-lamas dianteiros do Porsche Panamera apresentam pequenas saídas de ar que formam vincos, conectando-se às quatro portas. As janelas dianteiras e traseiras têm quebra-ventos falsos, enquanto o teto parcialmente curvado e as longas colunas C se destacam na parte traseira do carro.
O para-choque traseiro é simplificado e conta com a placa de registro do veículo posicionada em uma altura elevada, próxima à base da tampa do porta-malas. Na parte inferior, há quatro saídas de escape cromadas e dois difusores de ar, completando o visual aerodinâmico do Panamera.
Motores
Os modelos da Porsche, mesmo os designados como GTS, oferecem uma variedade de motores distintos. As opções incluem o Panamera, Panamera 4, Panamera 4 E-Hybrid, Panamera 4 S, Panamera 4 S E-Hybrid, Panamera GTS, Panamera Turbo S e Panamera Turbo S E-Hybrid.
A Porsche interrompeu a produção do Panamera 4 S Diesel, equipado com um motor V8 4.0 TDI de 422 cavalos e 86,4 kgfm. Atualmente, os modelos são impulsionados por três motores a gasolina: V6 2.9 Biturbo de 330 cavalos, V8 4.0 Biturbo de 480 cavalos e V8 4.0 Biturbo de 630 cavalos, sendo os dois primeiros de origem Audi.
Com um motor dianteiro longitudinal, o Porsche Panamera adota exclusivamente propulsores em V, ao contrário dos modelos 718 e 911, que utilizam motores boxer. Já o Macan e o Porsche Cayenne oferecem tanto opções de quatro cilindros em linha quanto V6 ou V8, equiparando-se em potência ao Panamera.
Como um modelo híbrido plug-in, o Panamera apresenta versões com potências combinadas de 462, 560 e 700 cavalos, sendo esta última a mais potente de toda a linha Panamera. Atualmente, todas as variantes a gasolina do modelo têm uma versão híbrida correspondente.
A reputação do Panamera levou a Porsche a criar a Panamera Sport Turismo, uma perua legítima que amplia ainda mais a versatilidade e o apelo do modelo.
A Porsche Panamera Sport Turismo ostenta o título de perua mais potente do mundo, com incríveis 700 cavalos na versão Turbo S E-Hybrid. No Brasil, essa família de alta performance está disponível na versão 4 S E-Hybrid. Vale ressaltar que o atual lineup brasileiro do Panamera oferece exclusivamente a versão híbrida E-Hybrid.
Dimensões e Chassi
O Porsche Panamera utiliza a plataforma MSB do grupo Volkswagen, compartilhando a mesma base dos Bentley Continental GT e Flying Spur. Com 5,049 metros de comprimento e 2,950 metros de entre eixos, ele é maior que o Porsche Taycan, seu equivalente elétrico.
Quanto ao chassi, o Panamera oferece tanto tração traseira quanto tração nas quatro rodas (Panamera 4), sendo esta última presente em todas as variantes híbridas. Nesse formato, a Porsche incorpora um motor elétrico ao câmbio ZF 8HP de oito marchas, utilizado em todo o modelo.
Com opções de suspensão por molas ou sistema pneumático, o Porsche Panamera é um carro que pode proporcionar conforto ao dirigir, além de apresentar desempenho esportivo de alto nível, considerando suas dimensões.
Vale a Pena Comprar um Porsche Panamera?
A essência esportiva da Porsche está presente em todos os seus modelos, incluindo o Panamera Turbo S E-Hybrid. Mesmo oferecendo conforto, ele mantém a pegada dinâmica da marca, superando em velocidade alguns de seus modelos esportivos tradicionais. É um carro ideal para quem busca diversão na estrada com a família, combinando desempenho de um 911 com economia de combustível. Sua capacidade de aceleração sem culpa, aliada ao respeito ao meio ambiente, faz do Panamera um sedã excepcional para quem valoriza performance e sustentabilidade.
O Panamera é Bom de Revenda?
A Porsche continua soberana entre os veículos premium eletrificados, destacando-se pela sua baixa desvalorização ao longo do tempo. Em 2022, no prêmio de melhor revenda, o Panamera conquistou o segundo lugar, com uma valorização no mercado de usados. Surpreendentemente, ao invés de perder valor após um ano, o carro registrou uma valorização de 0,11%. Ficou atrás apenas de outro Porsche, o Cayenne E-Hybrid, que teve uma valorização ainda maior.
Embora tenha enfrentado concorrentes fortes, isso não significa que o Panamera tenha se tornado menos atrativo. Ele continua sendo uma excelente escolha para quem busca um carro premium com excelente valor de revenda, mesmo que não seja mais o líder absoluto nessas condições.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
Em 2022, o valor de um Panamera comprado 0km em 2021, subiu para R$ 753.714, representando uma valorização de 16,13% em relação ao ano anterior. Já em 2023, o preço chegou a R$ 788.526, com um aumento de 4,62%, e em 2024 atingiu R$ 804.102, com um acréscimo de 1,98%. Esses números refletem a valorização contínua do Panamera, contribuindo para sua reputação de excelente valor de revenda.
A Manutenção do Panamera é caro?
Ao analisar os custos de manutenção do Porsche Panamera, podemos observar que, de fato, ele não é um carro barato de manter.
Os pacotes de manutenção, como o Bronze, Prata e Ouro, variam de acordo com a abrangência dos serviços oferecidos.
O pacote Bronze, por exemplo, inicia a partir de R$ 8.510 e inclui revisões a cada 10.000 km ou a cada ano, além de itens como troca de óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar condicionado, velas de ignição, fluido de freio, troca de pastilhas de freio e palhetas do limpador de para-brisas.
O pacote Prata, que acrescenta itens de desgaste ao pacote Bronze, começa a partir de R$ 19.730.
Já o pacote Ouro, que abrange todos os serviços do pacote Prata e adiciona garantia estendida, tem um custo inicial a partir de R$ 26.700. Estes valores e a complexidade dos serviços refletem o padrão de qualidade e cuidado exigidos para manter um Porsche Panamera em excelente condição de funcionamento.
Porsche Panamera Fotos
Porsche Panamera Detalhes
-
Chery10 meses Atrás
10 motivos para comprar (ou não comprar) um CAOA Chery Tiggo 5X
-
PCD9 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD8 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos9 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery8 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos9 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Toyota9 meses Atrás
Toyota Corolla Cross PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos9 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Zontes R310 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica