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RAM 3500: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

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A Ram 3500 surgiu em março de 2023, requer a obtenção da carteira de habilitação de categoria C, adere às normas dos veículos de carga, possui um valor superior a quinhentos mil reais, apresenta escassa ampliação em termos de capacidade se comparada à 2500 e revela-se uma autêntica dificuldade para ser utilizada em metrópoles de grande porte.

RAM 3500: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

A Ram 3500

Ela tinha todas as condições de ser secundária na linha da marca, ainda mais considerando que as 1500 Rebel e Classic requerem menor valor e podem ser conduzidas com habilitação B. No entanto, na prática, não foi o que se sucedeu. A robusta Ram 3500 foi o automóvel com maior número de vendas da marca em 2023. A empresa emplacou 5.053 veículos no ano passado, dos quais 2.204 unidades pertenciam ao modelo mais amplo e custoso da Ram. Realizamos uma avaliação da 3500, a fim de descobrir onde ela esconde tanto encanto em seus mais de 6 metros de comprimento.

A Originalidade da RAM 3500

Para ser distinta da 2500 em que se baseia, o único elemento que revela a 3500 são as luzes de cabine localizadas acima do para-brisa nas versões mais caras, seguindo o estilo apreciado pelo público dos EUA – o maior consumidor de caminhonetes grandes do mundo.

Além de ser a maior caminhonete comercializada atualmente no Brasil, a Ram 3500 é a única em sua categoria e provavelmente permanecerá assim por algum tempo. A Ford está preparando o lançamento da F-150 e a Chevrolet promete a Silverado para este ano, porém ambas pertencem à categoria da Ram 1500, que é consideravelmente menor do que a gigantesca caminhonete da Ram.

RAM 3500: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

A Ram 3500 Avaliação

Não está sendo discutido o conforto, mas sim a dirigibilidade: o comportamento nas ruas e estradas. A viagem pode se tornar uma experiência agradável. No entanto, como em toda escolha, haverá vantagens e desvantagens. Nesta primeira avaliação completa da 3500, incluindo testes diários e medições na pista, analisamos essas características específicas.

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Sempre que a Ram 3500 se aproxima de nós, é difícil não ficar surpreso com o seu tamanho. Tem-se a sensação de que é necessário escalar a caminhonete para acessar a cabine, como se fosse um caminhão.

Felizmente, assim que a maçaneta é puxada, somos auxiliados pelo estribo elétrico, um recurso incluso de série na versão Limited Longhorn, a qual é a mais sofisticada. Seu valor é de R$ 529.990. A outra opção, menos completa (mas ainda assim bem equipada), é a Laramie (que possui estribos fixos, por exemplo), e seu preço é de R$ 484.990.

Devido ao seu Peso Bruto Total (PBT) de 5.352 kg, a Ram 3500 só pode ser conduzida por motoristas com habilitação nas categorias C ou superiores, que permitem a direção de caminhões. Caso não esteja nessa situação, é aconselhável providenciar uma nova carteira de habilitação. No entanto, as obrigações não terminam aí. Assim como os condutores de veículos pesados, os portadores desse tipo de CNH precisam realizar exames toxicológicos periodicamente.

E, ao assumir o volante, devem obedecer às regras de circulação específicas, como limites de velocidade inferiores aos dos automóveis nas estradas e restrições de acesso a vias nas cidades. Por exemplo, em São Paulo, caminhões não têm permissão para circular na área conhecida como centro expandido, que abrange uma área de 190 km², entre as 5 e as 21 horas, nos dias úteis – com exceção dos veículos urbanos de carga (VUC) cadastrados na prefeitura.

Durante as manobras, o motorista pode contar com as câmeras de ré de 360 graus. No entanto, durante a condução, esse tipo de recurso não está disponível, embora a 3500 possua sistemas importantes de auxílio à condução, como controle de cruzeiro adaptativo com parada, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa, controle de tração e estabilidade, e faróis direcionais (matriz LED).

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Na estrada, há espaço para todos. No entanto, isso não significa que a Ram se transforma em um automóvel. Suas características construtivas permanecem as mesmas. Não se deixe enganar pelo interior luxuoso, com bancos de couro, sistema de entretenimento com tela de 12 polegadas, ar-condicionado de zona dupla, sistema de som de alta qualidade, seis porta-copos e nove tomadas USB, nem pelo desempenho do motor.

Nas pistas de testes, a Ram acelerou de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos, o que é um tempo similar ao de automóveis com aspirações esportivas. Continuando com o acelerador pressionado, em apenas 30,2 segundos, a caminhonete atinge 161,2 km/h (em 1.000 metros). Sua suspensão, embora projetada para trabalhos pesados (McPherson na frente e feixe de molas na traseira), também pode enganar, pois possui ajustes que privilegiam o conforto. Além disso, a direção (eletro-hidráulica), embora precisa, é leve.

Nos testes de frenagem, a Ram parou de forma eficiente e equilibrada, embora em distâncias maiores do que as de um SUV médio, por exemplo. Ao se aproximar a 120 km/h, a Ram precisou de 70,3 metros para parar, enquanto um VW Taos percorreu 54,5 metros.

RAM 3500: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

A Ram 3500 Problemas

A seguir, organizamos os problemas apontados pelos proprietários. Importante é destacar que esses problemas são relatados pelos proprietários e podem não representar a experiência geral com a Ram 3500. No entanto, tais relatos evidenciam as dificuldades enfrentadas por alguns consumidores e reforçam a necessidade de um atendimento ágil e eficiente por parte da montadora e das concessionárias para solucionar essas questões.

1. Sensibilidade a intempéries: Durante a avaliação, foi observado que a Ram 3500 se torna mais vulnerável a ventos laterais e água acumulada na pista acima de 90 km/h, devido aos pneus de série voltados principalmente para uso em asfalto.

2. Dificuldades no trânsito urbano: Além do tamanho exagerado, que dificulta a frequência em lugares apertados como estacionamentos, os condutores da Ram enfrentam pontos cegos na região inferior ao redor da carroceria, o que requer atenção redobrada no trânsito.

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3. Problemas com recall: Alguns proprietários relataram dificuldades relacionadas ao recall de suas Ram 3500, incluindo a falta de peças disponíveis para a realização dos reparos necessários. Isso resultou em atrasos no atendimento, inclusive em casos de riscos graves, como o risco de incêndio mencionado em um dos relatos.

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4. Atraso na entrega do veículo: Um proprietário informou que adquiriu uma Ram 3500, pagando o valor de R$ 460.000,00, há mais de 30 dias, porém, ainda não conseguiu retirar o carro na concessionária. Além disso, relatou que o veículo estava sendo exposto e utilizado para testes na agência, o que considerou uma falta de compromisso e responsabilidade.

5. Problemas com documentação: Um comprador relatou que enfrentou dificuldades para obter o número do Renave, fornecido pela fábrica, o que impossibilitou a emissão da documentação necessária para emplacar o veículo. Isso resultou em um mês de atraso na utilização do carro, causando prejuízos em seus afazeres e trabalho.

A Ram 3500 Consumo

Nas medições de consumo, a 3500 teve um desempenho satisfatório, levando em consideração suas características. Foram alcançadas as médias de 6 km/l no ambiente urbano e 8,7 km/l em estradas.

A Ram 3500 É Bom?

Caminhões também podem proporcionar prazer ao dirigir e viagens interessantes. Os motoristas de caminhão costumam nutrir paixão por seus veículos. Talvez seja por isso que a Ram seja tão bem-sucedida em termos de vendas. A 3500 é generosa em todos os aspectos (desempenho, conforto, tecnologia). No entanto, é mais adequada para pessoas que residem em áreas rurais ou em cidades com vias amplas e tráfego leve.

Ram 3500 Fotos

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2019 Ram 1500 Laramie – Mountain Brown Interior

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Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

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