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Remapeamento de carro: Vale a pena fazer? Preço 2024
A dificuldade associada à criação de um motor é posta em risco pelo remapeamento realizado por organizações independentes com conhecimento técnico limitado. A seguir veja se vale a pena fazer, e o preço que envolve esse tipo de serviço.
Remapeamento e a Crianção de um Motor
Antes de esclarecer o significado do remapeamento ou, de forma resumida, remap, é crucial compreender que, de maneira geral, o processo de desenvolvimento de um motor novo por um fabricante é extremamente minucioso, demorado, e envolve aplicação de muito conhecimento. È preciso saber que as precauções que os engenheiros devem adotar para alcançar os níveis desejados de torque, potência, consumo específico, emissões de gases, dissipação de calor (aquilo que não é convertido em potência e precisa ser eliminado por meio do radiador), vibrações e durabilidade para aquele motor em particular, são extremamente calculadas, pensadas e repensadas para que oo produto final saia com ótima qualidade e segurança.
A princípio, é determinado em quais veículos o referido motor será utilizado e quais metas precisam ser alcançadas. Munidos dessas informações, os engenheiros embarcam no processo de concepção do motor e realizam simulações em computadores altamente avançados, empregando softwares especializados e dedicados ao desenvolvimento de motores.
Como ocorre a Produção de um motor de Carro?
A etapa de protótipos pode ser resumida em três fases. A primeira fase, chamada Alpha, envolve a construção de alguns motores para validar o conceito do motor projetado no computador. Essa fase está se tornando menos necessária com o avanço das ferramentas computacionais.
A segunda fase, chamada Beta, utiliza componentes fabricados em ferramentas similares às de produção, mas com capacidade limitada. Nessa fase, mais de 100 motores são construídos e utilizados para testes de durabilidade em bancada e em condições extremas que levam o motor à fadiga e destruição. Os engenheiros de dinamômetro também definem limites de desempenho, como torque versus avanço de ignição, para a calibração final do motor.
Na terceira fase, chamada Gamma, são construídos mais de 150 motores que equipam os veículos protótipos. Muitos dos ferramentais são definitivos para a produção em série, e os ajustes são feitos com base nos resultados da montagem desses motores. Os veículos protótipos, com motores Gamma, são submetidos a testes de durabilidade em bancada e em veículos reais.
Os engenheiros responsáveis pela calibração dos motores em veículos utilizam os dados levantados nos testes em dinamômetro, respeitando os limites estabelecidos previamente. O objetivo é obter o melhor consumo de combustível, a menor emissão de gases, o melhor desempenho e a melhor dirigibilidade do veículo. Esse trabalho é realizado em pistas de testes e dinamômetros, além de verificações em condições ambientais extremas, como temperaturas elevadas e altitudes variadas.
Após a finalização da calibração em ambas as fases (dinamômetro e veículo), os veículos de durabilidade são submetidos a testes que duram de quatro a seis meses. Somente após essa etapa, o veículo passa por certificação junto aos órgãos competentes e entra em produção, atendendo às legislações de emissões e às expectativas de durabilidade para o cliente final.
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Remapeamento de Carro: Como Ocorre?
O remapeamento, também conhecido como remap, consiste em modificações na calibração básica do software de gerenciamento do motor para extrair maior potência. Essas alterações são feitas por profissionais experientes que quebram os códigos criptografados presentes na unidade de controle do motor.
No processo de remapeamento, os parâmetros são modificados para melhorar o desempenho do veículo. Isso envolve ajustes no avanço, injeção de combustível, pressão do turbo e outros fatores, visando aumentar a potência medida em dinamômetro de rolo. No entanto, essas modificações são realizadas aleatoriamente, sem levar em consideração os limites identificados pelo fabricante durante os testes prévios.
O remapeamento de estágio 1 não envolve alterações mecânicas nos componentes do motor. Já em estágios superiores, podem ocorrer modificações mecânicas, como mudança de coletor e tubo de escapamento, remoção do catalisador e outros sistemas de tratamento de gases de escapamento, bem como a substituição do turbo por um de maior pressão de trabalho. No entanto, essas alterações podem trazer consequências negativas, como aumento dos níveis de emissões e potenciais danos aos componentes do motor, como pistões e válvulas.
Além disso, motores turbocarregados com coletor de admissão em plástico podem ter limitações de pressão devido à construção do coletor, e muitas vezes os preparadores desconhecem esses limites, o que pode resultar em fissuras e reparos caros.
É importante ressaltar que o remapeamento envolve certos riscos, pois os limites do motor e seus periféricos não são conhecidos pelo profissional responsável pelas modificações. Portanto, a sorte desempenha um papel significativo nessa fase, uma vez que o remapeador não tem certeza se a calibração original já estava no limite recomendado para os componentes do motor.
Remapeamento de carro: Vale a pena fazer?
A resposta é: depende. Se o objetivo do remapeamento é participar de eventos em autódromos ou kartódromos, a proposta é válida e pode trazer muita diversão ao motorista. No entanto, é importante ter cautela e compreender que a durabilidade de todo o conjunto está comprometida. Por outro lado, se o veículo é utilizado no dia a dia, o risco pode não valer a pena. É improvável que um calibrador local tenha tempo e recursos para verificar o funcionamento do carro em diferentes altitudes ou identificar possíveis falhas nas condições extremas de temperatura ambiente. Essa falta de verificação adequada pode resultar em surpresas desagradáveis durante uma viagem de férias com a família.
Enquanto o fabricante do veículo oferece até cinco anos de garantia, os preparadores não oferecem mais do que três meses — ou três metros de garantia a partir da porta da oficina. Além disso, os possíveis danos aos sistemas de câmbio, embreagem, cardã e semiárvores de transmissão, devido ao aumento da potência, não serão considerados. Muitas vezes, o cliente não é devidamente alertado sobre esse risco. Portanto, é importante ponderar os benefícios em relação aos riscos antes de optar pelo remapeamento.
Remapeamento de carro: Preço
Os preços de um remap no mercado podem variar de R$900,00 a até algo em torno de R$7.500,00 reais, dependendo de diversos fatores, como o veículo em questão, o modelo, a categoria, entre outros. Além disso, o tipo de stage também influencia na precificação, podendo ser stage 1 ou stage 2. Outro fator que pode afetar o preço é se, além do serviço de remap, também será realizado o serviço de solução ou prevenção de problemas relacionados ao filtro de partículas DPF e à válvula EGR, por exemplo.
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