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Renault Captur vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2025
Há um ano, o SUV compacto lutava contra os impactos da guerra da Ucrânia em sua produção, especialmente após a Renault sair da Rússia. Fabricado em São José dos Pinhais (PR), o veículo compartilhava cerca de 30 componentes com o Kaptur russo, porém a nacionalização não foi viável. Com peças de estamparia e considerando o estágio avançado de sua vida útil, a adaptação para produção local seria custosa.
O fim do Renault Captur no Brasil foi oficializado, influenciado também pela situação na Ucrânia. Com seu visual atraente e desempenho sólido com motor 1.3 turbo, a pergunta permanece: ainda é uma boa opção de compra?
Pelo que o Captur tem Passado
A venda das operações da Renault, em maio de 2022, ao governo Putin, marcou o fim do Renault Captur brasileiro. Mesmo com um último lote de componentes, a produção manteve-se limitada até agora, com apenas 304 unidades vendidas de janeiro a setembro. Apesar de sua reestilização em 2021, o Captur seria mantido por mais tempo, mas a estratégia global da Renault agora foca exclusivamente em SUVs e picapes. Essa mudança segue a tendência da marca, que transformou modelos como o Megane, Espace e Scenic em SUVs em suas últimas gerações.
O Renault Captur
Apesar de seu design externo atrativo, o modelo nunca alcançou grande sucesso no Brasil, em parte devido às escolhas da própria Renault. Enquanto na Europa o Captur é considerado um produto premium, no Brasil foi lançada uma versão simplificada, conhecida como Kaptur na Rússia. Isso resultou em um carro com excelente design exterior, porém com um interior considerado insatisfatório.
Em 2021, o Renault Captur passou por uma reestilização que melhorou significativamente o interior, alinhando-o com a proposta do veículo. Além disso, foi lançado o motor 1.3 TCe, um turbo de 170 cv desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz. Parecia que o carro finalmente iria ganhar destaque, mas isso não aconteceu. Novamente, ao invés de lançar um produto de alto padrão, a Renault optou por manter o Kaptur russo no mercado brasileiro. Enquanto isso, uma nova geração repleta de tecnologia era oferecida na França.
Motorização
O Renault Captur 2024 está disponível apenas com motor 1.3 turbo e câmbio automático do tipo CVT. Este motor entrega 170 cavalos de potência e 27,5 kgfm de torque, sendo compartilhado com a versão topo de linha do Duster e também utilizado em modelos da Mercedes-Benz, resultado de uma colaboração entre as duas montadoras. As opções anteriores de motores 1.6 e 2.0 aspiradas foram descontinuadas.
O desempenho do Renault Captur 2024 é notável, graças ao conjunto mecânico eficiente que impulsiona os cerca de 1.400 quilos do SUV sem esforço. Ele alcança velocidades de 0 a 100 km/h em aproximadamente 9,2 segundos, o que indica boas retomadas de velocidade, importante para ultrapassagens. Quanto ao consumo, o modelo flex apresenta médias de 7,7 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com etanol; já com gasolina, os números são de 10,9 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada.
Conforto
O conforto do Renault Captur 2024 não é seu ponto forte devido à lista de equipamentos limitada, o que pode desencorajar a compra. Faltam recursos de condução semi-autônomos, ausentes mesmo na versão topo de linha, e outros itens comuns em concorrentes, como painel digital ou espelhamento de celular sem fio. O espaço interno é satisfatório, mas não se destaca na categoria. Três adultos podem viajar um pouco apertados, especialmente em trajetos longos. Não oferece o mesmo conforto que modelos como o Citroën C4 Cactus ou Fiat Fastback, embora não seja tão espaçoso quanto um Hyundai Creta. O porta-malas, com capacidade de 437 litros, é suficiente para bagagens familiares sem grandes problemas.
Vale a Pena?
Considerando o design atrativo, o espaço interno e a potência do motor 1.3 turbo, o Renault Captur tem seus pontos positivos. No entanto, sua iminente saída de linha pode impactar negativamente sua valorização no mercado, o que pode ser um ponto a considerar na decisão de compra.
Revenda do Renault Captur
O Captur com tanta turbulência pela qual passou, antes mesmo de sair de linha,já sofria com a baxíssima procura. Assim, a revenda do Captur fica bem prejudicada e, a partir de agora, a os preços irão cair consideravelmente por causa do encerramento da linha. Portanto, com todos os fatores para o Captur sair de circulação, não é um carro bom de revenda.
Manutenção do Renault Captur
A manutenção do SUV Renault Captur é relativamente acessível, com a maioria das revisões custando em torno de R$ 600. A exceção é a quarta revisão, que tem um custo de R$ 1,3 mil, elevando o valor total para pouco mais de R$ 4,8 mil.
Aos 10.000 km, a manutenção fica em torno de R$ 618,98, subindo para R$ 678,49 nas revisões dos 20.000 km e 30.000 km.
No entanto, a quarta revisão, aos 40.000 km, tem um custo mais elevado de R$ 1.359,10.
As revisões seguintes, aos 50.000 km e 60.000 km, mantêm-se na faixa de R$ 738,00 cada.
No total, as revisões somam aproximadamente R$ 4.811,06.
O Renault Captur apresenta um design atraente, bom desempenho com o motor 1.3 turbo e manutenção acessível, especialmente nas primeiras revisões. No entanto, sua saída de linha iminente pode impactar sua valorização no mercado de usados. Considerando todos esses aspectos, a decisão de compra deve levar em conta as preferências individuais do consumidor e sua disposição para lidar com possíveis desafios de revenda no futuro.
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