Dicas
Seguro de carro cobre motor? Veja quando não há cobertura 2024
Se você quer contratar ou já contratou um seguro, mas não sabe exatamente quais situações o Seguro de Automóvel cobre e quais ele não cobre, você está no post certo. Nos tópicos a seguir vamos falar sobre a principais situações em há ou não há cobertura pelo seguro. Fique conosco até o fim e sanaremos todas suas dúvidas!
Seguro De Carro
A hora de contratar um seguro é uma mistura de alívio, (já que você está caminhando para oferecer maior proteção para o seu veículo), com preocupação, (uma vez que surgem inúmeras dúvidas sobre no que realmente na prática este seguro será útil, e quando é que você mesmo com o seguro, ficará na mão, porque não há cobertura em casos específicos.
É nessa hora também, que mesmo com os papéis nas mãos, das cláusulas de cobertura do seguro, você fica sem saber. Isso porque, é tanta informação, tanta coisa para ler e assinar, tanta letra “miúda” para prestar atenção, que no fim das contas raramente os clientes conseguem sanar todas suas dúvidas.
Pensando em nossos leitores, proprietários de veículos, estamos aqui para pontuar com maior clareza esse assunto, e deixar mais bem explicado os motivos que asseguram cobertura, e os motivos que não asseguram. Veja a seguir!
Seguro de Carro Cobre Motor?
Motor de carro não é uma peça simples, já que é um dos principais responsáveis pelo funcionamento do veículo. Zelar dessa peça para que ela sempre esteja em boas condições é de suma importância para a segurança e o bom funcionamento do carro. No entanto, devido à sua complexidade, o conserto nunca é algo fácil. Portanto, é comum as pessoas se questionarem sobre a cobertura do seguro para o motor do carro ao contratar um Seguro de Carro. Precisamos pontuar que não é sempre que o Seguro de carro cobre o motor, mais a frente falaremos as questões mais comuns em que o motorrecebe cobertura do seguro.
O seguro de carro pode fornecer cobertura para o motor em certos casos, porém é importante salientar que ele não abrange questões no motor do carro resultantes de:
• Motor fundido;
• Defeitos de manutenção na concessionária ou em oficinas particulares;
• Defeitos mecânicos;
• Problemas elétricos e similares.
A lista de situações que o seguro não cobre é extensa. Você consegue consultar nas condições estabelecidas da apólice. As seguradoras geralmente incluem cláusulas que excluem esse tipo de problema, principalmente devido ao uso inadequado do veículo pelos segurados.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
==
Quando não há cobertura?
O seguro oferece cobertura para água no motor quando o problema é causado por uma enchente pela qual o motorista não é responsável. Procure ler de forma mais detalhada sobre o Seguro de Carro com cobertura para chuvas e alagamentos, que faz parte das coberturas básicas do seguro.
Vamos dar um exemplo: se o motorista tiver contratado um Seguro de carro com a cobertura para enchentes e alagamentos e, por acaso, estiver preso em um congestionamento durante uma enchente, sem ter como evitar, e seu carro acabar sofrendo com a entrada de água no motor, sim, o seguro irá cobrir. Em caso de perda total, a seguradora irá reembolsar de acordo com o que estava estipulado na apólice.
Agora, no caso de você estiver em um lugar seguro e puder esperar a água da enchente abaixar, porém, por escolha própria decidir atravessá-la, a seguradora irá se recusar a cobrir o motor encharcado. É importante estar atento a esse fato para não perder a cobertura do veículo.
No caso de um motor batido, o seguro também cobre. Se o motor foi danificado em um acidente de trânsito, será fornecida cobertura. A colisão pode resultar em perda total ou perda parcial. No caso de perda parcial, é necessário pagar a franquia de acordo com o que foi estipulado na apólice. No entanto, no caso de perda total, não é necessário efetuar o pagamento da franquia – você apenas será reembolsado de acordo com o valor estabelecido na apólice (geralmente, o preço na tabela FIPE do mês vigente).
O seguro não cobre motor fundido. Esse é outro tipo de incidente que as seguradoras não incluem na cobertura quando se trata do motor de um carro. Como não é possível identificar imediatamente a causa exata da fundição do motor, não haverá compensação.
Um motor fundido pode ter diversas causas, como problemas na instalação elétrica, depreciação causada pelo próprio segurado na tentativa de enganar a seguradora, falta de manutenção, defeito de fabricação, entre outros. O seguro cobre o motor em caso de problemas após uma manutenção? Não! Esse tipo de ocorrência é -bastante comum, mas é importante mencionar que também não há cobertura nesses casos. Se o componente apresentar algum problema, como desligar durante a condução, motor falhando ou vibrações estranhas, e você levar o carro para manutenção, mas após isso o motor quebrar, fundir ou ocorrer algo semelhante, a seguradora não tem a obrigação de arcar com os custos de reparo ou substituição.
O Seguro Auto não cobre o motor em casos de problemas resultantes de defeitos de fábrica. No entanto, é extremamente importante entrar em contato imediatamente com a concessionária onde o veículo foi adquirido e/ou o fabricante. Dessa forma, se estiver dentro do prazo de garantia, você pode solicitar o reparo ou a substituição do motor, dependendo da situação.
A cobertura do seguro auto para o motor se aplica em algumas situações, mas independentemente disso, ao ter um seguro, você sempre pode contar com a assistência 24 horas. Por exemplo, se o motor do seu carro apresentar alguma pane ou superaquecimento durante o trajeto, você pode entrar em contato com o seguro e solicitar um serviço de guincho para ajudá-lo a remover o veículo até a oficina mecânica de sua confiança.
-
Elétricos10 meses Atrás
BYD Yuan UP 2025: Fotos, Preço e Ficha Técnica
-
Motos9 meses Atrás
Royal Enfield Bullet 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica
-
Elétricos10 meses Atrás
Carros elétricos vão ficar mais baratos
-
Honda10 meses Atrás
Honda HR-V usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens
-
Carros8 meses Atrás
Effa V22: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas
-
Carros9 meses Atrás
Effa V21 vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara?
-
Carros10 meses Atrás
10 motivos para comprar (ou não comprar) um BYD Song Plus DM-i
-
Peugeot8 meses Atrás
Mitsubishi Pajero Sport usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens
-
Carros9 meses Atrás
Harley-Davidson Fat Boy Low 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica
-
Dicas9 meses Atrás
Pneu Store é confiável? Telefone, Reclamações e WhatsApp
-
KIA8 meses Atrás
10 motivos para comprar (ou não comprar) um Kia Sportage
-
Carros9 meses Atrás
Toyota Corolla Cross usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens