Toyota
Toyota Yaris: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024
O Toyota Yaris e seu correlato Yaris Sedan foram introduzidos em 2018 com a finalidade de criar uma combinação ideal entre duas vertentes no leque de opções oferecido pela Toyota no Brasil. Colocado entre o Etios e o Corolla, essa linha de veículos compactos aproveitou a plataforma do modelo de entrada e acrescentou um toque de luxo presente no irmão mais sofisticado. Mas será que ele realemnte é bom? veja a seguir a avalição desse sucesso, fique por dentro do consumo, além de apontarmos seus principais problemas!
O Toyota Yaris
Algumas das qualidades do Yaris são realmente dignas de destaque. Tanto o modelo hatch quanto o sedã foram lançados com os mesmos motores 1.3 e 1.5 do Etios – apenas o motor 1.5 foi mantido após a atualização -, que podem ser considerados modestos em termos de desempenho, mas são conhecidos por sua durabilidade e eficiência.
Simultaneamente, o Yaris apresentava um patamar mais elevado de recursos e acabamento, e incorporou do Corolla a transmissão CVT com sete relações simuladas, uma das mais destacadas transmissões de variação contínua disponíveis no mercado.
Concordemos que era uma expectativa natural que o acabamento do Yaris superasse o do Etios, porém, mesmo no caso desse compacto de valor mais elevado, essa característica nunca foi considerada uma de suas principais virtudes. Não é surpreendente que um dos aspectos problemáticos apontados pelos proprietários do Toyota Yaris esteja relacionado à qualidade dos materiais empregados no volante.
O Toyota Yaris É Bom?
A versão de 2024, que foi lançada em janeiro, buscou aprimorar sua oferta de recursos, incorporando sete airbags, controle de estabilidade e tração em todas as variantes, bem como recursos de assistência ao motorista e um novo sistema multimídia. Curiosamente, é exatamente o sistema de entretenimento e informações o aspecto que mais recebe críticas em relação ao Yaris até o modelo do ano de 2023.
Durante o processo de atualização de meio ciclo de vida, o motor 1.3 foi retirado de cena, enquanto o motor 1.5 passou por ajustes para estar em conformidade com as novas regulamentações do Proconve. Esse propulsor específico também tem sido alvo de reclamações, incluindo queixas sobre o acúmulo de resíduos no conjunto mecânico.
Nesse processo de renovação, a fabricante ampliou a garantia do Yaris de três para cinco anos, estendendo essa cobertura para as seis variantes do veículo – três para o modelo hatch e três para o sedã. Em relação aos preços, além do motor 1.5, a única opção restante na linha é a transmissão CVT, o que implica que não há mais disponibilidade de versões com transmissão manual.
O Toyota Yaris Avaliação e Problemas
Veja abaixo os principais contratempos mencionados pelos proprietários do Toyota Yaris. Essas reclamações foram levantadas a partir de fóruns de discussão de donos do veículo nas plataformas de mídia social e também com base em registros no site do Reclame Aqui. Embora a empresa tenha apresentado um nível de resposta relativamente alto, ainda há um considerável número de questões pendentes sem solução.
Multimídia
O portal do Reclame Aqui recebe uma grande quantidade de avaliação ruim, reclamando de problemas relacionados ao sistema multimídia do Yaris, principalmente em relação aos modelos de 2019 e 2020. A maioria dessas queixas está relacionada a dificuldades encontradas durante o processo de atualização do sistema central.
Como resultado, também existem relatos de aplicativos que apresentam problema de mau funcionamento (como o Waze) e de problemas na projeção de smartphones através dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay. A grande maioria dessas queixas ainda não recebeu resposta.
Volante
Outra área problemática do Toyota Yaris, de acordo com os relatos dos proprietários, é o volante. Modelos com menos de três anos de uso apresentam desgaste no volante, incluindo casos em que o revestimento está descascando.
As queixas também se estendem ao fato de as concessionárias cobrarem dos proprietários para resolver esse problema, alegando que a garantia não cobre essa questão. No entanto, algumas ocorrências receberam resposta da montadora.
Cobertura do Motor
O revestimento da cobertura do motor é outro problema que preocupa muitos proprietários do Yaris. Alguns relatam o fato de que essa peça se danifica em casos até com menos de 30.000 km rodados, ou ainda com menos de dois anos de utilização.
Houve um caso em que um cliente adquiriu o veículo zero-quilômetro e constatou que o automóvel foi entregue sem a capa da cobertura do motor. É importante ressaltar que a maioria dessas queixas ainda não recebeu resposta.
Desgastes prematuros em elementos relacionados ao alternador, bem como problemas com o próprio componente, são questões que não são incomuns na gama do Yaris. Como resultado, surgiram várias queixas referentes ao sistema elétrico.
Falhas Mecânicas e Elétricas
Existem registros de reclamações em que o veículo simplesmente para de funcionar repentinamente. Em um desses relatos, o dono menciona que o volante travou no meio de uma curva devido a uma falha inesperada. A grande maioria das queixas no portal do Reclame Aqui permanece sem resposta até o momento.
As falhas no desempenho do motor são mais um aspecto destacado pelos proprietários do Toyota Yaris. Em geral, o diagnóstico aponta para a ocorrência de carbonização no motor.
Conforme relatado pelos clientes, as concessionárias afirmam que a responsabilidade pelos problemas reside no uso de combustível adulterado, porém, os clientes contestam essas alegações feitas pelas lojas. Alguns casos receberam resposta, enquanto outros ainda estão aguardando réplica ou em processo de análise.
O Toyota Yaris Consumo
O consumo de combustível do Toyota Yaris 2024, que é equipado com motor flex em todas as suas variantes, pode ser considerado como um dos principais pontos positivos em relação aos concorrentes, uma vez que é o mais eficiente em termos de economia de combustível dentro de sua categoria.
De acordo com dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, realizado pelo Inmetro, juntamente com informações oficiais fornecidas pela própria fabricante, o Toyota Yaris 2024 registra as seguintes médias de consumo:
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
Em relação à eficiência de consumo de combustível no modo ECO, de acordo com o Inmetro, quando abastecido com gasolina, o Yaris alcança uma média de 12,2 km/l na cidade, enquanto com etanol essa média é de 8,7 km/l. Já em vias rodoviárias, o hatchback da Toyota apresenta uma média de 13,9 km/l com gasolina e 9,8 km/l com etanol.
Toyota Yaris Fotos
–
Toyota Yaris Fotos Interior
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran9 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria