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Volkswagen Virtus usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024
Esse automóvel de tamanho reduzido se evidencia pela sua durabilidade, eficácia nos motores e sistemas de transmissão, bem como pelo seu amplo espaço interior. Entretanto, é crucial estar ciente de suas falhas crônicas.
O Volkswagen Virtus de segunda mão apresenta as mesmas virtudes do modelo novo e implica uma economia de R$ 30.000. Vale muito a pena comprar em 2024. Fique conosco até o fim e veja todas as vantagem. E como nada é perfeito, separamos as principais desvantagens para você decidir. Então bora!
Vitrus Usado Vale a Pena?
Este sedã oferece um alto nível de conforto e tecnologia, com especial destaque para o painel digital e o sistema de entretenimento central. Além disso, está muito bem equipado e seu desempenho se mostra satisfatório tanto em ambientes urbanos como em viagens de longa distância.
Vantagens do Volkswagen Virtus
Dimensões
O Volkswagen Virtus trouxe uma importante inovação à Volkswagen em 2018, destacando-se na categoria de sedãs compactos devido ao seu tamanho semelhante ao de um sedã médio: possui 4,48 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 2,65 metros, o que proporciona um espaço interno bastante atrativo.
Espaço Interior
Essa diferença se torna especialmente notável para os passageiros que viajam no banco traseiro, pois ele acomoda confortavelmente até mesmo passageiros mais altos. Além disso, o porta-malas com capacidade de 521 litros está entre os maiores dentro do seu segmento.
Preço
Enquanto o Volkswagen Virtus novo tem um preço inicial de R$ 90.470, escolher um Virtus usado pode ser uma alternativa bastante atrativa.
Motor
A versão mais popular é a Comfortline, que é impulsionada pelo conjunto mecânico 200 TSI (um motor 1.0 equipado com turbo e injeção direta, entregando 128/116 cv e 20,4 kgfm de torque) em combinação com uma transmissão automática de seis velocidades.
Mecânica e Melhorias
Devidamente equipado, o carro apresenta uma lista de recursos que inclui o sistema de controle de estabilidade (ESP), ajustes de altura e profundidade na coluna de direção, faróis de neblina com auxílio em curvas, uma central multimídia, rodas de liga leve aro 15, retrovisores com ajuste elétrico, sensores de estacionamento traseiros e um volante multifuncional.
Desvantagens do Volkswagen Virtus
Espaço Traseiro
Quanto ao interior, o Volkswagen Virtus deixa a desejar apenas no que diz respeito ao assoalho plano, o que afeta o conforto do quinto passageiro.
Assistência Pós-Venda
O maior desafio surgiu após a compra, relacionado ao atendimento pós-venda, incluindo o plano de manutenção e os serviços oferecidos pelas concessionárias.
Problemas na Cabeça do Motor
Nos motores TSI, o sistema de recirculação de gases é o principal culpado pela formação de carbonização nas válvulas de admissão. A falha na vedação dessas válvulas afeta negativamente o desempenho do motor, resultando em um consumo maior de combustível e um desempenho reduzido.
Consumo de Óleo
No caso do motor MSI, pode ocorrer um consumo excessivo de óleo devido a montagem incorreta, desgaste prematuro dos anéis dos pistões ou problemas nos retentores de válvulas.
Sistema de Resfriamento
O problema relacionado ao vazamento do líquido do radiador devido a uma falha de vedação na carcaça da válvula termostática foi abordado na seção de Autodefesa. É importante também verificar o estado da correia que aciona a bomba d’água.
Turbocompressor
Em motores TSI, é possível enfrentar problemas no retentor do turbocompressor, levando ao vazamento de óleo. Essa questão pode sugerir a presença de um turbocompressor modificado ou de um módulo alterado para aumentar o torque e a potência, o que pode afetar a durabilidade do componente.
Recall
Uma falha na fixação do revestimento das colunas centrais pode ter um impacto negativo no funcionamento dos airbags laterais. Essa questão afeta os modelos dos anos 2018 (chassis JP000001 a JP900185) e 2019 (chassis KP000249 a KP553822).
Excesso de Plástico no Acabamento
Tanto na versão MSI quanto na topo de linha Highline, há um problema de alto nível de ruído interno, que é ocasionado pelo uso excessivo de plástico no acabamento.
Vale a Pena Comprar o Virtus em 2024?
Qual Versão Oferece Melhor Custo-Benefício
As versões mais valorizadas vêm com recursos adicionais, como partida do motor por botão, sensores de estacionamento dianteiros, volante com aletas para troca de marchas, rodas aro 16, sensor de chuva, controle de cruzeiro, sistema de ar condicionado digital, câmera de ré, sistema de detecção de fadiga e monitor de pressão dos pneus.
Se houver indecisão, a versão Highline é uma escolha sólida, pois já inclui controle de cruzeiro e partida por botão como itens de série, além de luzes diurnas em LED, banco traseiro com encosto rebatível e revestimento de couro para a alavanca de câmbio e freio de mão.
Itens que Valem a Pena
É interessante buscar veículos que incluam o pacote Tech High, que oferece uma tela central de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, juntamente com um painel de instrumentos digital. Além disso, bancos revestidos em couro e rodas aro 17 são opções altamente desejáveis.
Buscando um Toque Esportivo?
Se a intenção é obter um desempenho esportivo, considere a versão esportiva GTS, equipada com um motor turbo de 1,4 litro que gera 150 cv de potência. Este modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e atingir uma velocidade máxima de 210 km/h, sem comprometer o consumo de combustível, que é de 11,7 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada.
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Mais em Conta?
Se você está com um orçamento mais limitado, a versão de entrada 1.6 MSI, com 117/110 cv, pode ser a escolha mais adequada. Entre os recursos de série, inclui ar-condicionado, direção elétrica, acionamento elétrico dos vidros, sistema de áudio com Bluetooth e quatro airbags. No entanto, é importante observar que o controle de estabilidade (ESP) é um opcional, e a maioria desses modelos vem com uma transmissão manual de apenas cinco marchas.
Mais Eficiente em Termos de Consumo?
A sintonia fina do conjunto formado pelo motor 1.6 e o câmbio automático, uma combinação lançada em 2019, demonstra um claro comprometimento com a economia de combustível. O Volkswagen Virtus 1.6 alcançou números de consumo de gasolina (12,4 km/l na cidade e 17,8 km/l na estrada) que se equiparam aos do eficiente Highline 1.0 TSI (12,7 km/l e 17,6 km/l).
Os testes de aceleração (de 0 a 100 km/h em 13,9 segundos e de 0 a 1.000 metros em 34,9 segundos) destacam ainda mais a ênfase dada à economia de combustível em detrimento do desempenho.
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