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Volvo C40 vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024
Os carros elétricos da Volvo vêm ganhando destaque, oferecendo mais potência e preços mais acessíveis para a linha de 2024. Uma novidade empolgante é a introdução da versão de entrada Plus para o Volvo C40, agora equipada com um novo motor traseiro.
Anteriormente, o C40 era exclusivamente oferecido com a mecânica Ultimate, composta por dois motores. No entanto, a chegada dessa nova versão com apenas um motor levanta a questão: será que vale a pena investir em um Volvo C40 em 2024? Então será que vale a pena comprar um volvo C40 em 2024? vamos juntos ver se é bom de revenda e se sua manutenção é cara!
O Volvo C40
O Volvo C40, lançado em 2021, representa um marco para a marca sueca como seu primeiro SUV-cupê. Este modelo também se destaca por ser o primeiro veículo totalmente elétrico da empresa em todo o mundo, oferecendo tração integral e um design mais elegante e arrojado em comparação com seu irmão, o XC40. No entanto, a Volvo não para no tempo, e no final de 2023, apresentou o C40 Plus, trazendo mudanças significativas, como a substituição do motor e sua posição, movendo-o do eixo dianteiro para o traseiro. Essas alterações prometem melhorias em eficiência e dirigibilidade.
Volvo C40 vale a Pena Comprar?
O Volvo C40 representa uma opção que vale a pena considerar? Absolutamente. Este veículo é mais do que apenas um carro – é um compromisso com a sustentabilidade. O projeto do C40 adota uma abordagem ecologicamente consciente, sendo o primeiro carro da marca a abandonar o uso de couro, entre outras iniciativas. Além disso, introduz novos conceitos de produção, simplificando a gama de versões para otimizar o tempo de fabricação e garantir entregas mais rápidas. Essa combinação de inovação e responsabilidade ambiental faz do Volvo C40 uma escolha atraente para quem busca um veículo que vá além do desempenho na estrada.
Design
Quando comparado ao XC40, o Volvo C40 apresenta um visual mais esportivo e distintivo. O seu estilo cupê por si só já enfatiza essa característica, juntamente com a parte inferior mais esculpida e as caixas de roda proeminentes. No entanto, o que realmente o diferencia do XC40 Plus são não apenas as mudanças estéticas, mas também as melhorias no conjunto de motor e baterias, em comparação com o modelo anterior, o P6. Essas alterações adicionais contribuem para uma experiência de condução ainda mais aprimorada e eficiente.
Motorização
Uma novidade emocionante para o Volvo C40 é a introdução de uma versão equipada com apenas um motor, uma mudança significativa em relação à configuração anterior com dois motores, conhecida como Ultimate, que oferecia 408 cv de potência. O C40 Plus marca a estreia desse conjunto de motor único no SUV-cupê, antes disponível apenas na versão P8, que ainda está à venda.
Essas atualizações vêm com um preço inicial de R$ 314.950 para o C40. Além disso, a montadora implementou melhorias no carregador de bordo das versões Recharge, que são híbridas plug-in. Agora operando com uma frequência de 6,4 kW, quase o dobro da capacidade anterior, possibilitando uma recarga completa em apenas três horas.
Para o C40 Recharge 2024, monomotor de tração traseira, são oferecidas duas opções: C40 Recharge Plus e C40 Recharge Twin Ultimate. Essas opções oferecem aos compradores uma variedade de escolhas para atender às suas necessidades de desempenho e eficiência.
O Volvo C40 passou por mudanças significativas, incluindo a troca da posição do motor para o eixo traseiro, uma alteração que acompanhou a introdução das versões de um motor. Este novo motor, do tipo imã permanente e desenvolvido pela própria Volvo, é 3% mais potente do que o anterior conjunto P6, oferecendo agora 238 cv (175 kW) em comparação com os anteriores 231 cv (170 kW), mantendo os mesmos 33,6 kgfm de torque.
A bateria, com capacidade de 69 kWh (67 kWh úteis), recebeu melhorias na eficiência de arrefecimento e é homologada para uma autonomia de 470 km (WLTP) ou 385 km de acordo com o Inmetro. O tempo de carregamento também teve uma leve melhoria, permitindo uma carga de 10 a 80% em cerca de 34 minutos utilizando um carregador DC de 130 kW. Em corrente alternada, a potência máxima de recarga é de 11 kW, suficiente para recuperar de 20% a 80% em 3 horas e 45 minutos.
Com a introdução das novas versões monomotor do C40, a Volvo busca fortalecer sua posição no mercado e recuperar o terreno perdido nos últimos meses. Essas atualizações não apenas melhoram o desempenho e a eficiência do veículo, mas também demonstram o compromisso contínuo da Volvo em oferecer produtos inovadores e competitivos.
Desempenho
Em testes de rua, o Volvo C40 demonstrou um desempenho sólido, atingindo a marca de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos, o que é impressionante para esta potência da nova versão. A velocidade máxima aumentou para 180 km/h, uma melhoria significativa em comparação com a linha P6 anterior, que estava limitada a 160 km/h. As retomadas na faixa dos 5 a 6 segundos também garantem agilidade em ultrapassagens, tanto em ambientes urbanos quanto rodoviários. Esses números refletem um equilíbrio eficiente entre desempenho e eficiência, tornando o Volvo C40 uma escolha atraente para quem busca um veículo elétrico dinâmico e responsivo.
Dirigibilidade
Após experimentar tanto o XC40 quanto o C40 em suas versões de tração integral e monomotor, é seguro afirmar que o C40 Plus continua sendo um excelente carro elétrico. No dia a dia, ele oferece desempenho mais do que adequado para as necessidades cotidianas, além de disposição para viagens rodoviárias, comportamento dinâmico satisfatório e, agora, um consumo mais baixo associado a uma melhor autonomia.
Em termos de dirigibilidade, o C40 Plus resolve uma das questões problemáticas do XC40 P6. Mesmo com potência não tão elevada, o XC40 P6 tendia a perder aderência facilmente com uma leve pressão no acelerador. O C40, com o motor traseiro, oferece um equilíbrio superior, permitindo uma condução mais ágil e a demanda por potência e torque com maior confiança. Esse é um dos aspectos positivos dessa mudança na posição do motor.
Essa flexibilidade é uma das vantagens dos carros elétricos. A capacidade de realizar essa alteração simplesmente escolhendo a posição do motor, sem muita complexidade, para corrigir questões identificadas ao longo do tempo e resultado de estudos e desenvolvimento de engenharia. Houve melhorias na distribuição de peso, tração e na maneira como o carro se comporta em curvas, resultando em uma experiência de direção ainda mais agradável.
Estrutura
O Volvo C40 compartilha sua plataforma com seu irmão XC40. Ao contrário de muitos fabricantes que estão optando por desenvolver modelos em plataformas exclusivas para veículos elétricos, esse não é o caso aqui. A plataforma CMA da Volvo estreou com o XC40 em 2017, inicialmente apenas para modelos a combustão e mais tarde para híbridos plug-in, e continua sendo relevante até hoje. Os resultados em termos de desempenho, eficiência e tecnologia ainda são bastante positivos, destacando a capacidade da Volvo de adaptar sua plataforma existente para atender às demandas crescentes por veículos elétricos.
Vale a Pena?
Com um preço de R$ 359.950, o Volvo C40 Plus pode não ser mais o líder em custo-benefício em seu segmento, mesmo sendo um carro elétrico com um refinamento superior em comparação com modelos de marcas generalistas e/ou chinesas. No entanto, outros modelos premium, como o BMW iX1 xDrive30 (R$ 434.950) e o Mercedes-Benz EQA 250 (R$ 480.900), têm preços ainda mais elevados. Mesmo entre os modelos generalistas, o Renault Megane E-Tech, com um bom pacote de equipamentos, um trem de força similar e tecnologia, por R$ 279.990, merece ser considerado.
É evidente que o segmento de carros elétricos está evoluindo rapidamente, em um ritmo quase difícil de acompanhar. No entanto, ao dirigir o C40 Plus, fica claro que a Volvo ainda está competitiva, oferecendo um produto de qualidade. No entanto, não possui mais o mesmo destaque de antes, já que seus concorrentes estão se esforçando para acompanhar o ritmo. O que o futuro reserva para o C40? Somente o tempo dirá.
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O Volvo C40 É Bom de Revenda
O Volvo C40 apresenta excelentes resultados quando se trata de revenda. Este utilitário esportivo é altamente desejado entre os modelos premium, e isso reflete-se em sua desvalorização após um ano, que é de apenas 11% na categoria de SUV Compacto. Esses números fazem do C40 uma opção atrativa para aqueles que desejam aproveitar o veículo e, posteriormente, decidir por uma mudança sem arrependimentos.
A estratégia de eletrificação da Volvo não se limita apenas aos modelos totalmente elétricos; até mesmo os híbridos da fabricante sueca figuram bem no ranking de revenda. Isso demonstra a confiança do mercado nos produtos da Volvo, independentemente da tecnologia de propulsão.
O Volvo C40 Manutenção é Cara
No que diz respeito à manutenção, a Volvo oferece uma garantia sólida para seus modelos equipados com motores elétricos. Para os carros Pure Electric, como o Volvo C40 2024, a garantia para os componentes da bateria é de 8 anos ou 160.000 km. No entanto, vale ressaltar que essa garantia não se estende ao restante do sistema de alta tensão. Já para os carros híbridos plug-in, a cobertura é de 5 anos ou 100.000 km.
É importante observar que as baterias de lítio nos carros da Volvo experimentam uma perda gradual de capacidade ao longo do tempo, o que é considerado normal e não está incluído na garantia mencionada anteriormente.
Quanto às revisões, tanto para o C40 quanto para o XC40, as paradas na concessionária são programadas para ocorrer a cada 30.000 km ou 24 meses, o que acontecer primeiro. Isso demonstra o compromisso da Volvo em garantir que seus veículos sejam mantidos em condições ideais de funcionamento, proporcionando tranquilidade aos proprietários quanto à manutenção de seus carros elétricos.
O plano de manutenção inclui paradas na concessionária a cada 30.000 km ou 24 meses. Além disso, a Volvo oferece opções adicionais para intervalos de quilometragem mais longos, como 60.000 km ou 48 meses por R$ 949, 90.000 km ou 72 meses por R$ 499, 120.000 km ou 96 meses por R$ 949, e 150.000 km ou 120 meses por R$ 499.
Por ser um carro premium, os preços de manutenção pode ser considerado até barato, dada a categoria. Outro ponto que deve ser pesado na hora que for comprar é o preço das peças individuais. Mas de modo geral é um carro com pouca manutenção, o que a longo prazo traz benefícios ao seu bolso.
Volvo C40 Fotos
Volvo C40 Interior
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