Acesse Nossas Redes Sociais

Carros

10 motivos para comprar (ou não comprar) um BYD Song Plus DM-i 2025

Atualizado

em

O BYD Song Plus DM-i é um SUV híbrido que combina um design atraente, desempenho e eficiência energética. Após um período com este modelo chinês, é seguro dizer que este carro é o “inimigo” dos frentistas. Quer saber por quê? Vamos conferir os 10 motivos para comprar (ou não comprar) um BYD Song Plus DM-i!

O Song Plus DM-i é o pioneiro da BYD no Brasil a trazer a tecnologia exclusiva super híbrida plug-in DM-i. Essa tecnologia oferece ótima eficiência energética, desempenho elevado e funcionamento suave. Com uma bateria de 8,3 kWh e um tanque de combustível de até 60 litros, que atualmente suporta apenas gasolina, este SUV chinês possui uma autonomia praticamente ilimitada.

Motivos para Comprar um Song Plus DM-i

Bem Comercializado

Amplamente comercializado, o BYD Song Plus é um dos modelos chineses mais populares. Surpreendentemente, é uma escolha frequente entre os moradores de prédios de classe média-alta e frequentadores de shoppings sofisticados. Em 2023, registrou a venda de 2.303 unidades até agosto, estabelecendo-se como o modelo mais vendido da BYD no mercado brasileiro.

Preço

Em termos de preço, o BYD Song Plus é mais caro que o Toyota Corolla Cross Hybrid, que custa até R$ 210.990. Contudo, é um veículo plug-in com um porte maior. Se comparado ao GWM Haval H6 PHEV, outro modelo chinês, o Song Plus fica abaixo em preço, já que o H6 é vendido por R$ 269 mil. No entanto, ele não alcança os preços do Volvo XC60 (R$ 419.950), Audi Q5 PHEV (R$ 452.990) e BMW 330e (R$ 409.950), por exemplo.

Lançamento:  Mini Countryman vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara?

Espaço Interno

O BYD Song Plus oferece um amplo espaço interno. Como um SUV médio, tem 4.705 mm de comprimento, 30 cm a mais que um Jeep Compass, e um entre-eixos de 2.765 mm, semelhante aos 2.794 mm do Jeep Commander. Seu porte atraiu muitos consumidores que valorizam o espaço interno generoso, especialmente no banco traseiro, com um piso plano que proporciona conforto mesmo para o passageiro central. Além disso, conta com um porta-malas de 574 litros, que poderia ser ainda maior se não fosse pelo conversor do sistema elétrico instalado no assoalho.

Desempenho

O BYD Song Plus adota a tecnologia DM-I, que utiliza um motor 1.5 aspirado com variador no comando de admissão, entregando 110 cv e 13,8 kgfm de torque. Estes números podem parecer modestos considerando o tamanho e peso do veículo, que pesa 1.700 kg. No entanto, o motor elétrico compensa essa limitação com 179 cv e 32,2 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de 8,3 kWh.

O sistema DM-I prioriza a eficiência do motor a combustão. Como o motor elétrico fornece a potência necessária, o motor a combustão opera em ciclo Atkinson, com uma alta taxa de compressão. Além disso, devido aos sistemas elétricos por bateria de alta tensão, o Song Plus dispensa periféricos como alternador e compressor de ar-condicionado mecânico ligados ao motor. Também possui sistemas de gerenciamento de temperatura separados para o bloco e cabeçote, visando a máxima eficiência possível.

Lançamento:  Novo Camaro SS - Preço, Fotos, Versões, Novidades, Mudanças

Motivos Para NÃO Comprar um Song Plus DM-i

Design Genérico

Muitos não consideram o Song Plus como o mais atraente. A frente pode parecer genérica em comparação com outros SUVs, com uma grade grande e faróis finos, lembrando em alguns momentos o Chevrolet Tracker. As linhas laterais são simples, com rodas de 19″, e a traseira apresenta lanternas em LEDs interligadas, algo já comum no segmento. Os modelos mais recentes da BYD possuem designs mais distintos nesse aspecto.

Questões de Projeto Antigo

O BYD Song Plus é o modelo mais antigo da marca disponível no mercado brasileiro. Enquanto os modelos elétricos Dolphin, Yuan Plus e Seal foram desenvolvidos com bases dedicadas, o Song Plus foi adaptado ao longo do tempo e mostra sinais de envelhecimento em diversos aspectos. Algumas deficiências e excessos presentes no SUV já foram corrigidos nos modelos mais recentes, que prometeram resolver essas questões antes da nacionalização.

Interior Carregado

O interior do Song Plus é bem construído e utiliza materiais de alta qualidade onde há contato frequente com as mãos. No entanto, há uma variedade excessiva de materiais e cores. A combinação de preto e cinza com acabamentos em aço escovado, couro claro e detalhes em laranja pode sobrecarregar o acabamento de qualidade. Essa mistura de estilos é mais apreciada na China e a BYD ainda não ajustou totalmente ao gosto do consumidor brasileiro.

Painel de Instrumentos

O painel de instrumentos digital do BYD Song Plus ainda mantém um formato e disposição tradicionais, sem adotar a tendência das telas separadas. Embora tenha uma boa resolução, ainda não está completamente traduzido para o português e apresenta vários menus de informação. No entanto, isso pode ser frustrante, já que o carro tende a manter a tela do assistente de condução como padrão.

Lançamento:  Novo Chevrolet Cruze 0km - Preço, Cores, Fotos

Tela de Multimídia Limitada

A tela de multimídia de 12,8”, apesar de ser giratória, ainda não oferece suporte para espelhamento sem fio. Além disso, se optar pelo espelhamento com fios, a tela só pode ficar na posição horizontal, mostrando que o sistema foi adaptado nesse aspecto. Similar ao GWM Haval H6, é inconveniente ter que sair do espelhamento para ajustar a temperatura do ar-condicionado. Seria possível reservar um pequeno espaço na tela para essa função, economizando apenas alguns centímetros em cada canto.

Sistema de transmissão simplificado

Assim como no Corolla Cross, o BYD Song Plus também adota uma transmissão simplificada, com apenas planetárias e duas grandes engrenagens que transferem a potência para as rodas. Nesse sistema de transmissão, encontra-se o motor elétrico, e o sistema eletrônico controla como cada componente funciona e sua contribuição para movimentar o Song Plus DM-i. Embora a potência combinada seja de 235 cv, na prática, essa potência não se faz tão presente.

Últimos Lançamentos de Carros

Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos? Deixe sua opinião nos comentários.
INSCREVA-SE:

Song Plus DM-i Fotos

 

Song Plus DM-i Interior

 

 

Compartilhar:

Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo

Novidades

Categorias

Páginas

Em Destaque

Carros Lançamentos é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Dicas e novidades sobre veículos feito por redatores especializados no setor automotivo.