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10 motivos para comprar (ou não comprar) um Honda City hatchback 2024
O Honda City Hatchback estreou no Brasil em 2009, sempre esteve na sombra do Civic. Com a interrupção da produção nacional do Civic, que retornou no ano passado em uma versão importada e mais cara, o City Hatchback tornou-se a principal escolha para quem procura um hatch ou sedã da marca japonesa. Atualizado em 2022, o City agora brilha por conta própria, sendo uma opção muito atraente.
Motivos Para Comprar um Honda City hatchback
Visual
A aparência é um dos principais fatores que fazem o New Honda City hatch ser uma opção atraente. A fabricante japonesa investiu em um design moderno, aerodinâmico e marcante para suceder o Fit, visando especialmente o público jovem. Embora não seja tão arrojado quanto o Volkswagen Nivus, ele possui uma presença marcante que agrada a diversos tipos de consumidores, especialmente devido aos conjuntos ópticos bem projetados na frente e atrás do veículo.
Mais Versões
Após quase dois anos no mercado, a atual geração do Honda City apresenta novas versões mais acessíveis na linha 2024. O Honda City 2024 agora oferece a versão de entrada LX, que custa R$15.500 a menos, começando em R$113.600. Além disso, o City LX se torna uma nova opção para o City hatch.
Comparado ao City LX, a versão inclui chave presencial para acesso ao carro e porta-malas, câmera de ré, rodas de liga leve aro 16”, faróis de neblina, piloto automático e revestimento do apoio do braço em couro, custando R$120.100. As opções Honda City EXL e Touring mantêm seus pacotes inalterados. Agora, há 4 opções para atender diferentes orçamentos e preferências.
Consumo
Em tempos de combustível caro, é fundamental investir em um carro econômico, certo? O Honda City hatch foi projetado com esse objetivo em mente. Embora ainda não seja elétrico, o novo modelo da marca japonesa não consome muita gasolina.
O motor 1.5 flex, que oferece 126 cavalos de potência e 15,6 kgfm de torque, combina bem com o câmbio automático CVT de 7 velocidades. Isso resulta em números bastante interessantes de consumo quando abastecido com gasolina.
De acordo com a marca, no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o City hatch registrou oficialmente médias de 10,5 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada.
Pacote Tecnológico
Um dos principais motivos para adquirir o Honda City hatch é o seu avançado pacote tecnológico. Além da conexão Bluetooth com a excelente central multimídia de 8 polegadas, que inclui Android Auto e Apple Carplay, o modelo da marca japonesa é um exemplo de carro conectado.
Segurança
O Honda City hatch se destaca também pelo seu completo pacote de segurança oferecido pela montadora japonesa. Na versão Touring, que representa o topo de gama, o veículo vem equipado com o Honda Sensing, um conjunto abrangente de sistemas de assistência ao motorista. Este pacote inclui cinco componentes fundamentais:
A marca destaca cinco sistemas que compõem os recursos de segurança do Honda City hatchback:
LKAS (Sistema de Assistência de Permanência em Faixa): Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção para auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação.
ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo): Ajuda o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente. RDM (Sistema para Mitigação de Evasão de Pista): Detecta a saída da pista e ajusta a direção para evitar acidentes. AHB (Ajuste Automático de Farol): Alterna automaticamente entre os fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação noturna.
CMBS (Sistema de Frenagem para Mitigação de Colisão): Ativa o freio ao detectar uma possível colisão frontal, visando reduzir acidentes. Além disso, é capaz de identificar pedestres e veículos no mesmo sentido ou em sentido oposto.
Desvantagens de Comprar um Honda City hatchback
Falta de opções de motorização
Todos os modelos do Honda City vêm equipados com o mesmo motor 1.5 16V aspirado, que produz até 126 cv e 15,5 kgfm de torque, sempre associado a uma transmissão automática do tipo CVT com simulação de sete marchas. A decisão da Honda de não oferecer o City hatch com o motor 1.0 turbo de três cilindros, presente em alguns modelos da marca em outros países, impactou no desempenho do veículo. O motor aspirado de 1.5 litros acaba não sendo tão eficiente em comparação com os motores de concorrentes menores.
Ao analisarmos os dados oficiais de aceleração de 0 a 100 km/h fornecidos pelas montadoras, o City não se destaca. Ele leva 10,7 segundos para atingir essa velocidade, ficando atrás do Volkswagen Polo (9,8 segundos), Hyundai HB20 (9,3 segundos) e até mesmo do Chevrolet Onix (10,6 segundos). Em comparação com o Cruze RS, a diferença é ainda mais significativa, já que o modelo da Chevrolet alcança essa marca em 9 segundos.
Isolamento acústico
A falta de isolamento acústico na cabine é mais um ponto negativo do Honda City, o que o torna um motivo para pensar duas vezes antes de adquirir o hatch da marca japonesa. Isso se deve principalmente ao motor 1.5 flex, com 126 cavalos de potência. Embora seja eficiente e econômico tanto na cidade quanto na estrada, ele sofre por não ser turbo. Isso, somado ao câmbio CVT que simula 7 velocidades, resulta em momentos em que o carro demora mais do que o esperado para responder. O motor aumenta de rotação e, consequentemente, o barulho também.
Espaço do porta-malas
Um aspecto decepcionante do New Honda City hatch é o espaço do porta-malas, que consideramos o mais fraco entre eles. Isso é uma consequência do excelente espaço interno do veículo. Devido ao bom aproveitamento interno do City hatch, que tem 4,34 metros de comprimento e 2,60 metros de entre-eixos, o porta-malas acabou sendo comprometido. Para uma comparação mais precisa, é importante destacar que ele é menor do que o porta-malas do Renault Kwid, por exemplo. O City oferece 268 litros de capacidade, enquanto o compacto francês oferece 290 litros.
Recursos Tecnológicos
Apesar do excelente pacote tecnológico do Honda City hatch, a ausência do carregador de celular por indução é uma falha. Esse recurso já está presente em carros de porte similar, e a montadora japonesa deixar esse pequeno detalhe passar despercebido na lista de itens disponíveis causou estranheza.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
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Preço
Mesmo sendo difícil encontrar um carro com tantos atrativos tecnológicos e de segurança por um valor acessível nos dias de hoje, o Honda City hatch poderia ser um pouco mais em conta para atrair uma gama maior de consumidores. Mesmo a nova versão de entrada já parte dos R$ 113.600.
A versão Touring, disponibilizada pela montadora japonesa por preços a partir de R$ 138.100, é mais acessível em comparação com o Chevrolet Cruze RS, que começa em R$ 155 mil. No entanto, o preço do City hatch começa a se aproximar de bons SUVs, como o Tracker Premier da GM, que oferece motor turbo 1.0 e representa um nível superior.
Honda City hatchback Fotos
Honda City hatchback Interior
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