Detran
Como Fazer Transferência de Veículos pela Internet 2024
Transferência Digital de Veículos 2024
Já está em funcionamento a nova forma de fazer transferência de veículos pela internet, utilizando a ATPV-e, a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo, versão digital. O serviço está disponível na CDT, a Carteira Nacional de Trânsito, a qual agrega também a versão digital da CNH e do CRLV. Vamos conhecer a transferência digital de veículos 2024 e ver o passo a passo de todo o processo.
Como Transferir um Veículo?
O procedimento para transferência de veículos é relativamente burocrático, tendo em conta o número de passos e processos a se realizar. Antes de saber como fazer transferência de veículos pela internet, vamos entender como funcionava o serviço antes de ter a opção digital.
O primeiro passo para transferir um veículo é verificar todos os documentos através do site do DETRAN ou do SEFAZ do estado, tendo em mãos o número do renavan e a placa do automóvel. A pesquisa é referente aos débitos, pois para iniciar a transferência do bem, é necessário quitar todas as dívidas antigas. Com a situação ok, o proprietário pode preencher o CRV, Certificado de Registro de Veículo, indicando o futuro proprietário.
Com o CRV devidamente preenchido com os dados do novo e do atual proprietário, os quais incluem RG, CPF, data de venda, endereço, além do valor no qual o veículo foi comerciado, o atual dono deve assinar o documento, tendo comprador 1 mês para finalizar a transferência.
É necessário realizar a autenticação e reconhecimento de firma do CRV em cartório, por ambas as partes, e depois informar o DETRAN, através do aplicativo ou site, sobre a transação, para ser gerada a taxa de transferência do veículo, com valor definido de acordo com o estado de origem. Além de ser responsável por emitir a guia de pagamento, também é de atribuição do DETRAN a vistoria, a fim de verificar se o veículo está em boas condições e atende as normas nacionais de trânsito. Com tudo ok, a transferência pode seguir.
São solicitados os documentos, preenchidos no CRV, do comprador e a apresentação de um comprovante de residência com data de emissão de até 3 meses. Munido com tudo necessário, além do comprovante de pagamento da taxa, o novo proprietário deve comparecer ao DETRAN para dar continuidade ao processo de transferência do veículo, e aguardar a emissão dos novos CRV e CRLV em nome do novo dono.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
Como Transferir um Veículo pela Internet?
A inclusão do serviço de transferência digital de veículos adiantou muitos passos do processo, sendo possível realizar em bens registrados a partir de 2023, utilizando a Carteira Digital de Trânsito, disponível para download em smartphones com sistemas Android e iOS. Com o aplicativo devidamente instalado, o usuário deve se cadastrar na plataforma gov.br, um serviço do governo federal que engloba um banco de dados dos cidadãos, contendo informações e documentos para desburocratizar o acesso em diversas vertentes públicas.
Para realizar a transferência de veículos pela internet, tanto o vendedor, quanto o comprador, devem informar, através da CDT, todos os dados solicitados, iniciando pelo cadastro do atual proprietário, que deve informar o nome e documentos do futuro dono, o qual receberá uma notificação pelo app da Carteira Nacional de Trânsito. O próximo passo é concluir a solicitação preenchendo o formulário de transferência de veículo, pagar a taxa e agendar a vistoria no DETRAN. Realizando digitalmente, não é preciso comparecer no cartório.
Como Transferir um Veículo Financiado?
Bens financiados possuem procedimentos diferentes para transferência, pois o veículo é propriedade da financeira, até a quitação da dívida. Cada banco possui suas próprias regras para transferir financiamentos, sendo realizado apenas de pessoa física para pessoa física e jurídica para jurídica. Estando enquadrado nessa classificação, é realizada toda uma nova análise de crédito, agora em nome do futuro proprietário, podendo ter a transferência de financiamento negada pela empresa.
Se o banco ou financeira aprovar o novo financiamento, a transferência do veículo ocorre com a elaboração de um novo contrato, em nome do comprador. A dívida é transferida para ele, com a possibilidade de enquadramento em novas regras e cláusulas, sendo que o valor do financiamento e das parcelas podem sofrer alterações. Depois de formalizar o novo contrato, as partes envolvidas precisam iniciar o processo de transferência do veículo, sendo através da internet ou pela forma tradicional, comparecendo presencialmente em um cartório e no DETRAN.
Como Transferir um Veículo Através de Terceiros?
O comprador e o vendedor podem se poupar das burocracias e contratar um despachante para realizar a transferência do veículo, assinando uma procuração para um terceiro dar entrada no processo e pagando pelo serviço do profissional e tarifas necessárias do DETRAN.
Para esclarecer dúvidas, entre em contato com o DETRAN de seu estado, através dos canais disponíveis no site, ou por agendamento para atendimento presencial.
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran9 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria