Volkswagen
10 motivos para comprar (ou não comprar) um Volkswagen T-Cross 2024
O Volkswagen T-Cross se destaca no mercado brasileiro, já ultrapassando as 60 mil unidades vendidas em 2024, e a previsão é de um aumento considerável em 2024.
No entanto, é importante estar ciente de alguns problemas deste SUV ao pensar em tê-lo na sua garagem. Alguns desses inconvenientes são amplamente reconhecidos, enquanto outros surgiram em modelos mais recentes.
Será que esses defeitos devem influenciar sua decisão a ponto de considerar outros SUVs?
Ou será que o modelo da Volkswagen ainda é a opção mais vantajosa por aqui? Descubra agora os 10 motivos para comprar ou não o Volkswagen T-Cross!
Motivos Para Comprar um Volkswagen T-Cross
Conforto
Quando se trata de conforto, o T-Cross apresenta dimensões de 4.199 mm de comprimento, 1.760 mm de largura e 1.598-1.601 mm de altura. Embora seja maior que alguns concorrentes, como o Fiat Pulse e o Peugeot 2008 Allure, é um pouco menor que o Jeep Renegade, o Corolla Cross, o Hyundai Creta e o GM Tracker.
Apesar disso, o veículo proporciona conforto, com assentos bem projetados e espaço suficiente para viagens sem preocupações. Destaca-se também pelo teto solar panorâmico “Sky View”.
Economia
Quanto à economia, as versões com motor 1.0 do T-Cross oferecem um desempenho notável, considerando o peso do veículo (1.241 kg). Segundo o Inmetro, o SUV alcança uma média de 8,3 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol, e 12 km/l e 14,4 km/l, respectivamente, com gasolina.
Embora esses números possam parecer modestos à primeira vista, são especialmente positivos ao comparar com concorrentes como o Jeep Renegade, que registra 7,7 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada.
Segurança
A segurança é uma prioridade em todas as versões do T-Cross, que vêm equipadas com componentes essenciais do mercado. Destacam-se os seis airbags, abrangendo frontais, laterais e de cortina, proporcionando uma camada adicional de proteção aos ocupantes. Além disso, o modelo conta com controle eletrônico de estabilidade, controle de tração (ASR), bloqueio do diferencial (EDS) e assistente de partida em rampas, essenciais para garantir a estabilidade e controle durante diferentes condições de condução. Essa abordagem dedicada à segurança reflete na avaliação do Latin Ncap, onde o T-Cross conquistou uma nota perfeita de 5 (de 5), posicionando-o como um dos carros mais seguros disponíveis no mercado latino-americano.
Motorização
A motorização do T-Cross é notavelmente sólida, especialmente nas versões de entrada, Sense TSI, e nas TSI e Comfortline. Equipadas com um motor 1.0 de 3 cilindros, essas variantes proporcionam um desempenho respeitável, entregando 128 cv a 5.500 rpm com etanol e 116 cv a 5.500 rpm com gasolina. O torque de 20,4 kgfm contribui para uma condução eficiente. As velocidades máximas alcançadas são de 187 km/h com etanol e 182 km/h com gasolina, destacando a versatilidade dessa motorização. Por outro lado, a versão Highline se destaca ao contar com um motor 1.4 que entrega impressionantes 150 cv e 25,5 kgfm de torque, conferindo ao veículo um desempenho robusto e uma experiência de condução ainda mais potente.
Tecnologias Aplicadas
A tecnologia embarcada no T-Cross é digna de destaque, oferecendo uma experiência notável. Embora não atinja o mesmo nível de sofisticação encontrado em um Tesla, o SUV entrega uma gama impressionante de recursos a um preço bastante atrativo. Tanto na arquitetura quanto nos elementos de conforto, o T-Cross não deixa a desejar.
O modelo apresenta o sistema VW Play, com uma tela de 10,1 polegadas, proporcionando uma interface moderna e intuitiva. O sistema Park Assist 3.0 é uma adição valiosa, facilitando as manobras de estacionamento. Além disso, a função de freio de manobra aprimora ainda mais a praticidade nas situações cotidianas.
No quesito entretenimento, o T-Cross surpreende com um sistema de som de alta qualidade, incluindo um subwoofer no porta-malas e uma potência impressionante de 300 watts. Esses elementos contribuem para uma experiência de condução envolvente e confortável, consolidando o T-Cross como uma opção tecnologicamente avançada dentro de sua faixa de preço.
Motivos Para NÃO Comprar um Volkswagen T-Cross
Acabamento Barulhento
O T-Cross, infelizmente, peca no acabamento, sendo alvo de reclamações sobre ruídos. Esse problema se estende a outros modelos da marca, evidenciado pela presença excessiva de plásticos rígidos no painel e console. Apesar dos esforços para melhorar a percepção, adicionando superfícies que imitam materiais de qualidade superior, ao toque, a predominância do plástico permanece. Isso não apenas resulta em riscos mais visíveis, mas também pode levar a desencaixes de peças na cabine, algo indesejado para um veículo na faixa de R$ 122 mil a quase R$ 175 mil. O incômodo principal reside nos frequentes ruídos, levando alguns proprietários a recorrer a especialistas para solucionar o problema, muitas vezes desmontando partes e adicionando espuma entre elas. Apesar de ser um problema compartilhado por outros concorrentes, não ameniza a irritação dos proprietários.
Caro
A versão de entrada, por exemplo, começa em quase R$ 122 mil, mas ainda traz rodas aro 16 com calotas. Ao subir para a opção 200 TSI, com recursos adicionais como ACC, rodas de liga leve, painel digital e multimídia Composition Touch, o preço ultrapassa os R$ 140 mil. A versão Comfortline, com um pacote mais equilibrado, salta para quase R$ 159 mil. O destaque negativo vai para o T-Cross Highline, o mais equipado, com motor 1.4 TSI, mas com um preço assustador de R$ 174.690, sem opcionais. Com adições como pintura bicolor, teto solar panorâmico Sky View e o pacote Tech (Park Assist e faróis em LED), o preço final pode chegar a R$ 188.900. Mesmo sem opcionais, o T-Cross Highline é mais caro que as versões topo de linha de concorrentes como Kicks (R$ 148.790), Duster (R$ 148.990), Fastback (R$ 154.490) e Tracker (R$ 167.620), ficando abaixo apenas de Creta (R$ 179.890) e Renegade (R$ 180.990). Dentro da própria linha da Volkswagen, o Taos Comfortline, seu irmão maior, é mais acessível, custando R$ 186.280, evidenciando a elevada cifra do T-Cross.
Porta-Malas Sem muito Espaço
Para quem procura um SUV visando espaço, o porta-malas do T-Cross, com capacidade de 373 litros, pode ser considerado pequeno. Embora supere o Renegade, que oferece apenas 320 litros, fica atrás de concorrentes como Fastback (516 litros), Duster (475), Kicks (432) e o antigo Creta (431). A alternativa de aumentar a capacidade para 420 litros envolve ajustar a posição do encosto do banco traseiro, sacrificando o conforto dos passageiros na segunda fila, especialmente em viagens mais longas. Outra solução, modificar o tampão do compartimento de bagagens, é inviável se o veículo estiver equipado com o opcional som Beats, que inclui um subwoofer no porta-malas. Em resumo, se a necessidade é um porta-malas espaçoso, outras opções no mercado oferecem capacidade superior.
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Embaçamento em Faróis e Para-brisa
Relatos apontam que o T-Cross enfrenta o problema de embaçamento nos faróis e no para-brisa, com causas distintas para cada situação. No caso dos faróis, a vedação do conjunto não é eficiente, permitindo a entrada de água. O calor gerado pelas lâmpadas faz com que a água vaporize, resultando em embaçamento no acrílico. Isso não apenas prejudica a visão do condutor, mas também reduz a eficácia das lâmpadas. Solucionar o problema requer a desmontagem da peça, mas há o risco de reincidência da entrada de água. Além disso, o para-brisa do T-Cross pode embaçar devido à exposição prolongada ao sol, possivelmente causada pela presença de fumos plásticos quando o painel, composto majoritariamente de plástico, é exposto a altas temperaturas.
Faltam Alguns Equipamentos
Outro ponto a ser considerado são os equipamentos do T-Cross. Embora o modelo da VW apresente uma lista satisfatória, incluindo 6 airbags, controle de tração e estabilidade, lanternas em LED, assistente em rampas, start/stop, entre outros, há algumas ausências notáveis em termos de segurança, presentes em concorrentes. Recursos como alerta de ponto cego, alerta de saída de faixa e outros sistemas similares não são encontrados no T-Cross. Além disso, é prudente estar ciente dos problemas relatados em relação à central multimídia. Mesmo em unidades mais recentes equipadas com a central VW Play, alguns proprietários mencionam travamentos, bugs, superaquecimento e desligamentos súbitos. Embora a marca tenha afirmado que algumas atualizações abordaram esses problemas, eles ainda podem ocorrer ocasionalmente.
Apesar de manter sua liderança no mercado, o VW T-Cross não está isento de considerações críticas. O modelo oferece um conjunto mecânico sólido, especialmente na versão mais cara, além de um espaço interno acima da média e outras qualidades. No entanto, é crucial ponderar sobre os pontos mencionados acima, pois podem influenciar na decisão de optar ou não por este modelo para a sua família.
Volkswagen T-Cross Fotos
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