Renault
10 motivos para comprar (ou não comprar) um Renault Kwid 2024
Após chegar ao mercado em 2017 e passar por uma notável mudança de aparência no ano de 2023, o Renault Kwid permanece como um grande sucesso de vendas no Brasil. Isso se deve, em grande parte, ao fato de ainda ser uma opção bastante acessível para quem procura um carro novo, vindo acompanhado de um conjunto sólido de equipamentos. Na sua linha de 2024, o compacto da Renault mantém-se disponível em três versões: Zen, Intense e Outsider. Vamos agora explorar os 10 motivos pelos quais adquirir um Renault Kwid pode ser uma escolha acertada!
Motivos para Comprar um Renault Kwid
Equipamentos
A Renault sempre buscou posicionar o Kwid como uma excelente opção na faixa de preço mais acessível do mercado de carros zero quilômetro. Apesar de sua simplicidade, o veículo oferece um sólido conjunto de equipamentos para essa categoria. Todas as versões do compacto da Renault incluem 4 airbags, controle de estabilidade, destravamento interno do porta-malas e vários outros recursos. Na versão topo de linha, Outsider, encontramos ainda um volante multifuncional, computador de bordo, câmera de ré e mais.
Espaço para Bagagem
Focando no quesito espaço, o Renault Kwid entrega uma capacidade notável de 290 litros, superando o Mobi, que oferece apenas 200 litros. Surpreendentemente, ele se destaca mesmo quando comparado às versões de entrada do Polo, Argo e HB20, que possuem 300 litros.
Consumo
O Renault Kwid destaca-se por sua eficiência no consumo de combustível, sendo um de seus pontos fortes para atrair clientes conscientes. A implementação do sistema Start-Stop, que desliga e liga o motor automaticamente em paradas como semáforos ou congestionamentos, é uma das inovações que contribuem para essa eficiência. Segundo a Renault, essa tecnologia pode resultar em uma economia de até 5%.
Conforme dados do fabricante, o novo Kwid apresenta médias de consumo na cidade de 10,8 km/l (etanol) e 15,3 km/l (gasolina), superando os números anteriores de 10,3 km/l (etanol) e 14,9 km/l (gasolina). Em trajetos rodoviários, os índices são de 11 km/l (etanol) e 15,7 km/l (gasolina). Além disso, os pneus verdes, caracterizados pela baixa resistência à rotação, e a direção elétrica são itens de série que colaboram para a redução do consumo de combustível no Kwid.
Segurança
Ao desembarcar no Brasil, o Kwid já trazia consigo um conjunto de quatro airbags, compreendendo bolsas infláveis frontais duplas e laterais. A boa notícia é que essa configuração de segurança se mantém, estabelecendo um diferencial notável dentro da categoria.
A Renault eleva ainda mais o padrão de segurança ao incluir o controle de estabilidade, colocando o Kwid à frente de alguns concorrentes, como o Fiat Mobi. O veículo também está em conformidade com as regulamentações de segurança, oferecendo cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para todos os cinco ocupantes, em conformidade com a legislação vigente. Adicionalmente, são disponibilizados dois pontos de fixação Isofix para cadeirinha infantil. A presença do sistema ABS nos freios, que evita o travamento das rodas, reforça o compromisso da Renault com a segurança no Kwid.
Adaptação às Adversidades
Urbanas Em meio às ruas esburacadas e desafios diários de lombadas e valetas de alturas e profundidades variadas nas grandes cidades, a posse de um veículo com ângulos de entrada e saída favoráveis faz toda a diferença.
O Renault Kwid sempre se destacou nesse aspecto, apresentando sólidos números. Com um ângulo de entrada de 24,1 graus e um ângulo de saída de 41,7 graus, o veículo demonstra sua capacidade de enfrentar obstáculos urbanos com destreza. Além disso, a altura livre em relação ao solo atinge 185 milímetros, tornando improvável que o carro colida ou raspe o assoalho em situações cotidianas.
Motivos para NÃO Comprar Renault Kwid
Acabamento
Aqueles que optam por um carro de entrada, como o Renault Kwid, já estão cientes de que o acabamento será simples. Apesar das melhorias na nova versão, a comparação com seu principal concorrente, o Fiat Mobi, não favorece o modelo francês.
Tanto o Kwid quanto o concorrente possuem painéis e portas de plástico, no entanto, a qualidade do material no subcompacto italiano supera a do veículo francês. O Fiat Mobi busca diferenciar-se com texturas e variedade de cores, o que acaba por destacar as limitações no acabamento do Renault Kwid.
Preços
Os preços dos carros no Brasil atingiram patamares consideravelmente elevados, influenciados por diversos fatores, e é difícil imaginar que as montadoras possam resolver essa questão por conta própria.
A versão de entrada do Renault Kwid chega ao mercado brasileiro com um valor abaixo dos R$ 74.000 mil. No entanto, os preços das versões intermediária e topo de gama podem soar exorbitantes para muitos consumidores. Na opção intermediária Intense, é necessário desembolsar R$ 77.200, enquanto o modelo topo de linha, Kwid Outsider, está precificado em R$ 77.000.
Diante desses valores, surge a ilógica de investir tanto dinheiro em um Kwid, especialmente quando se considera que, por essa quantia, é possível encontrar excelentes opções no mercado de carros seminovos.
Motorização
Apesar de ser adequado para o Renault Kwid, o motor 1.0 de 71cv pode encontrar desafios em certas situações, especialmente em subidas. Quando o veículo está mais carregado, a dificuldade se intensifica.
Onde está o Cambio Automatico
A falta de uma opção de câmbio automático é uma lacuna no Renault Kwid, e isso se torna mais evidente na versão Outsider, cujo preço chega quase aos R$ 80 mil. A inclusão de uma transmissão do tipo CVT, conhecida por sua eficácia em carros com potência limitada, poderia justificar o investimento e elevar significativamente o status do Kwid, tornando-o praticamente imbatível em sua categoria.
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Estreito
O Renault Kwid, classificado como um subcompacto, destina-se idealmente a um casal ou, no máximo, uma família pequena. No entanto, o que verdadeiramente causa desconforto no interior do veículo é sua estreiteza, medindo apenas 1,57m de largura. Isso resulta em uma sensação de aperto, mesmo para o motorista.
Em contrapartida, o Fiat Mobi, com sua largura de 1,66m, proporciona uma experiência diferente. Sua posição de dirigir é comparável à da Fiat Strada, não gerando a mesma sensação de confinamento encontrada no Kwid.
Renault Kwid Fotos
Renault Kwid Fotos Interior
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