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Hyundai New Tucson: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024
A terceira geração global do Hyundai Tucson chegou ao mercado brasileiro em 2016, como ano/modelo 2017, cerca de um ano após seu lançamento mundial. Esta é a segunda geração do SUV médio disponível no Brasil. A geração anterior foi vendida aqui com o nome ix35, enquanto a montadora manteve a primeira geração em produção devido ao seu grande sucesso.
Mas vamos ao que interessa: será que o Hyundai New Tucson é realmente bom? Vamos analisar todos os detalhes, desde sua avaliação até os principais problemas enfrentados pelos proprietários.
Avaliação do Hyundai New Tucson
Design
O design do Hyundai New Tucson impressiona, marcando uma evolução significativa em relação às gerações anteriores. Muitos consideram a terceira geração como o ápice dessa evolução, com mudanças que dão a sensação de que o Tucson subiu de categoria.
As linhas da terceira geração apresentam uma interpretação mais dinâmica e futurista do design da segunda geração. Alguns elementos foram mantidos, enquanto outros foram redesenhados para um visual mais dinâmico.
Comparado ao modelo anterior, que era a referência para o público brasileiro antes da chegada da nova geração, as mudanças são ainda mais evidentes. Não há nenhum vestígio da primeira geração, tanto por dentro quanto por fora.
Na parte frontal, os faróis horizontais e estreitos chamam a atenção, com foco duplo e projetor para luz baixa. Dependendo da versão, a guia superior pode ser iluminada ou não.
A frente do Hyundai New Tucson apresenta uma grade hexagonal, conectando os faróis por meio de filetes horizontais. Essa grade desce pelo para-choque, dividindo-se em duas porções de abertura. A segunda porção possui uma grade colmeia e emoldura os faróis de neblina, que estão localizados nas extremidades e têm formato trapezoidal.
Na lateral, os para-lamas possuem um suave volume lateral, proporcionando um aspecto musculoso ao design. Eles são complementados por arcos em preto fosco. As portas têm vincos inferiores e superiores que seguem a linha de cintura para cima, acompanhando o contorno das janelas, similar ao ix35.
Na traseira, as lanternas horizontais se afinam para dentro. O para-choque é mais alto nas laterais e a placa de identificação fica na parte baixa da tampa do porta-malas.
Desempenho e Mecânica
A introdução da motorização turbinada trouxe uma melhoria significativa ao Hyundai Tucson G3, proporcionando um desempenho superior aos modelos anteriores. A caixa de dupla embreagem desempenhou um papel crucial nessa evolução.
No Brasil, o Hyundai New Tucson da terceira geração está disponível apenas com uma opção de conjunto mecânico: um motor 1.6 turbo de quatro cilindros. Este motor, movido exclusivamente a gasolina, oferece impressionantes 177 cv de potência e 27 kgfm de torque máximo, em conjunto com uma transmissão automatizada de dupla embreagem de sete marchas.
A tração é dianteira e a suspensão é independente, proporcionando estabilidade e conforto ao dirigir. Além disso, o veículo conta com freios a disco nas quatro rodas, garantindo uma frenagem eficiente em todas as condições.
Conforto e Tecnologia
A abordagem da Hyundai para o interior do Tucson G3 segue a mesma linha do design externo.
As linhas do interior apresentam uma reinterpretação moderna e refinada do desenho da segunda geração, mantendo a disposição geral dos elementos e controles.
A cabine monocromática contrasta com detalhes prateados e cromados em pontos estratégicos. Além disso, há um acabamento aprimorado, com novas superfícies de toque suave e mais recursos tecnológicos. Um exemplo é o freio eletrônico de estacionamento, que substitui a tradicional alavanca no console central.
O quadro de instrumentos do Hyundai New Tucson apresenta molduras mais simples, porém mantém o layout de dois mostradores analógicos, com uma tela multifuncional ao centro.
Ao lado, encontramos uma nova central multimídia, com comandos localizados logo abaixo da tela. Os controles de ar-condicionado foram reposicionados mais abaixo, na junção com a parte inferior do console, que também oferece novos porta-objetos e funções tecnológicas.
Consumo
Apesar da modernidade do conjunto mecânico, o Hyundai New Tucson da terceira geração, pesando mais de 1.600 kg, não é um carro econômico.
Com um tanque de combustível com capacidade para 62 litros, o Tucson é uma boa opção para viagens longas. No entanto, no uso urbano, o SUV médio consome combustível de forma considerável.
Problemas do Hyundai New Tucson
Os proprietários do Hyundai Tucson têm considerado o carro como sendo de manutenção relativamente simples, confortável e robusto. No entanto, muitos têm apontado problemas e defeitos, especialmente relacionados ao câmbio automático de apenas quatro marchas e ao alto consumo de combustível.
Um dos problemas mais recorrentes está relacionado ao conjunto de suspensão, tanto na parte dianteira quanto na traseira. Muitos relatam a necessidade de trocar bieletas e buchas de suspensão em quilometragens relativamente baixas, algo que geralmente acontece após os 60.000 km em modelos mais antigos.
Outra questão frequente é o barulho proveniente do conjunto frontal, especialmente dos amortecedores dianteiros. Muitos proprietários reclamam que os amortecedores fazem barulho, alguns até mesmo antes dos 60.000 km, atribuindo o problema aos batentes.
Os pneus também têm sido motivo de preocupação para os donos do Tucson. Muitos relatam desgaste prematuro e problemas de desalinhamento, mesmo em unidades com baixa quilometragem. Alguns proprietários tiveram que substituir os pneus com poucos quilômetros rodados devido a problemas de vibração ou desgaste excessivo.
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Além disso, há relatos de desgaste prematuro de pastilhas e discos de freio, com casos de substituição necessária com apenas 20.000 km rodados. Também foram mencionados vazamentos de fluido de arrefecimento e fluido de direção hidráulica, bem como barulhos na tampa móvel do bagageiro e nos limpadores de para-brisa.
No caso do Hyundai New Tucson, mesmo sendo um carro relativamente recente no mercado brasileiro, já existem várias reclamações sobre defeitos e problemas. Os relatos abrangem desde problemas com o teto solar panorâmico até falhas no câmbio de dupla embreagem de sete marchas. Alguns proprietários relatam que o câmbio começou a apresentar defeitos com baixa quilometragem, enquanto outros mencionam problemas na embreagem, mesmo em modelos relativamente novos.
Apesar desses problemas, muitos elogiam o desempenho e o conforto do Hyundai New Tucson, destacando que o SUV médio oferece uma experiência satisfatória ao dirigir.
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