Ford
10 motivos para comprar (ou não comprar) uma Ford Maverick 2024
Novidades no horizonte das picapes! Com a despedida das picapes médias flex e a Fiat Toro dominando o campo, a Ford percebeu uma chance única de trazer para o Brasil uma de suas criações já bem-sucedidas nos EUA: a Maverick. A chegada da Ford Maverick, no começo deste ano, trouxe uma opção nova para enfrentar a Fiat Toro e as versões básicas das picapes médias.
Mas será que se adaptou bem ao mercado brasileiro? Vamos juntos ver os 10 motivos para comprar ou não comprar uma Ford Maverick!
Motivos para Comprar
Beleza Não Falta
A estética tem sua própria linguagem. O que é bonito para uns pode não ser para outros. No entanto, destacamos o visual da Maverick pela sua personalidade única. Embora seja produzida no México, o design e o desenvolvimento foram feitos nos EUA, principal mercado de picapes do mundo.
Com suas linhas retas e formato robusto, a Maverick se destaca da proposta arredondada da Fiat Toro. Essa robustez é crucial em uma caminhonete, seja compacta como a Strada ou imponente como a Ram 3500, a maior e mais cara do Brasil.
Na parte frontal, destacam-se os faróis grandes de LED, que se integram à barra cromada sobre a grade frontal preta. Com uma linha de cintura alta e caixas de rodas amplas, além de rodas de liga leve de 17 polegadas envoltas por pneus de uso misto, a Maverick exala uma aura robusta. Na traseira, a tampa da caçamba vincada remete ao estilo das picapes norte-americanas de porte maior.
Ergonomia e Dirigibilidade
A ergonomia na Maverick é excelente, com ajustes elétricos do banco e da coluna de direção, proporcionando uma posição ao volante confortável. A direção assistida eletricamente é precisa e comunicativa, adequada à proposta do veículo.
Prático e Espaçoso
Internamente, a Maverick oferece um espaço amplo e prático. Embora não seja exageradamente espaçosa, ela supera algumas concorrentes em conforto, especialmente para os passageiros do banco traseiro. Não há aperto nos joelhos nem problemas com a altura do teto. Destaque para o descansa-braço com porta-copos.
A praticidade é a chave do interior, com um nicho sob o banco traseiro para armazenamento discreto de bolsas ou objetos. As portas também têm espaços para garrafas de 1 litro. Com a ausência da tradicional alavanca de câmbio, substituída por um seletor, e o freio de estacionamento eletrônico, o console central oferece amplo espaço para vários porta-objetos.
Desempenho de Picapona
A Maverick da Ford oferece uma experiência de condução empolgante, sendo uma das picapes mais prazerosas do mercado brasileiro atual. Compartilha o mesmo motor 2.0 turbo do Bronco, mas com ajustes eletrônicos que adicionam 13 cv a mais, resultando em um desempenho sedutor.
Segundo testes particulares, atinge 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e 0 a 120 km/h em 10 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente a 175 km/h. Seu torque de 38,7 kgfm, disponível a partir de 3.000 rpm, aliado à transmissão automática de oito marchas bem escalonada, contribui para essa performance, enquanto seu peso de 1.744 kg é razoável para uma caminhonete.
Feita para o off-road
Quanto à capacidade off-road, a Maverick está preparada para lidar com estradas de terra, cascalho ou areia, graças à tração integral e aos cinco modos de condução adaptáveis às condições do terreno. Além disso, conta com um sistema para melhorar a tração e ângulos de entrada (20,6º) e saída (21,2º), bem como um vão livre em relação ao solo de 21,8 cm, permitindo aventuras fora do asfalto com confiança, embora não atinja os mesmos ângulos da Ranger, por exemplo.
Motivos Para NÃO Comprar
Aguente Pouca Carga
A capacidade de carga da Maverick é decepcionante, podendo transportar apenas 617 kg. Isso é consideravelmente inferior à capacidade da Toro Ultra, que suporta até 1.010 kg. Surpreendentemente, a Maverick fica aquém até mesmo da Renault Oroch, que recentemente recebeu uma atualização com um motor 1.3 turbo de 170 cv na versão topo de linha, e algumas versões da Strada, pertencente a um segmento inferior.
Bebe Muito
Apesar de oferecer excelente performance, a Maverick tem um consumo de combustível considerável. Segundo dados da Ford, faz 8,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. Além disso, o fato de só aceitar gasolina torna-se uma desvantagem, especialmente em um momento de aumento dos preços dos combustíveis. Seria mais interessante ter a opção de escolher entre etanol e gasolina.
Barata Ela NÃO é
A Maverick da Ford está disponível apenas na versão Lariat FX4, com um preço de R$ 235.190. Isso a coloca em uma faixa de preço alta. Comparativamente, a configuração topo de linha da Toro, a Ultra, custa R$ 24 mil a menos. E em relação aos modelos da própria Ford, a Maverick é aproximadamente R$ 15 mil mais cara que a Ranger Black 2.2 4×2 Automática.
Falta Segurança
Com esse preço todo, era de se esperar que a Maverick ofereça mais em termos de equipamentos de segurança e conforto. Apesar de possuir alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, controlador de velocidade e sete airbags, há várias lacunas.
A picape da Ford não inclui sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (embora tenha uma câmera de ré), controle de cruzeiro adaptativo, alerta de veículo no ponto cego ou assistente de permanência em faixa.
Central Multimídia Limitada
Apesar de ser uma picape voltada para o lazer e atividades ao ar livre, a conectividade da Maverick deixa a desejar. Embora seja compatível com Android Auto e Apple CarPlay, ainda requer conexão por cabo, ao contrário de muitos outros carros. Além disso, só permite o pareamento de um smartphone por vez, enquanto concorrentes como a Toro Ultra permitem dois celulares simultaneamente. A central de infotainment é modesta em recursos, com uma tela de apenas 8 polegadas e limitações, como a impossibilidade de controlar o sistema de climatização através dela, exigindo ajustes manuais nos botões analógicos.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
Ford Maverick Fotos
Ford Maverick Interior
-
Chery10 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Detran10 meses Atrás
IPVA RO 2024 Valor Vai aumentar Como consultar
-
Detran10 meses Atrás
Leilão Detran PB 2024 Data, Local, Lotes
-
Toyota10 meses Atrás
Toyota SW4 PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Detran10 meses Atrás
Leilão DETRAN SP pela Internet Como participar
-
Elétricos9 meses Atrás
BYD Yuan UP 2025: Fotos, Preço e Ficha Técnica
-
Motos8 meses Atrás
Royal Enfield Bullet 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica
-
Elétricos9 meses Atrás
Carros elétricos vão ficar mais baratos
-
Volkswagen10 meses Atrás
Volkswagen Jetta: Quanto custa manter, IPVA, Seguro e Manutenção
-
Carros8 meses Atrás
Effa V21 vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara?
-
Ford10 meses Atrás
Ford Mustang: Quanto custa manter, IPVA, Seguro e Manutenção
-
Carros9 meses Atrás
10 motivos para comprar (ou não comprar) um BYD Song Plus DM-i