Carros
Effa V22 vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024
A chegada do Effa V22 ao mercado brasileiro representa uma expansão na linha da montadora chinesa. Esta versão, que apresenta uma cabine dupla, é derivada do modelo V21 e se destaca por oferecer configurações similares, sendo uma excelente alternativa para quem precisa de mais espaço para passageiros.
O Effa V22
Durante a primeira onda de veículos chineses no Brasil, tornou-se comum a presença de pequenas picapes do Oriente em nossas ruas, como a Chana Pick-Up, Towner Júnior, Effa Picape ou Picape Start, e mais recentemente, a Lifan Foison.
No entanto, com a implementação da legislação em 2014, exigindo airbag duplo e freios ABS, esses modelos utilitários desapareceram do mercado. Agora, a Effa surge com uma nova linha de picapes fabricadas no Brasil, especificamente na Zona Franca de Manaus (AM).
Versatilidade
Os modelos da Effa se destacam pela sua versatilidade, oferecendo diversas opções de uso para as picapes, desde food trucks (lanchonetes móveis que estão em alta nos dias atuais) até o transporte de vidros, baús, caçambas basculantes e até mesmo como mini motor-homes.
Motorização
O Effa V22 é equipado com um motor de 1.3 litro a gasolina, capaz de gerar 78 cv de potência a 6.000 rpm e 10,5 kgfm de torque entre 2.800 e 5.000 rpm. Isso permite que o veículo atinja uma velocidade máxima de cerca de 120 km/h.
Consumo de combustível da Effa V22
Com o motor 1.3 a gasolina, a Effa V22 apresenta um consumo urbano de aproximadamente 7 km/l, mantendo um desempenho semelhante às outras versões da montadora.
Preços do Effa V22
A cabine dupla da Effa V22 reflete um valor maior por este modelo em comparação com a versão de cabine simples, a V21. Para adquirir este veículo, é necessário desembolsar cerca de R$ 62.010,00.
Capacidade de carga do Effa V22
Apesar do espaço interno ser um benefício, a capacidade de carga da Effa V22 é um pouco menor, mas isso não representa um aspecto negativo. O modelo é capaz de transportar 1.190 kg de carga útil e possui dimensões de 4.840 mm de comprimento, 1.635 mm de largura e uma caçamba com 2,10 m de comprimento. Com um sistema de suspensões reforçado e um motor mais potente, o V22 pode transportar até 1.240 kg entre carga e passageiros, o que é um resultado prático importante para o consumidor.
Rede de Autorizadas da Effa V22
A Effa conta com uma rede de oficinas autorizadas em diversos estados brasileiros: uma na Bahia, uma no Ceará, uma no Espírito Santo, uma em Mato Grosso do Sul, três em Minas Gerais, duas no Pará, uma na Paraíba, sete no Paraná, uma em Pernambuco, oito no Rio de Janeiro, três no Rio Grande do Sul, seis em Santa Catarina, 28 em São Paulo e duas em Sergipe. Além disso, a marca possui uma loja virtual de peças variadas disponível em http://lojavirtualeffamotors.com/.
Vale a Pena?
Assim como os demais modelos da marca, a Effa V22 se destaca por uma série de equipamentos vantajosos, um bom custo-benefício e uma dirigibilidade confortável, comparável à de um veículo de passeio. Além disso, apresenta um design mais moderno e um amplo espaço interno. Entre os recursos de série, estão inclusos ar condicionado, ar quente, rádio, faróis de neblina, freios ABS, airbags duplos, retrovisor interno dia/noite e travas no compartimento de carga.
É Bom de Revenda?
A desvalorização da Effa V22 ao longo dos anos mostra uma tendência estável. Um exemplar adquirido em 2021, novo, por R$ 84.012, está avaliado hoje em R$ 80.827. Esse cenário indica uma perda de valor gradual e moderada, o que pode ser considerado positivo para quem busca um veículo com boa retenção de preço ao longo do tempo.
Manutenção é Cara?
A manutenção da Effa V22 é regida por um sistema de garantia de 1 ano, sendo os primeiros 3 meses destinados a possíveis defeitos de fabricação em todos os itens, conforme o código do consumidor, e os 9 meses restantes voltados para motor, câmbio e diferencial. É essencial seguir o cronograma de revisões para manter a garantia válida.
A primeira revisão, indicada aos 2.500 km, é de extrema importância para o bom funcionamento do veículo. Já a segunda revisão, inicialmente programada para os 10.000 km, pode ser antecipada para 5.000 km em situações severas, como o transporte de cargas pesadas ou longas viagens frequentes.
Essa prática deve ser mantida para as revisões subsequentes, garantindo o desempenho e a durabilidade do veículo ao longo do tempo.
O modo de utilização do veículo influencia diretamente no cronograma de revisões. Para condições normais de uso, as revisões devem ser feitas a cada 2.500 km, sendo que as subsequentes ocorrem a cada 10.000 km. Já em condições de uso severo, as revisões começam também aos 2.500 km, porém as demais devem ser realizadas a cada 5.000 km. É importante seguir essas recomendações para garantir o bom funcionamento e a durabilidade do veículo ao longo do tempo, de acordo com as exigências de cada tipo de uso.
Em modo severo de utilização, incluem-se veículos que são submetidos a longos períodos em marcha lenta ou operação contínua em baixas rotações, como em situações de tráfego intenso. Também entram nessa categoria trajetos curtos, nos quais o motor não alcança a temperatura ideal de funcionamento, assim como a circulação em vias excessivamente empoeiradas ou em regiões salinas, como em áreas próximas ao mar. Além disso, a frequente circulação com carga elevada, o uso como veículos de frota ou locação também são considerados modos severos de utilização, demandando revisões mais frequentes para garantir o bom desempenho e a durabilidade do veículo.
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A primeira revisão é realizada aos 2.500 km, a segunda aos 5.000 km para uso severo e aos 10.000 km para uso normal, e assim por diante. A terceira revisão ocorre aos 15.000 km para uso severo e aos 20.000 km para uso normal, e assim sucessivamente. O custo estimado para cada revisão é de R$ 3.400,00, englobando uma série de verificações e possíveis substituições de peças de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo fabricante.
Effa V22 Fotos
Effa V22 Detalhes
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