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JAC E-JS1: Quanto custa manter, IPVA, Seguro e Manutenção 2024
O JAC E-JS1, um modelo elétrico da JAC, oferece um dos preços mais acessíveis em sua categoria no Brasil. Se você está pensando em comprar seu primeiro carro elétrico, seja por preocupações ambientais ou para economizar em combustível, o E-JS1 pode ser uma opção interessante. No entanto, surge a pergunta: será que os custos de manutenção também são baixos? Vamos analisar juntos os valores do IPVA, do seguro e da manutenção!
O JAC E-JS1
Sem dúvida, se você notou que o JAC E-JS1 tem semelhanças com o UP!, não é coincidência.
Esse carro chinês foi desenvolvido em colaboração com a Volkswagen na China, o que explica as semelhanças. É um veículo compacto, ideal para quem busca agilidade na cidade e não se importa com luxo. Curiosamente, a carroceria do E-JS1 é quase idêntica à do JAC J2, um compacto veloz vendido aqui entre 2012 e 2016 com motor 1.4, e do iEV20, outro carro elétrico lançado em 2019 com um toque aventureiro. Todos os três compartilham a mesma arquitetura.
O e-JS1 é comercializado na China como SOL/Si Hao E10X, sendo o modelo de entrada da marca criada por meio da colaboração entre a JAC e a Volkswagen. Esta marca, dedicada exclusivamente à venda de veículos elétricos, foi adquirida posteriormente pela Volkswagen. A adaptação do projeto original, no caso do e-JS1, foi realizada em conjunto, mas parece que os alemães foram mais proativos nas alterações.
O veículo elétrico de entrada da JAC Motors no Brasil tem um preço de R$ 126.900, tornando-se uma das opções mais acessíveis no mercado nacional, juntamente com o Renault Kwid E-Tech e o Caoa Chery iCar. No entanto, ainda está fora do alcance da maioria dos brasileiros. A JAC Motors destaca-se como a única marca a oferecer uma família completa de modelos 100% elétricos no país, com 16 veículos que incluem carros de passeio, picapes, vans e caminhões (com mais de 90% da frota nacional de caminhões elétricos).
Design
O design do JAC E-JS1 apresenta alguns elementos familiares, como os arcos pretos nos para-choques, reminiscentes da última atualização do Up!, e os faróis mais horizontais conectados por uma faixa preta. As novas lanternas possuem elementos internos quadrados, semelhantes aos do Smart Fortwo mais recente.
Na lateral, é possível ver a porta de acesso às tomadas de recarga, agora localizadas na parte traseira, com o teto e as colunas pintados de preto, e as rodas aro 14 possuem um design incomum. O controle giratório dos faróis lembra os encontrados em veículos da VW, enquanto a alavanca seletora de marcha é similar à dos modelos da Mercedes. A mudança para uma alavanca de marcha não giratória permitiu a inclusão de um console central suspenso.
Interior
No interior, além de não aumentarem o espaço interno, a posição de dirigir foi aprimorada. O painel apresenta agora diferentes cores e texturas, resultando em um visual atraente que combina bem com as duas telas: uma de 6,2 polegadas, responsável pelo quadro de instrumentos, e outra de 10,25 polegadas, com alta resolução, que abriga a central multimídia e fornece informações detalhadas sobre o carro.
Motorização
O JAC E-JS1, desenvolvido em colaboração com o Grupo Volkswagen, está equipado com um motor de 45 kW (62 cv) de potência e 15,3 kgfm de torque montado no eixo dianteiro, proporcionando uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos.
Sua bateria de lítio-ferro-fosfato possui capacidade de 30,2 kWh, proporcionando uma autonomia declarada de 302 km. A recarga rápida em eletropostos, de 15% a 85% da capacidade, leva 1 hora. Utilizando um carregador doméstico do tipo wallbox com cerca de 7 kW, o tempo de recarga é de 3,5 horas. Por fim, em uma tomada residencial comum, uma carga completa, de 0% a 100%, requer 11 horas.
JAC E-JS1 IPVA
Para calcular o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do JAC E-JS1 em diferentes estados, é necessário considerar o valor venal do veículo e a taxa de IPVA aplicada em cada região.
No Paraná, com um valor venal de R$ 124.568,00, a taxa de IPVA é de 3,50%, resultando em um valor de R$ 4.359,88.
No Rio de Janeiro, onde o valor venal é de R$ 123.455,00, a taxa é de 0,50%, totalizando R$ 617,28.
No Rio Grande do Norte, o valor venal é de R$ 122.377,00, com uma taxa de 3,00%, equivalendo a R$ 3.671,31.
No Rio Grande do Sul, com um valor venal de R$ 127.750,00, a taxa é de 3,00%, resultando em R$ 3.832,50 de IPVA.
Em Santa Catarina, o valor venal é de R$ 127.746,00, com uma taxa de 2,00%, totalizando R$ 2.554,92.
Por fim, em Tocantins, com um valor venal de R$ 122.869,00, a taxa é de 2,50%, resultando em R$ 3.071,73 de IPVA.
JAC E-JS1 Seguro
O seguro do JAC E-JS1, embora não seja um dos carros mais vendidos, representa cerca de 6,4% do preço de tabela do veículo. Nos dados levantados, observou-se que o valor mais baixo solicitado pelas seguradoras foi de R$ 9.237, evidenciando sua posição entre os carros elétricos mais acessíveis disponíveis no mercado.
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JAC E-JS1 Manutenção
A manutenção do JAC E-JS1, um modelo urbano com desempenho bastante satisfatório, revela-se acessível e bem estruturada. A tabela de revisões detalhada demonstra que os custos variam entre R$ 360 e R$ 480, totalizando R$ 2,5 mil até atingir a marca dos 60.000 km. Esses valores incluem as revisões a cada 10.000 km, que oscilam entre os valores mencionados, proporcionando uma perspectiva clara dos custos de manutenção ao longo do tempo de uso do veículo.
JAC E-JS1 Fotos
JAC E-JS1 Interior
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