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Mitsubishi Eclipse Cross usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024
Há algum tempo, o Eclipse Cross se tornou uma presença comum nas ruas das cidades, especialmente após a sua renovação em 2022. Naquela época, as mudanças na traseira, que antes era mais ousada, tornaram-se mais convencionais, mas foram bem recebidas pela maioria dos especialistas. Contudo, uma recente diminuição nos preços de toda a linha colocou novamente o SUV em destaque. Com preços a partir de R$ 169.990 na versão inicial GLS e alcançando os R$ 214.990 na configuração mais sofisticada HPE-S S-AWC, pode-se dizer que não é um investimento pequeno, certo? No entanto, será que considerar um modelo usado é a alternativa? Vamos analisar se comprar um Mitsubishi Eclipse Cross usado em 2024 vale a pena!
O Mitsubishi Eclipse Cross
O Mitsubishi Eclipse Cross é um crossover de tamanho médio lançado pela marca japonesa no Brasil em 2017, como modelo 2018. Ele veio com a opção de tração dianteira ou nas quatro rodas. Substituindo o ASX, inicialmente foi importado e depois passou a ser produzido na fábrica da Mitsubishi Motors em Catalão, Goiás. Após uma atualização visual, o Eclipse Cross agora tem 4,54 metros de comprimento. Inicialmente, estava disponível na versão HPE-S com tração AWC, mas a gama de opções foi ampliada pela representante nacional. Além da HPE-S AWC, foram introduzidas as versões GLS, HPE e HPE-S, além do mais recente Mitsubishi Eclipse Cross Sport, que também está disponível nas versões HPE-S e HPE-S AWC.
O motor é um 1.5 Turbo, oferecendo 165 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque. Ele vem equipado com transmissão CVT de oito marchas simuladas e um seletor de tração com diversos modos de operação. O modelo continuou sua jornada com sucesso, adicionando uma versão mais básica, a GLS, além da HPE, que não possui teto solar. Também foi lançada a HPE-S com tração dianteira.
Vantagens do Mitsubishi Eclipse Cross Usado
Design
O Mitsubishi Eclipse Cross apresentava inicialmente um visual bastante agressivo. Na frente, destacava-se o layout Advanced Dynamic Shield, com uma grade cromada e para-choque, faróis full LED e molduras inferiores equipadas com piscas e faróis de neblina. Com colunas retas e maçanetas pronunciadas, o veículo chamava atenção por ter dois tetos solares, ambos com persianas elétricas, embora apenas o da frente fosse móvel.
Na parte traseira, o design arrojado da Mitsubishi se evidenciava com a tampa do porta-malas dividida em duas vigias, o que comprometia um pouco a visibilidade traseira. As lanternas em LED envolviam as colunas ao lado da tampa e sobre ela, separando as vigias, enquanto vincos marcantes cortavam as laterais para reforçar a proposta visual. As rodas de liga leve eram de 18 polegadas com pneus 225/45 R18.
Internamente, o Mitsubishi Eclipse Cross apresentava um visual mais conservador, com acabamento preto e detalhes em cinza. A atualização visual trouxe uma tampa traseira com uma vigia integrada única, novas lanternas e faróis revitalizados. A versão Sport se destacava com detalhes em preto brilhante, spoilers dianteiros, saias laterais e saias de rodas abauladas.
Dirigibilidade
O Mitsubishi Eclipse Cross oferece um volante esportivo com paddle shifts fixos, compartilhado com modelos mais antigos da marca. O volante possui revestimento em couro e controles para funções como piloto automático e computador de bordo.
Painel e Recursos
O design do console central revela a idade do projeto lançado no Brasil em 2018. O painel de instrumentos é analógico, com um display do computador de bordo que fornece informações, incluindo sobre a tração 4×4, além de dois grandes mostradores. A central multimídia possui uma tela sensível ao toque de 7 polegadas, com suporte para Android Auto e CarPlay, e inclui uma câmera de ré.
Atualmente, o painel de instrumentos apresenta um visual mais tradicional, com mostradores analógicos e uma pequena tela de LCD entre eles. No console central, a alavanca de câmbio possui um seletor reto e um botão para os modos de tração, que incluem 4×2, 4×4 e 4×4 bloqueado. Além disso, o veículo oferece aquecimento dos bancos, função Auto Hold e controle de descida.
Espaço Interno
O Mitsubishi Eclipse Cross oferece um espaço para as pernas bastante generoso. Apesar de se sentar um pouco alto, os passageiros não enfrentam problemas com a altura do teto.
Versões para agradar todo mundo
GLS 1.5 Turbo CVT – Motor 1.5 Turbo, câmbio CVT, faróis e lanternas em LED, rodas aro 18 polegadas, pneus 225/45 R18, faróis de neblina, bancos em tecido, direção elétrica, ar condicionado dual zone, seis airbags, controles de tração e estabilidade, e assistente de rampa. Inclui alarme, barras no teto, defletor traseiro, vidros climatizados, computador de bordo, multimídia, câmera de ré, sensores de estacionamento, piloto automático, sensor de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, apoio de braço traseiro, entre outros.
HPE 1.5 Turbo CVT – Inclui todos os itens acima, além de HUD, banco do motorista com ajuste elétrico, bancos dianteiros aquecidos, paddle shifts e entrada presencial com partida por botão.
HPE-S 1.5 Turbo CVT – Inclui todos os itens acima, além de banco do passageiro elétrico, teto solar duplo, HUD colorido, farol alto automático, freio de estacionamento eletrônico, piloto automático adaptativo e sensor de pressão dos pneus.
HPE-S 1.5 Turbo CVT AWC – Inclui todos os itens acima, além de tração AWD ajustável.
Sport HPE-S 1.5 Turbo CVT – Inclui todos os itens do HPE-S padrão, mais saias laterais abauladas, spoilers frontais, difusor de ar traseiro, saias de rodas abauladas, rodas exclusivas e interior escurecido.
Sport HPE-S 1.5 Turbo CVT AWC – Inclui todos os itens acima, além de tração AWD ajustável.
Porta-Malas
O porta-malas possui capacidade de 473 litros e inclui um subwoofer. Na versão HPE-S, há também uma tampa do bagageiro com acionamento elétrico e sensor de presença. Embora o porta-malas seja um pouco raso, o assoalho parcialmente plano facilita o transporte da bagagem.
Desvantagens do Mitsubishi Eclipse Cross Usado
Acabamento
Os bancos são revestidos em couro, com ajustes elétricos apenas para o motorista e apoio de braço central no banco traseiro, que é bipartido. A atualização também trouxe um interior escurecido com detalhes vermelhos, além de couro e um pacote completo de equipamentos, disponível apenas na versão HPE-S com tração dianteira ou integral.
Apesar do acabamento do Mitsubishi Eclipse Cross não ser de má qualidade, ele fica aquém de outros carros nesta categoria. Após a atualização, há uma melhoria com o uso de materiais sensíveis ao toque no painel e nas portas, porém, a disposição da cabine não é das mais agradáveis e há algumas falhas, como a localização das entradas USB, que é uma das piores que já vimos. Além disso, o uso de black piano no console central pode deixar marcas de uso irreversíveis ao longo do tempo, comprometendo a aparência do veículo.
Tantas versões, mas sem motor flex
O Mitsubishi Eclipse Cross é produzido aqui no Brasil, na fábrica de Catalão, em Goiás. É um projeto bem elaborado, com muitos pontos positivos, incluindo um motor competente. No entanto, infelizmente, ele não é flex. Se fosse, poderia oferecer um desempenho ainda melhor e proporcionar aos consumidores a conveniência de escolher entre gasolina e etanol na hora de abastecer.
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Consumo
Com um motor turbo, câmbio CVT e funcionando com gasolina, poderíamos esperar um bom consumo, certo? Errado. Pelo menos nos testes de rua, as médias do Mitsubishi Eclipse Cross não foram as mais impressionantes. Na cidade, alcançamos cerca de 8,5 km/l, enquanto na estrada ficamos em torno de 10 km/l.
Preço
Com um valor próximo dos R$ 170 mil, o Eclipse Cross, especialmente na sua versão topo de linha, a HPE-S S-AWC, apresenta algumas falhas que não deveriam estar presentes e podem causar certo desconforto, especialmente quando consideramos alguns concorrentes com preços equivalentes ou até mais acessíveis.
Muitas Versões, Único Motor
Um ponto de preocupação é o fato de haver várias versões, mas apenas um motor disponível. Em relação ao desempenho, enquanto o motor 1.5 turbo de 165cv e 25,5 kgf/m de torque se sai bem na cidade, na estrada a experiência não é a mesma. A relação com o câmbio CVT que simula oito marchas torna o carro mais lento, focado no conforto, em vez da agilidade e capacidade de ultrapassagem.
Embora não seja algo irritante ou perigoso, deixa a desejar em alguns aspectos.
Vale a Pena?
O Mitsubishi Eclipse Cross é um carro competente, mas há outros veículos no mercado que oferecem bom desempenho e podem custar igual ou até menos. Dependendo do perfil do comprador, é válido pesquisar outras opções, como o Jeep Compass, VW Taos e Corolla Cross. Cada um desses modelos tem suas vantagens e desvantagens. Se o foco for desempenho, também é possível considerar opções como um Tiguan mais antigo ou até mesmo uma BMW X1.
Mitsubishi Eclipse Cross Fotos
Mitsubishi Eclipse Cross Fotos Interior
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