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Mitsubishi L200 Triton usada, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024

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Apresentada em 2016, a quinta geração da L200 Triton trouxe consigo a denominação Sport e manteve características admiráveis, como o sistema 4×4 Super Select. Este sistema, combinado à transmissão automática, possui um diferencial central que possibilita o acionamento do 4×4 mesmo em asfalto, visando aprimorar a dirigibilidade. Como a picape média mais ágil do seu segmento, a L200 Triton conquistou uma legião de adeptos. No entanto, será que existem desvantagens em adquirir uma L200 Triton usada? Vamos explorar se vale a pena!

Mitsubishi L200 Triton usada, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024

Vantagens da Mitsubishi L200 Triton Usada em 2024

A caixa de transferência com duas velocidades, normal e reduzida, juntamente com os bloqueios dos diferenciais central e traseiro, são diferenciais cruciais para aventuras off-road. Recomenda-se considerar as versões com câmbio manual apenas se o orçamento estiver apertado, pois, apesar das seis marchas, o sistema de tração é o temporário Easy Select, sem o desejado diferencial central.

Destaca-se que a Triton Sport é a única picape média a pesar menos de 2 toneladas, o que é uma vantagem significativa para o motor 4N15 turbodiesel de 2,4 litros. Completamente feito de alumínio, este motor não é particularmente conhecido pela sua economia, mas entrega robustos 43,8 kgfm e 190 cv de potência, números mais que suficientes para impulsionar a L200 tanto nas estradas quanto fora delas.

A Praticidade e Conforto

Com a menor distância entre os eixos do segmento, apenas 3 metros, manobrar no trânsito e nas trilhas se torna mais fácil, sem comprometer o espaço interno. Isso é mérito da cabine com a parte traseira inclinada, que sacrifica um pouco da caçamba em troca de um conforto ampliado para os passageiros.

Recomenda-se sempre priorizar as versões mais completas: a HPE Top se destaca pelos ajustes elétricos no banco do motorista, câmera e sensores de estacionamento traseiros, chave presencial, faróis bixenon com led diurno e um total de sete airbags. Posteriormente, em 2018, foi substituída pela HPE-S, que trouxe uma central de 7 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

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Opções Intermediárias e Retorno da Versão Outdoor

A versão intermediária HPE oferece recursos como ar-condicionado digital bizona, piloto automático, faróis de neblina e volante multifuncional com comandos para troca manual de marchas, proporcionando conforto e praticidade. Destaca-se que o modelo de 2020 marcou o retorno da versão Outdoor, que inclui para-choque de impulsão na cor grafite, capota marítima, protetor de caçamba, câmbio manual de seis marchas e tração Easy Select.

Atualizações e Novidades

A partir do modelo 2021, a Triton Sport passou por uma reestilização que lhe conferiu um visual futurista, além de adotar um câmbio automático de seis marchas (exceto na versão Outdoor, que manteve o visual anterior). Novos recursos de segurança foram introduzidos, como frenagem de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa, sensor de pontos cegos, sistema 4×4 com modos de condução específicos e controle de descida fora de estrada.

Uma adição notável no modelo 2022 foi a robusta versão Savana, equipada com snorkel, bagageiro no teto, pranchas para desencalhe e pneus lameiros, proporcionando ainda mais versatilidade e capacidade off-road à linha L200 Triton.

Mitsubishi L200 Triton usada, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024

Opções e Desempenho

A Mitsubishi L200 G4 oferece quatro opções de motores diferentes: o 2.4 aspirado flex, o 3.5 V6 aspirado a gasolina ou flex e o 3.2 turbodiesel de quatro cilindros.

O motor 2.4 produz até 142 cv de potência e 22 kgfm de torque, sendo associado exclusivamente a uma transmissão manual de cinco marchas e disponível apenas com tração traseira (4×2). Esta opção esteve disponível apenas nos últimos anos/modelo da quarta geração.

Por sua vez, o motor 3.5 V6 apresenta aspiração natural e, inicialmente, estava disponível apenas com gasolina, com a conversão para flex ocorrendo posteriormente.

Desempenho dos Motores

Inicialmente, o motor 3.5 V6 gerava até 200 cv e 31,5 kgfm de torque, mas posteriormente aumentou para 205 cv e 33,5 kgfm nos modelos flex, quando abastecido com etanol. Este motor de seis cilindros em V está disponível apenas com uma transmissão automática de quatro ou cinco marchas, variando de acordo com o ano/modelo, e com tração integral seletiva.

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Por sua vez, o motor 3.2 turbodiesel produz até 180 cv e 38 kgfm de torque, dispondo apenas de tração integral seletiva. Este motor pode ser combinado com uma transmissão manual de cinco marchas ou automática, com quatro ou cinco velocidades, dependendo do ano/modelo da L200 Triton.

Interior

O interior da Mitsubishi L200 G4 passou por uma transformação significativa em relação aos modelos anteriores, especialmente quando comparado à terceira geração, que ainda mantinha os traços marcantes das picapes dos anos 90, com peças excessivamente retas, acabamento de qualidade inferior e uma concepção mais antiquada.

Com a chegada da nova geração, tudo isso mudou. A cabine foi completamente renovada, apresentando um design que se aproxima mais do interior de um carro de passeio convencional, como um hatch ou sedan, proporcionando um ambiente mais moderno e confortável aos ocupantes.

O cluster de instrumentos apresenta quatro mostradores analógicos, acompanhados por um pequeno display central para os odômetros parcial e total, além do indicador de marcha em uso.

O volante de três raios é multifuncional, integrando comandos para diversas funções e revestido em couro para proporcionar uma pegada mais confortável. Quanto ao painel, ele evoluiu das linhas planas e quadradas para traços mais fluidos, divididos em diferentes peças que permitem ao interior oferecer a opção de dois tons, com detalhes decorativos em apliques prateados distribuídos em locais estratégicos.

Mercado da L200 Triton

A Mitsubishi L200 é reconhecida como um modelo extremamente comercial, sendo uma picape com uma longa história de presença no mercado e que consistentemente se destaca nos rankings mensais de vendas. Sua ampla aceitação a torna tanto fácil de adquirir quanto de vender.

Desempenho

Com exceção do motor 2.4, as variantes da L200 equipadas com motores de seis cilindros em V ou turbodiesel oferecem um desempenho excepcional em diversos tipos de terreno, tornando-a a escolha ideal para aqueles que têm um uso frequente, especialmente em estradas ou fora de estrada.

Mitsubishi L200 Triton usada, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024

Desvantagens da Mitsubishi L200 Triton Usada em 2024

Sistema de arrefecimento

O líquido do sistema precisa ser trocado a cada 40.000 km ou a cada dois anos. É importante verificar também a manutenção do radiador, pois o motor Mivec 4N15 possui bloco e cabeçote de alumínio e é pouco tolerante a superaquecimentos.

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Turbo

Problemas de desempenho fraco e consumo excessivo de combustível são frequentemente resolvidos com a substituição da mangueira do intercooler.

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Tração 4×4

As caixas de transferência (Super Select ou Easy Select) requerem óleo sintético API GL-4 SAE 75W85, que deve ser substituído a cada 100.000 km. Os diferenciais necessitam de API GL-5 SAE 80 ou superior a cada 80.000 km, embora seja aconselhável trocar antes disso: a presença de limalha no óleo usado indica desgaste devido ao mau uso ou contaminação.

Transmissão automática

O fluido deve ser trocado a cada 80.000 km ou a cada 40.000 km em condições severas de uso. É importante verificar se a transmissão funciona sem patinar excessivamente e se não há trancos ou retenções no modo sequencial.

Suspensão

Os pontos mais vulneráveis estão nos batentes dos amortecedores dianteiros e nos calços separadores nas molas traseiras. Ao dirigir em pisos irregulares, é importante verificar se há batidas secas ou ruídos excessivos.

Outras Desvantagens 

Além disso, o custo das peças de reposição tende a ser elevado, uma vez que boa parte delas ainda é importada. Além disso, o radiador parece estar subdimensionado para um utilitário que percorrerá longas distâncias em um país tropical.

Vale a Pena Comprar uma Mitsubishi L200 Triton Usada em 2024?

Independente da versão, a Triton Sport possui um público cativo, graças à Mitsubishi, que construiu uma comunidade de entusiastas que participam de passeios, ralis de regularidade e outros eventos fora de estrada da marca.

Mitsubishi L200 Triton Fotos

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Mitsubishi L200 Triton Fotos Interior

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Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

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