Mitsubishi
Mitsubishi Pajero Sport vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024
Num universo onde os SUVs esportivos dominam, há escassez de autênticos utilitários esportivos. O Mitsubishi Pajero Sport é um exemplar desse grupo. Ele mantém a fórmula original, preservando sua bravura e, ao mesmo tempo, incorpora uma pitada de modernidade.
Vale a pena Comprar o Mitsubishi Pajero Sport
Uma presença marcante
Apresentando um porte considerável e um design arrojado (mesmo que a parte traseira tenha sido suavizada após uma rápida reestilização realizada logo após o lançamento desta geração), o Mitsubishi Pajero Sport exibe uma imponência notável.
Dimensões para os Grandes
Para entrar na cabine, é necessário praticamente “escalar” o Mitsubishi. Uma vez lá dentro, acomodado confortavelmente no banco do motorista, que apesar de compacto é bastante aconchegante, a sensação ao assumir o volante desse utilitário esportivo com 1,81 metro de altura é de domínio, de superioridade – uma sensação que de alguma forma conquista a imaginação daqueles que hoje optam por adquirir os inúmeros “SUVs” disponíveis no mercado.
Ao lado do Toyota SW4 e do Chevrolet Trailblazer, o Pajero permanece como um vestígio de uma era em que os SUVs seguiam uma fórmula bastante clara: uma base de picape (com cabine sobre chassi, não monobloco), tração 4×4 sob demanda, com opção de redução, bloqueio de diferenciais e motor a diesel.
Essa era a essência original dos SUVs, o verdadeiro SUV “raiz”, onde o “U” de “utilitário” era em maiúsculas. O que importava acima de tudo era a robustez e a capacidade off-road.
Foi assim que toda a história dos SUVs começou. Hoje em dia, quando você vê os onipresentes SUVs urbanos como o Toyota Corolla Cross, o Jeep Compass, o Volkswagen T-Cross e outros, eles parecem até “brinquedos” em comparação com este Pajero.
É claro que para aqueles que vivem em áreas urbanas e passam a maior parte do tempo em estradas asfaltadas, os modelos urbanos fazem muito mais sentido, oferecendo maior economia de combustível e conforto devido à sua construção mais leve e motores a gasolina silenciosos (e não estamos aqui para julgar a imagem que cada um deseja projetar com seu carro).
Desempenho
Enquanto estamos em movimento, as considerações sobre “mais conforto” e “menor consumo” rapidamente ficam em segundo plano diante da sensação de poder que mencionei anteriormente ao dirigir o Pajero Sport. O motor turbodiesel de 2.4 litros faz um barulho considerável para fornecer apenas 190 cv a 3.500 rpm.
No entanto, o desempenho não deixa muito a desejar, graças ao excelente desempenho da transmissão automática de oito velocidades, que possui um modo sequencial acessível tanto pela alavanca quanto pelas aletas fixas no volante. Essa é uma opção útil em situações de retomada de velocidade ou quando se deseja maior controle sobre as trocas de marcha, como em terrenos difíceis ou em subidas íngremes, por exemplo.
Sistemas de Assistência à Condução
O sistema de tração inteligente é notável por ser o único que oferece a opção de usar tração 4×2 (traseira, 2H) ou 4×4 (4H) no asfalto, proporcionando uma tração integral sem afetar o diferencial. Isso pode ser benéfico para aumentar a segurança em situações como estradas montanhosas ou chuva.
Além disso, existem os modos 4×4 parcial (4HLC) e 4×4 parcial com reduzida (4LLC) – este último aumenta consideravelmente o já impressionante torque de 430 Nm, o que pode ser crucial em situações extremas. E quando você está fora da estrada, ainda conta com assistência em descidas e um assistente de trilhas que controla a aceleração mesmo em terrenos planos.
É nesse ponto que o Pajero demonstra por que, juntamente com o Trailblazer e o SW4, resiste ao teste do tempo e mantém a fórmula original dos SUVs. Estes não são carros para passeios urbanos, mesmo que você possa ocasionalmente desfrutar de um.
Revestido Para o Off-Road
O próprio revestimento do painel com plásticos rígidos tem uma razão específica: não se trata de economia como nos atuais SUVs compactos e médios, mas sim da facilidade de limpar a lama e a poeira que inevitavelmente você encontrará ao se aventurar fora de estrada.
De fato, em diversos testes com esse tipo de SUV, incluindo o lançamento desta geração do Pajero, submetemos o veículo a muitos desafios, e nenhum deles pareceu representar uma ameaça real. O fundo bate em pedras, uma roda sobe, a outra afunda na lama.
No interior, você gira um botão aqui, pressiona um botão ali, controla o volante e acelera, e consegue sair com facilidade de praticamente qualquer situação. Isso reflete a ideia que muitas pessoas têm ao comprar um SUV, mesmo que elas não tenham a necessidade – ou a habilidade – de realmente enfrentar esses desafios. Para os poucos que de fato precisam, a essência original desse SUV ainda é insuperável.
O Mitsubishi Pajero Sport é Bom de revenda?
Para avaliar a depreciação deste veículo, consideramos o período de Setembro de 2023 (quando estava avaliado em R$ 364.366,00) até Setembro de 2024 (quando seu valor caiu para R$ 348.215,00). A depreciação do Mitsubishi Pajero Sport nesse período foi de -5,90%.
Manutenção do Mitsubishi Pajero Sport é Cara?
Quando se trata da manutenção do Mitsubishi Pajero Sport, é fundamental avaliar os custos envolvidos ao longo do tempo. Os preços das revisões apresentam uma perspectiva clara dos gastos que os proprietários podem esperar. Vamos analisar esses números de perto:
– Aos 10.000 km, o custo da manutenção é de R$ 1.697.
– Isso se mantém constante ao atingir os 20.000 km.
– Aos 30.000 km, o valor permanece em R$ 1.697.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
– No entanto, ao chegar aos 40.000 km, há um aumento notável para R$ 2.034.
– Aos 50.000 km, os custos continuam a subir, chegando a R$ 2.348.
– Surpreendentemente, aos 60.000 km, a manutenção retorna ao valor de R$ 1.697.
Analisando esses números, podemos concluir que a manutenção do Mitsubishi Pajero Sport não pode ser considerada excessivamente cara, mas os valores variam com base na quilometragem. Portanto, ao considerar a aquisição deste veículo, é crucial levar em conta não apenas o preço de compra, mas também os custos de manutenção ao longo dos anos.
Manutenção do Mitsubishi Pajero Sport Fotos
Manutenção do Mitsubishi Pajero Sport Interior
-
Volkswagen10 meses Atrás
Carros Volkswagen 2024: Modelos e Preços
-
Toyota10 meses Atrás
Carros Toyota 2024: Modelos e Preços
-
Motos10 meses Atrás
Nova Voltz EV1 2024: Preço, Consumo, Ficha Técnica e Fotos.
-
Curiosidades10 meses Atrás
10 Melhores Carros Baratos e Econômicos para o dia a dia
-
Fiat10 meses Atrás
Fiat Pulse PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Fastback PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Chery9 meses Atrás
10 motivos para comprar (ou não comprar) um CAOA Chery Tiggo 5X
-
KIA10 meses Atrás
Kia Stonic: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas
-
Renault10 meses Atrás
Renault Kwid PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Dicas10 meses Atrás
Regras e Carros para trabalhar na 99
-
Motos10 meses Atrás
Motos Custom 2024 Lançamentos
-
PCD8 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços