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Nissan Sentra usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024
O retorno do Nissan Sentra ao mercado brasileiro é uma boa notícia. Esta nova versão, agora na oitava geração mundial, apresenta um design atraente que certamente conquistará muitos. No entanto, vale ressaltar que o carro já foi introduzido pela primeira vez em abril de 2019, ou seja, há quatro anos. Isso nos leva a considerar que seu visual pode não se manter tão atual por muito tempo.
As especulações de que o novo Nissan Sentra poderia ser um desafio para seus concorrentes são comuns em lançamentos, mas é improvável que isso se concretize. Embora seja um modelo de qualidade, por ser importado, ele pode enfrentar dificuldades em competir, especialmente num mercado que prefere cada vez mais os SUVs aos sedãs.
Na prática, é mais provável que o Sentra seja uma opção atraente para frotistas, especialmente empresas de aluguel de carros. No entanto, os consumidores particulares ainda tendem a preferir os SUVs.
Os Sentras usados podem se beneficiar com o retorno da nova geração ao mercado. Nos últimos dois anos, o modelo estava fora de produção, o que gerava incerteza para potenciais compradores. Agora, com sua reintrodução, é esperado que seja mais bem recebido.
Vamos agora nos concentrar nos pontos importantes para quem está considerando comprar um Sentra usado.
Nissan sentra Usado Vantagens
Analisando as vantagens do Nissan Sentra usado ao longo das diferentes gerações, é possível encontrar ótimas opções. Com preços variando entre R$ 46 mil e R$ 100 mil, optar por um Sentra da sétima geração, também conhecida como B17, pode ser extremamente vantajoso. O modelo oferece um excelente custo/benefício, proporcionando alto desempenho a um preço acessível. Equipado com um motor 2.0 16v flex, de aspiração natural e injeção indireta, o Sentra é conhecido por sua robustez e facilidade de manutenção.
A versão mais econômica é a S, do ano de 2014, com câmbio manual. No entanto, devido à sua idade, pode ser um desafio encontrar um exemplar em bom estado, com todas as manutenções em dia. Dada a natureza potencialmente dispendiosa das manutenções do Sentra, devido à importação de suas peças, é aconselhável evitar modelos que necessitem de muitas correções.
Por pouco mais de R$ 50 mil, já é possível considerar a compra de um Nissan Sentra automático, equipado com o popular câmbio CVT. A maioria dos modelos disponíveis no mercado possui esse tipo de transmissão, que é bastante procurada pelos consumidores.
A versão mais destacada é a SL, que oferece seis airbags, sistema multimídia com câmera de ré, estofamento em couro, ar-condicionado dual zone, controle de velocidade e rodas de 17 polegadas como diferenciais. Em 2014, o teto solar era um item de série nesta versão, porém, entre 2015 e 2016, tornou-se opcional, retornando mais tarde como equipamento padrão.
No ano de 2016, o Sentra recebeu importantes atualizações em termos de segurança, incluindo controles de estabilidade e tração. Além disso, foi lançada a versão Unique, que apresenta um interior exclusivo em cor Bege, junto com alguns extras como sensor ultrassom no alarme e soleiras iluminadas.
A partir de 2017, o Nissan Sentra passou por uma atualização visual significativa, tornando-o ainda mais atraente. Se o orçamento permitir, é recomendável considerar os modelos pós-2017, que se tornaram mais bem equipados em todas as versões. Além disso, esses modelos dispensaram o tanquinho de partida a frio e receberam correções em problemas crônicos, como o do eletro-ventilador do radiador.
Com um orçamento de até R$ 100 mil, é possível adquirir um Sentra SL 2020, o mais caro da linha B17. Esta versão oferece tudo o que já mencionei anteriormente, além de um sistema de som da Bose, sistema multimídia atualizado e alertas de frenagem e ponto cego. Trata-se de um excelente carro, que se destaca como uma opção superior e mais econômica em comparação com um Nissan Versa zero-quilômetro.
Nissan Sentra Usado Desvantagens
Existem algumas desvantagens a serem consideradas ao optar por um Nissan Sentra usado:
Câmbio CVT: A manutenção do fluido NS-3 precisa ser realizada a cada 20.000 km ou 12 meses, com uma troca completa recomendada a cada 100.000 km. No entanto, a caixa Jatco não possui uma vareta de medição padrão, exigindo uma ferramenta específica para o procedimento.
Motor: Um problema crônico é o funcionamento intermitente ou falha do eletroventilador, o que pode levar ao superaquecimento do motor. A solução geralmente envolve a substituição ou recondicionamento da peça.
Suspensão: A suspensão tradicional, com configuração McPherson na frente e eixo de torção atrás, é conhecida por gerar excesso de ruídos. O componente mais criticado é o amortecedor, que tende a perder pressão antes do esperado.
Faróis: É frequente a substituição das lâmpadas originais por conjuntos de LEDs no Nissan Sentra. É importante verificar se essa modificação foi feita e, se sim, se os novos conjuntos de iluminação estão dentro dos limites de luminosidade estabelecidos pela lei. Caso contrário, há o risco de receber multas.
Central multimídia: Nas versões mais básicas, como S e SV, é comum encontrar instalações de centrais multimídia fora das concessionárias. É crucial garantir que a instalação tenha sido realizada corretamente para não comprometer a garantia de três anos oferecida pelo fabricante.
Vale a Pena?
Considerando todas as informações fornecidas, é possível afirmar que o Nissan Sentra usado oferece diversas vantagens em relação aos seus concorrentes, como o Civic e o Corolla. Ele se destaca em conforto, espaço interno, capacidade do porta-malas e quantidade de itens de série, proporcionando um excelente custo-benefício. Além disso, seu baixo consumo de combustível em estradas o torna uma ótima opção para viagens longas, sendo um verdadeiro carro familiar versátil e econômico. Portanto, para quem busca um veículo com essas características, o Nissan Sentra usado definitivamente vale a pena considerar.
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Embora as gerações B13 e B14 do Nissan Sentra possam ser encontradas por menos de R$ 20 mil, é importante resistir à tentação de adquiri-las. Mesmo sendo completas, como todo bom Sentra, esses modelos mais antigos representam uma aventura arriscada, com grande probabilidade de problemas mecânicos e dificuldade de encontrar peças de reposição, o que pode resultar em uma união duradoura e custosa com o carro.
Já na geração B16, que abrange os anos de 2007 a 2013, o Sentra apresenta uma vantagem significativa em relação a outros sedãs da mesma época. Todas as versões, mesmo as mais básicas, já vinham equipadas com duplo airbag, freios ABS, controlador de velocidade e direção elétrica, além de outros itens comuns à categoria. A versão SL acrescentava ainda mais quatro airbags, estofamento em couro, teto solar e um sistema de som da RockFordFosgate. Essas características tornam o Sentra B16 uma opção atraente para quem busca segurança e conforto mesmo em modelos mais antigos.
Assim como na geração B17, o Sentra B16 também teve uma opção Unique, porém não como uma versão separada, mas sim como uma variante da versão SL. Apenas 300 unidades foram produzidas com o interior bege, incluindo o volante, que é propenso a sujar facilmente. Esta é a variante mais desejada dessa geração, mas também é a mais cara, já que foi lançada apenas em 2012, enquanto a geração continuou até o ano seguinte.
Para aqueles que planejam comprar um Sentra B16, é importante prestar muita atenção ao sistema de arrefecimento do motor, possíveis vazamentos, ruídos na suspensão e à manutenção do câmbio CVT. Estes são pontos críticos que podem afetar o desempenho e a durabilidade do veículo.
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