Acesse Nossas Redes Sociais

Peugeot

Peugeot 208 vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024

Atualizado

em

O Peugeot 208 é o herdeiro imediato do Peugeot 206, veículo mais comercializado em toda a trajetória da produtora francesa. Isso em si já constitui um substancial motivo para suscitar expectativas acerca do automóvel. Está ansioso para conhecê-lo? Veja a seguir se vale realmente a pena, como é a revenda e a sua manutenção!

Peugeot 208 vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024

O Peugeot 208

O Peugeot 208, introduzido em 2012 no continente europeu e em 2013 no Brasil, foi concebido com a finalidade de substituir o Peugeot 207, o qual sucede o mais notável triunfo em vendas em toda a trajetória da produtora, o Peugeot 206.

No momento, em sua segunda fase, o automóvel passou por uma reformulação total, recebendo uma nova concepção completa de aparência externa e interna, nova base e novos dispositivos, tudo isso com o intuito de se revelar uma excelente alternativa para o consumidor – mesmo que não tenha conseguido alcançar o mesmo desempenho em relação ao número de vendas.

Desde o lançamento, em 2020, a mais recente geração do Peugeot 208 passou por consideráveis alterações em sua variedade de opções. A principal delas foi a eliminação das versões equipadas com motor 1.6 e transmissão manual, para dar lugar a versões com motor 1.0 aspirado.

Atualmente, as duas opções mais acessíveis do Peugeot 208 utilizam o motor 1.0 Firefly, com até 75 cv e 10,7 kgfm, e transmissão manual de cinco marchas, o mesmo conjunto presente no Fiat Argo, enquanto o motor 1.6 tradicional e a transmissão automática são reservados para as versões mais caras.

Acompanhando a introdução do motor 1.0, as versões com motor 1.6 também foram agraciadas com uma nova central multimídia de 10 polegadas, contando com conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, já nas versões mais simples. Contudo, a presença desse equipamento no Peugeot 208 mais acessível foi breve, durando apenas alguns meses.

Lançamento:  Peugeot 308 CC - Preço, Fotos

A mais atual inovação consistiu no lançamento da edição RoadTrip, fundamentada nas versões intermediárias. Essa versão possui o motor 1.6, com potência máxima de até 120 cv e torque de 15,5 kgfm, acompanhado de uma transmissão automática de seis marchas. Além disso, apresenta detalhes estéticos internos e externos exclusivos, tais como faróis full-led, teto solar e um quadro de instrumentos digital com exibição em 3D.

Peugeot 208 Vale a Pena Comprar?

Motorização

O Peugeot 208 é disponibilizado no mercado brasileiro com duas opções de motorização, sendo elas o 1.0 e o 1.6 de quatro cilindros, sem turbo, capazes de produzir até 118 cv, tanto com transmissão manual como automática. Esses motores demonstram grande versatilidade, satisfazendo tanto nas situações urbanas quanto nas vias rodoviárias.

Com o motor 1.6 sem turbo, de quatro cilindros, o Peugeot 208 é uma escolha com ótima adequação para o dia a dia na cidade e que se mostra satisfatório em viagens, combinando desempenho suficiente com médias de consumo favoráveis – embora não sejam as melhores da categoria.

Quando dotado de transmissão manual, tal como na versão de entrada, Like Pack, o veículo é capaz de alcançar de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos, alcançando médias de consumo de 10,9 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada quando abastecido com gasolina.

Por outro lado, com a transmissão automatizada, presente nas demais versões do automóvel, ele completa a aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos, mantendo o mesmo consumo registrado com a transmissão manual.

Peugeot 208 vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024

Últimos Lançamentos de Carros

Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos? Deixe sua opinião nos comentários.
INSCREVA-SE:

Conforto e Capacidade

Apesar da má reputação da marca francesa no Brasil, a Peugeot almeja transformar isso completamente, tendo o 208 como seu cartão de apresentação.

Lançamento:  Novo Peugeot 3008 2024: O que mudou, novidades, versões e preços

Desde a variante inicial, a Like Pack, o veículo zero-quilômetro já é equipado com: 4 airbags; sistema eletrônico de estabilidade; controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático); direção elétrica; e diversos outros recursos que abordaremos em breve.

Na variante mais alta, Griffe, a Peugeot evidencia toda a sua criatividade e desejo de se tornar líder no segmento “premium”, incluindo como dispositivos: faróis com tecnologia LED completa; auxílio eletrônico de manutenção na faixa de rodagem; sistema de alerta de colisão frontal; ar-condicionado automático; e uma ampla gama de componentes que integram o completo pacote do Peugeot 208 Griffe.

O veículo compacto possui também 311 litros de capacidade em seu compartimento de bagagem, o que torna as viagens com bagagens mais confortáveis e não apresenta dificuldades no uso diário.

Versão Elétrica

O Peugeot 208 é o singular hatch compacto comercializado no Brasil que apresenta, igualmente, uma opção elétrica. O e-208 GT é o único veículo importado diretamente da França (ao contrário dos demais, que vêm da Argentina), e, por essa razão, suas distinções vão além do motor elétrico de 136 cv e 26,5 kgfm.

Consumo e Desempenho

No quesito desempenho, o Peugeot 1.0 registrou médias de consumo inferiores às de seus concorrentes equivalentes, Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Volkswagen Polo Track. Em ambiente urbano, o hatch francês alcançou 11,2 km/l, enquanto na estrada obteve 14,1 km/l. A aceleração de 0 a 100 km/h foi completada em 14,3 segundos, mantendo-se dentro da média do segmento.

Por outro lado, com o motor 1.6, o 208 apresentou maior eficiência, atingindo 15,8 km/l em trajetos rodoviários e 11,4 km/l nas cidades. Naturalmente, com um conjunto mais potente, o desempenho também melhorou, e o tempo para alcançar 0 a 100 km/h foi reduzido para 12,2 segundos em alguns testes.

Peugeot 208 vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024

Peugeot 208 É Bom de Revenda?

Em primeiro lugar, é essencial compreender que a desvalorização na hora da revenda é um aspecto recorrente para todos os automóveis. Ao longo do tempo, o valor de um veículo tende a reduzir em virtude do uso, do desgaste natural e do lançamento de novos modelos. Peugeot 208, o qual baixou o preço de sua gama alguns meses após o lançamento. Em 2023, a montadora reduziu, em média, R$ 5.000 o custo das versões principais.

Lançamento:  Peugeot 208 - Ficha Técnica, Versões, Consumo, é Bom?

Apesar de os ajustes mensais já terem compensado essa diminuição de preço naquele momento, o veículo elétrico e-208 GT, introduzido em 2023 por R$ 244.900, também passou por uma redução de valor. Atualmente, o automóvel é comercializado por R$ 225.990, e a principal razão para a redução do preço foi a concorrência com os competidores de nível premium, especialmente o Volvo XC40, cujo valor era bastante próximo. Nesse caso, Peugeot 208, infelizmente, está entre os carros que mais desvalorizam após os lançamento.

Peugeot 208 2024 Manutenção

As revisões do Peugeot 208 seguem o padrão de serem realizadas a cada 10 mil km, porém os preços estão um pouco acima do esperado para o segmento. Até os 60 mil km, a manutenção do 1.0 vai custar um total de R$ 4.428, enquanto o 1.6 terá um custo total de R$ 4.855.

Até 10.000 km, o custo de manutenção para o modelo 1.0 é de R$ 454, enquanto o 1.6 tem um custo de R$ 532. Com o aumento da quilometragem para 20.000 km, a diferença de preço entre as revisões se amplia, chegando a R$ 207, com o 1.0 custando R$ 774 e o 1.6, R$ 981.

Aos 30.000 km, o 1.0 volta a ter um custo de R$ 454, enquanto o 1.6 mantém o valor em R$ 532. Ao atingir 40.000 km, o 1.0 tem uma manutenção mais cara, chegando a R$ 1.288, próximo ao custo de R$ 1.297 do 1.6.

Já aos 50.000 km, o preço da manutenção do 1.0 volta a ser R$ 454, permanecendo mais baixo em comparação ao 1.6, que mantém o custo de R$ 532. Por fim, aos 60.000 km, o 1.0 tem um custo de R$ 1.004, enquanto o 1.6 fica em R$ 981.

Compartilhar:

Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo

Novidades

Categorias

Páginas

Em Destaque

Carros Lançamentos é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Dicas e novidades sobre veículos feito por redatores especializados no setor automotivo.