Porsche
Porsche Cayenne vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024
No rol da marca, o Porsche Cayenne faz sucesso há 22 anos. Mesmo agora, com eletricidade para gastar menos, ainda gera certa dúvida, mas essa mistura inusitada se mostrou eficaz.
O Porsche Cayenne
Salvando a Porsche da quebradeira nos anos 2000, o Porsche Cayenne e o Porsche Boxster foram os heróis. Desde 2003, ele rola da linha de produção em Bratislava, na Eslováquia, junto com o VW Touareg, dividindo peças.
Ao contrário do que diziam os entendidos, o que o pessoal queria mesmo era um SUV. E nisso, o Porsche Cayenne se destaca com maestria. Embora tenha sido inicialmente rejeitado pelos fãs mais radicais, acabou justificando o lançamento do seu irmão menor e agora líder de vendas, o Macan.
Então, a pergunta é: Vale a pena comprar o Porsche Cayenne? Mais de 20 anos depois, a resposta é um sim firme. Na linha 2024, ele mostra toda a sua potência, especialmente na versão cupê, que está simplesmente incrível.
Desempenho
O bruto V8, com incríveis 659 cv, na versão Turbo GT do Porsche Cayenne, faz barulho pelas paisagens de Hollywood e Santa Mônica. Troca de marcha, freia, troca de marcha novamente – o SUV esportivo ronca, e os estampidos do escapamento duplo no centro são viciantes.
Agarrando firme ao volante revestido de Race-Tex, uma espécie de Alcantara, o Cayenne se inclina confiantemente em curvas fechadas, quase como se estivesse a bordo de um 911, só que um pouco mais pesado. O preço dessa emoção? Exatos R$ 1.400.000 para a versão completa.
Design e Recursos
Cada farol de alta definição do Cayenne é uma maravilha, com mais de 32 mil pixels, detectando outros motoristas e ajustando automaticamente o farol alto para evitar ofuscar a visão de quem vem na direção oposta.
A tecnologia também ilumina e avisa, piscando, a presença de pedestres ou animais na pista, integrando-se à visão noturna. Além disso, é possível criar animações, à semelhança dos Audi.
O Turbo GT traz detalhes especiais, como capa dos retrovisores e teto em fibra de carbono, arcos de roda em preto fosco e pinças de freio em amarelo.
Na traseira, as características distintas do novo Cayenne são evidentes, com saídas duplas de escapamento de titânio centralizadas e lanternas com um novo design interno, mais moderno e com efeito 3D.
Dois spoilers, um fixo no teto e um ativo, garantem estabilidade, especialmente acima dos 90 km/h, gerando até 40 kg de pressão aerodinâmica na velocidade máxima. Tudo isso para proporcionar mais segurança ao SUV de 2.245 kg.
Suspensão e Condução
O Cayenne agora vem equipado com o Porsche Active Suspension Management (PASM) em todas as versões, e os amortecedores receberam um upgrade com a tecnologia de duas válvulas, melhorando tanto a distensão quanto a compressão para uma experiência de condução aprimorada.
A Porsche afirma que essa mudança proporciona mais conforto em velocidades baixas e aprimora a dinâmica, reduzindo a inclinação da carroceria.
Dirigindo o Cayenne
No dia a dia, a convivência com o Cayenne é amigável, e é possível utilizá-lo como carro do dia a dia. Apesar das tecnologias para suavizar buracos, o SUV pode ocasionalmente transmitir as irregularidades do pavimento, especialmente com as grandes rodas de 22 polegadas, que reproduzem bastante as imperfeições.
É até possível sentir a diferença entre moedas de dez, vinte e cinco ou cinquenta centavos ao passar por cima delas, mesmo no modo de condução mais confortável.
Em curvas, pode parecer exagerado dizer que o Cayenne tem a dinâmica de um 911, considerando seu peso superior a duas toneladas. No entanto, ele demonstra um controle admirável, contornando as curvas com maestria, sem dramas, movimentos estranhos da carroceria e com uma aderência impressionante.
A posição de dirigir é excelente, mesmo para um SUV mais alto. As respostas do volante, especialmente no modo Sport Plus, são dignas de nota e proporcionam precisão nas curvas, permitindo que o motorista saiba constantemente para onde as rodas estão se dirigindo. Além disso, o peso é adequado para o uso urbano.
Interior e Tecnologias
Inspirando-se no Taycan, a Porsche trouxe mais atrativos para a cabine do Cayenne. O painel de instrumentos agora é um display curvo de 12,6 polegadas, totalmente digital e personalizável, oferecendo até sete opções de grafismos, dependendo da versão. Há um visual simplificado e um modo clássico, transferindo o design vintage do painel de instrumentos de cinco tubos da Porsche para a forma digital. O conta-giros, sistema de navegação, assistente de visão noturna e sistema de assistência à condução podem ser personalizados para estar em destaque.
O botão de partida é novo, mas mantém sua posição tradicional à esquerda do volante, agora vindo diretamente do 911. O seletor de modos de condução (Normal, Sport e Sport Plus) é agora item padrão e redesenhou os controles dos sistemas de assistência ao motorista no volante.
Da herança do Taycan, vem a “alavanca” de marcha, agora posicionada à direita do volante entre o painel de instrumentos e a multimídia. Essa mudança abre espaço no console central para um novo e amplo painel de controle de ar-condicionado com controles analógicos, atendendo ao pedido dos clientes por botões físicos para o clima da cabine.
O Porsche Communication Management (PCM), a central multimídia do Cayenne, continua com 12,3 polegadas. A grande novidade é a tela de 10,9 polegadas para o passageiro, opcional por R$ 5.597, que pode operar o sistema de navegação e de som, além de exibir as mesmas informações disponíveis no painel de instrumentos do motorista. No exterior, essa tela tem a capacidade de transmitir plataformas de streaming, serviço ainda não disponível para o Brasil.
Com um design atraente, as alterações no interior são muito bem-recebidas, somadas às melhorias mecânicas. O grande destaque do Cayenne é a aceleração: ao pressionar o pedal direito, o painel digital atinge 100 km/h em impressionantes 3,3 segundos, rivalizando com o Audi R8 V10.
Revenda do Porsche Cayenne
Em 2024, o Porsche Cayenne conquistou o título de carro elétrico menos desvalorizado, conforme anunciado na décima edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos, promovido pela Agência AutoInforme. A análise envolveu 93 modelos, com mais de 1 mil unidades licenciadas entre setembro de 2023 e agosto de 2024 para motores a combustão, e 300 unidades de veículos eletrificados.
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Manutenção do Porsche Cayenne
Considerado o terceiro carro mais dispendioso de manter, o Porsche Cayenne não é para todos os bolsos. Ao longo de 10 anos, a manutenção deste SUV pode totalizar US$ 20.552 (R$ 99.716). No primeiro ano, o custo de manutenção é estimado em cerca de US$ 721 (R$ 3.498), aumentando para US$ 3.827 (R$ 18.568) no décimo ano.
Além disso, há uma probabilidade de 60,9% de necessidade de reparos adicionais ao longo do tempo. Esses fatores devem ser considerados ao ponderar sobre a escolha do Porsche Cayenne, especialmente para aqueles que buscam uma opção mais acessível em termos de custos de manutenção.
Porsche Cayenne Fotos
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