Acesse Nossas Redes Sociais

Toyota

Toyota Corolla Cross vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024

Atualizado

em

Toyota e Corolla. Dois nomes que representam excelência para a maioria dos compradores. Juntos, formam um argumento de vendas poderoso. Agora, pense em adicionar um novo sobrenome à linha de veículos que todos desejam? É assim que surge o Corolla Cross. Mas, mesmo com toda essa reputação, será que ele realmente vale a pena na prática? Como é o seu valor de revenda? E a manutenção, é cara?

Toyota Corolla Cross vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024

O Toyota Corolla Cross

O novíssimo modelo da Toyota chega prometendo competir pela liderança da categoria e seus principais adversários são o Jeep Compass e o Taos, da Volkswagen. O SUV é uma versão derivada do carro sedã e utiliza sua base para diminuir despesas.

O veículo está disponível em quatro opções: XR 2.0, XRE 2.0, XRV Híbrido 1.8 e XRX Híbrido 1.8. Os preços variam desde a versão inicial, a XR 2.0, que custa R$ 161.990, até os R$ 204.329 cobrados pela versão de luxo, a XRX Híbrido 1.8.

Na nova linha 2024, a Toyota apresenta nas suas opções XR e XRE um propulsor 2.0 com 177 cv de força, ambos com flexibilidade de combustível. Já nas versões híbridas, XRV e XRX, temos um motor 1.8 com 122 cavalos de potência.

No que diz respeito à transmissão, o Corolla Cross 2024 possui uma caixa automática em todas as 4 versões disponíveis.

As versões com motor 2.0 flex de 177cv atingem a velocidade de 0 a 100km/h em aproximadamente 9.8 segundos. Enquanto isso, as versões híbridas, equipadas com motores 1.8 de 122cv de potência, conseguem fazer o mesmo percurso em torno de 13 segundos.

O Corolla Cross recém-lançado apresenta médias de consumo em torno de 8 quilômetros por litro e 11,5 quilômetros por litro nas ruas da cidade, quando abastecido com etanol e gasolina, respectivamente.

Em estradas, o carro apresenta médias de 9 km/l com etanol e 12,8 km/l com gasolina.

Agora, com o sistema híbrido, o veículo registra médias de cerca de 17 km/l na cidade e 13,9 km/l em viagens.

Toyota Corolla Cross vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024

O Toyota Corolla Cross Vale a Pena?

O SUV oferece um bom espaço nos assentos dianteiros e traseiros. Nele, há um conforto razoável para dois adultos e uma criança. O túnel central baixo ajuda nesse aspecto. Os compartimentos de armazenamento nas portas dianteiras, traseiras e no console central proporcionam praticidade tanto para o motorista quanto para os passageiros. O ar condicionado não é de zona dupla, mas possui saída central para os assentos traseiros.

Lançamento:  Corolla 2010 Preço em 2024: Vale a pena comprar

A parte mecânica, a mesma do carro sedã, apresenta a robustez que já se tornou uma característica registrada da montadora japonesa: veículos que são “à prova de problemas”. Essa mecânica já foi testada pelo sedã e não recebeu reclamações no mercado brasileiro.

Mesmo compartilhando a mesma base do Corolla sedã, a Toyota optou por cortar custos no Cross, substituindo a excelente suspensão traseira do tipo multilink pelo simplório eixo de torção que equipa qualquer carro popular por aí. Ou seja, exatamente o SUV que mais precisa de estabilidade acabou ficando desprovido desse sistema sofisticado presente no sedã.

Para não ficar muito atrás do VW Taos (que chega em maio) em termos de espaço no porta-malas (498 litros), o Corolla Cross carrega o estepe de emergência, aquele pneuzinho fino cheio de limitações. Ainda assim, perdeu espaço, ficando apenas com 440 litros, mas ainda à frente do outro concorrente, o Jeep Compass. É difícil entender, mas a capacidade do porta-malas é inferior até mesmo à do seu irmão sedã, que tem capacidade para 470 litros.

O veículo possui sete bolsas de ar e diversos dispositivos eletrônicos de segurança integrados ao sistema Toyota Safety Sense, que alerta o condutor sobre a presença de outros veículos à frente por meio de radares e sensores. Como novidade, inclui detecção de pedestres e ciclistas. O SUV oferece um conjunto completo de soluções eletrônicas para prevenir acidentes ou reduzir suas consequências: câmera de visão traseira, controle de estabilidade e tração, auxílio de partida em rampas (Hill-Holder), alerta de ponto cego no espelho retrovisor, alerta de tráfego na parte traseira, sistema de pré-colisão frontal e assistência de permanência na faixa.

No entanto, se o pneu de emergência já gera preocupação em qualquer carro, no Corolla Cross o problema é ainda pior. Mesmo nas versões com rodas de 18 polegadas, eles continuam carregando o estepe com aro 17 polegadas, com um diâmetro total 5% menor do que os outros quatro pneus. Na indústria automobilística, o consenso é não ultrapassar 2% de diferença. Os engenheiros da Toyota afirmaram ter realizado testes no veículo, mas admitiram não ter feito o teste que comprova sua estabilidade em uma manobra evasiva de última hora, conhecida como teste do Alce, que evita acidentes ao desviar de forma emergencial de um obstáculo na pista.

Lançamento:  10 motivos para comprar (ou não comprar) um Toyota Corolla Cross

No que diz respeito ao desempenho no asfalto, o SUV não impressiona e, considerando a relação entre peso e potência, fica atrás dos competidores diretos. Quanto à altura em relação ao solo, há uma pequena diferença em favor do veículo em comparação ao sedã: apenas 1,3 cm. Isso significa que não ajuda muito ao enfrentar obstáculos urbanos como pedras ou lombadas.

O interior do carro, de modo geral, tem um acabamento de qualidade inferior, com plástico rígido em todas as partes, sendo pior em comparação com seus concorrentes diretos, como o Jeep Compass ou o VW Taos.

A Toyota se destacou como pioneira no Brasil (e no mundo) ao lançar o primeiro híbrido flex, o Corolla sedã. Agora, apresenta o primeiro SUV híbrido. Ao contrário dos modelos convencionais, o consumo do veículo híbrido é menor no tráfego urbano: de acordo com o Inmetro, faz 13,9 km por litro de gasolina na estrada e 17 km na cidade. Ele possui um motor flex e dois motores elétricos. No entanto, também oferece a opção com motor a combustão de 2.0 litros, que é a mais vendida no caso do sedã.

A marca japonesa aproveitou ao máximo a confiabilidade de seus produtos no mercado e aposta em atrair uma grande base de clientes. No entanto, em seu primeiro SUV produzido aqui, a Toyota focou mais no preço do que na mecânica e no acabamento.

Toyota Corolla Cross vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024

É Bom de Revenda?

O Corolla Cross, um SUV baseado no sedã médio mais vendido do país, não demorou muito para fazer sucesso e só fica atrás do Jeep Compass em termos de vendas.

O fato de o veículo carregar o nome e a mesma mecânica do sedã, que é tão bem-sucedido, ajuda a explicar o desempenho do SUV no mercado.

Tudo isso tem impacto no valor de revenda, que é considerado muito bom em comparação com seus concorrentes. Isso pode ser explicado pelo fato de que havia uma demanda reprimida por parte dos clientes da marca que queriam um SUV e são leais à marca japonesa.

Lançamento:  Etios - Ficha Técnica, Versões, Consumo, é Bom?

Nas opções com motor 2.0 VVT-IE Flex, tanto na versão XR quanto na XRE, encontramos opções de revendas com quilometragens variadas e preços atrativos. O modelo XR Direct Shift, por exemplo, está disponível por R$ 138.480 com 35.921 km rodados, enquanto o XRE Direct Shift, com troca e troco, pode ser adquirido por R$ 160.800 com apenas 6.200 km percorridos.

Últimos Lançamentos de Carros

Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos? Deixe sua opinião nos comentários.
INSCREVA-SE:

Além disso, o Corolla Cross também apresenta uma opção híbrida, o XRX CVT, com motor 1.8 VVT-I Hybrid Flex. Esse modelo, de 2024, com apenas 2.300 km rodados, está sendo oferecido por R$ 297.900. Com seu sistema de propulsão híbrido, o veículo proporciona eficiência energética e baixo consumo de combustível.

Manutenção do Corolla Cross

A manutenção do Corolla Cross 2024 é tranquila. Você tem uma garantia de cinco anos sem limite de quilometragem, mas se for pessoa jurídica, o limite é de 100.000 km. Basta fazer as revisões obrigatórias a cada 10.000 km ou 12 meses, o que acontecer primeiro. É importante seguir essas orientações para manter a garantia em dia.

Além disso, nas versões híbridas, você conta com uma garantia estendida de 8 anos para a bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle de energia. É uma tranquilidade a mais para os proprietários dessas versões.

Quanto às revisões, até os 50.000 km, as versões 2.0 flex têm um custo total de R$ 4.019,45. Já as versões híbridas saem um pouco mais em conta, com um valor de R$ 3.955,40 no mesmo período. A diferença de preço entre os dois modelos acaba sendo pequena, principalmente levando em consideração que a versão híbrida custa R$ 100,00 a menos que o modelo convencional. É uma opção interessante para quem busca economia e sustentabilidade.

Corolla Cross Fotos

Toyota Corolla Cross vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024 Toyota Corolla Cross vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024 Toyota Corolla Cross vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024

Corolla Cross Fotos Interior

Toyota Corolla Cross vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024 Toyota Corolla Cross vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024 Toyota Corolla Cross vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024 Toyota Corolla Cross vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024 Toyota Corolla Cross vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024 Toyota Corolla Cross vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024

Compartilhar:

Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo

Novidades

Categorias

Páginas

Em Destaque

Carros Lançamentos é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Dicas e novidades sobre veículos feito por redatores especializados no setor automotivo.