Toyota
Toyota Yaris vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara? 2024
Um carro pouco comentado no setor automobilístico é o Toyota Yaris, um modelo da fabricante japonesa disponível tanto em versões hatch quanto sedã. Mas será que vale a pena comprar esse automóvel?
Toyota Yaris 2024
Classificado em oitavo lugar entre os 10 hatches mais comercializados no Brasil, o Toyota Yaris possui ótimas qualidades para ascender na classificação e conquistar cada vez mais os compradores brasileiros.
O veículo da fabricante japonesa é pouco lembrado, porém apresenta alguns atributos interessantes, tanto na variante hatch quanto no sedã. Algumas particularidades, no entanto, podem contribuir para explicar por que ele não obtém maiores índices de venda.
O Toyota Yaris 2024 oferece aos consumidores três opções na carroceria hatch e outras três opções na carroceria sedã. Vejamos agora os preços de cada versão:
No caso do Yaris Hatch, é possível escolher entre três versões: XL, XS e XLS, com valores que variam de R$ 99.050 a R$ 117.590. Já no Yaris Sedã, também são disponibilizadas três configurações: XL, XS e XLS, com preços que variam de R$ 97.990 a R$ 122.090.
Existem algumas poucas distinções entre os dois formatos de estrutura do veículo. A principal é o tamanho do compartimento de bagagem. O hatch possui uma capacidade de 310 litros, enquanto o sedã comporta 473 litros.
Além disso, ambas as carrocerias apresentam os mesmos dispositivos de tecnologia, segurança, design e conforto.
O Yaris apresenta uma grade frontal com elementos na tonalidade correspondente à pintura do veículo e rodas de liga leve de 15 polegadas para os modelos mais avançados. Já a versão de entrada é equipada com rodas de aço estampado de 15 polegadas.
Além disso, todas as variantes possuem luzes diurnas de rodagem (DRL) em LED. Os modelos mais econômicos vêm com faróis halógenos, enquanto as versões mais caras possuem faróis em LED e luz de neblina também em LED.
Na parte interna, a variante mais avançada possui um revestimento parcial em couro ecológico nos bancos e nas portas. Os outros modelos contam com um revestimento em tecido.
Todos os modelos estão equipados com uma central multimídia de 7 polegadas com tela sensível ao toque, que permite conexão sem fio através do Android Auto e Apple CarPlay, além de possuírem ar-condicionado digital.
Os modelos XS e XLS possuem um painel de informações com uma tela de 4,2 polegadas. Já a variante mais avançada também disponibiliza um teto solar elétrico exclusivo.
Quando se trata de segurança, o Yaris 2024 oferece airbags frontais, laterais e de cortina, sistemas de estabilidade e tração, auxílio de partida em aclives e pontos de ancoragem Isofix em todas as configurações.
A partir da versão XS, a lista de recursos de segurança é expandida para incluir alerta de colisão, câmera de ré, controle de cruzeiro adaptativo e alerta de saída de faixa.
A mecânica é idêntica para ambas as carrocerias. O que varia um pouco é no que diz respeito ao gasto de combustível.
O Toyota Yaris 2024 está equipado com um propulsor 1.5 Dual VVT-i 16V Flex. A transmissão é do tipo CVT automática de sete velocidades e a tração é dianteira.
O motor produz uma potência de 110 cv com etanol e 105 cv com gasolina, alcançada em 5.600 rotações por minuto. O torque é de 14,9 kgfm com etanol e 14,3 kgfm com gasolina, disponível a 4.000 rotações por minuto. Além disso, o Yaris é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 180 km/h.
Vale a Pena Comprar?
Existem alguns aspectos negativos que podem explicar por que suas vendas são mais baixas.
Volante
Um dos motivos que pode fazer o consumidor pensar que não vale a pena comprar o Toyota Yaris é o volante do hatch. Apesar de possuir botões que concedem acesso a algumas funcionalidades, ele não é intuitivo. Além disso, o revestimento em couro não é dos mais atraentes e compromete a harmonia geral.
O pior, no entanto, é que o volante não possui ajuste de profundidade, o que pode incomodar alguns condutores mais baixos, que talvez precisem ficar muito próximos dele para obter a ergonomia adequada.
Acabamento interno
A Toyota fez uma tentativa de disfarçar, mas basta um olhar atento para perceber que os detalhes “costurados” são apenas uma ilusão. O Yaris hatch apresenta um excesso de plástico rígido, o que acaba gerando preocupação em relação a possíveis ruídos indesejados com o uso contínuo do veículo.
Sensor de estacionamento
Foi notável a falta de um sensor de estacionamento traseiro em um modelo que tem um preço acima de R$ 100 mil. Mesmo que o Yaris hatch possua uma câmera de ré, a clássica sinalização sonora, ou o famoso “bip” ao engatar a marcha à ré e se aproximar de algum objeto faz uma ENORME diferença. Especialmente porque a visibilidade traseira do veículo da Toyota é mais prejudicada pelo ponto cego do que favorável ao motorista.
Desempenho
O motor 1.5 naturalmente aspirado do Yaris hatch da Toyota desempenha sua função principal de forma praticamente impecável: ser eficiente e, acima de tudo, econômico para aqueles que precisam utilizá-lo em deslocamentos diários.
No entanto, o problema que o coloca na lista dos 5 motivos para não adquirir esse modelo é seu desempenho. Abastecido com etanol, o motor oferece até 110 cavalos de potência, com um torque de 14,9 kgfm.
De acordo com o fabricante, ele acelera de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos, mas durante os testes, notamos que ele “sofre” ou melhor, “grita” bastante para alcançar velocidades satisfatórias.
Freio de estacionamento
Outro aspecto que pode prejudicar a experiência com o Yaris hatch da Toyota é puramente uma questão de capricho. Em um carro que ultrapassa os R$ 110 mil em sua versão mais avançada, não seria demais esperar que a montadora optasse por um freio de estacionamento mais moderno.
Em vez de escolher um recurso eletrônico, como um botão no console, por exemplo, a opção foi pelo tradicional freio de mão com alavanca. Isso parece um pouco decepcionante para um carro tão estiloso.
No entanto, esses pontos não devem te desencorajar de comprar um Yaris, as qualidades citadas acima ainda são superiores e faz, com certeza, o Yaris ser um caror que Vale a pena comprar
É Bom de revenda?
Em 2020, na categoria de hatch, o Toyota Yaris foi reconhecido com a maior valorização no prêmio de Melhor Valor de Revenda. A pesquisa revelou que o modelo Yaris Hatch XL Live CVT conquistou o primeiro lugar, com uma desvalorização de apenas 26%, superando o Volkswagen Polo e o Renault Sandero.
Fazendo um comparativo com outros sedãs compactos de referência, o Yaris Sedan se sobressaiu, mostrando-se o veículo com a menor depreciação na categoria, isto é, apenas 29%.
No entanto, as coisas mudaram para o Yaris atualmente. Atualmente, a taxa de desvalorização está em 55,8%.
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A projeção do preço de revenda é calculada pelo nosso algoritmo utilizando o histórico de desvalorização da Tabela FIPE e dados reais do mercado.
o modelo em questão está sendo comercializado por R$ 117.590. Agora, em relação à revenda, é importante considerar a desvalorização. Anteriormente, o Yaris era reconhecido por sua excelente valorização, recebendo prêmios por sua baixa taxa de desvalorização. No entanto, as coisas mudaram, e atualmente a desvalorização do veículo é de 55,8%. Isso significa que, em termos monetários, o carro sofre uma perda de R$ 51.983 em seu valor de revenda.
Manutenção
Quando se trata de manutenção, é importante considerar todos os gastos envolvidos. Começando pela documentação, temos um valor de R$ 746. Além disso, os gastos com IPVA chegam a R$ 14.360, o que não é uma quantia insignificante. No que diz respeito às revisões, temos um custo de R$ 2.877, que também precisa ser levado em consideração.
Outro aspecto a ser analisado é o combustível. Ao longo de três anos, os gastos com combustível chegam a R$ 14.262. Somando todos esses valores, os gastos totais alcançam a marca de R$ 149.834.
Agora, vamos focar no custo de manutenção em um período de três anos, que é de R$ 97.851. Esse valor engloba todos os gastos mencionados anteriormente, além de outros custos relacionados à manutenção do veículo.
Esses números evidenciam que o custo de manutenção do Toyota Yaris ao longo de três anos pode ser considerado alto. É essencial levar em conta esses gastos extras ao planejar a compra de um carro, garantindo que você esteja ciente e preparado para arcar com essas despesas ao longo do tempo.
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