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Volkswagen Amarok: É Boa? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

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A Amarok da Volkswagen é uma caminhonete de porte médio que foi introduzida pela fabricante alemã no mercado global em 2010 e, desde então, tem desempenhado um papel significativo nas regiões da América do Sul, Europa, Austrália e Norte da África. Produzida na Alemanha, Argentina e Argélia, ela estabeleceu sua presença, mas será que apresenta Problemas? Veja a seguir a avaliação dessa grandona!

Volkswagen Amarok: É Boa? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

A Volkswagen Amarok é Boa? Avaliação

A Amarok da Volkswagen é uma caminhonete que possui alguns problemas registrados na internet.

Com um total de 18.766 unidades vendidas em 2018, esse modelo apresenta alguns defeitos e problemas recorrentes, os quais deixam muitos proprietários insatisfeitos com a compra e outros desaconselhando a escolha desse veículo. Quais são as principais problemas apontados pelos proprietários?

A correia sincronizadora é a principal causa de queixas, pois costuma quebrar com frequência, resultando até mesmo no desenvolvimento de um kit de aspiração pela VW para solucionar essa questão.

Outros componentes que geram insatisfação incluem o cardã cruzeta, assim como as travas das portas, válvula de recirculação de gases de escape (EGR), sonda lambda, injetores de combustível e a embreagem nas versões com transmissão manual.

Problema relacionado à válvula EGR. A válvula EGR é outra das questões mais frequentemente mencionadas.

Volkswagen Amarok Problemas

A válvula EGR

Foi relatado um defeito na válvula EGR aos 80.000 km, seguido por outro incidente aos 140.000 km e, posteriormente, aos 171.000 km. Nesse caso, o custo da substituição foi de R$ 3.000.

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Outro problma envolvendo uma Amarok, com 72.000 km, apresentou duas falhas na EGR. O cliente buscou informações e, de acordo com o revendedor, o defeito estava relacionado a uma solda em algumas unidades. Consequentemente, o dispositivo acabava causando perda de potência, aumento do consumo de combustível e vazamento de fluido de refrigeração, resultando em superaquecimento. Inclusive na versão V6, há relatos de reclamações sobre defeitos na válvula EGR, como no caso de uma Amarok V6 com 27.000 km.

A válvula EGR é um sistema de recirculação de gases de escape que aproveita alguns dos componentes expelidos pelo escapamento para enviá-los novamente à admissão, permitindo sua reutilização em uma nova combustão.

Volkswagen Amarok: É Boa? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Correia sincronizadora

O maior problema enfrentado pelos proprietários da Amarok, considerado crônico, é relacionado à correia sincronizadora. Entre os defeitos e questões dessa caminhonete da Volkswagen, esse é o que mais causa preocupação aos donos. Antes de examinarmos os relatos, é importante entender por que a correia sincronizadora não tem uma vida útil adequada.

Mesmo com a presença de uma proteção (capa da correia), ocorre a entrada de poeira e sujeira na região, o que afeta diretamente a durabilidade da correia sincronizadora. Há muitos relatos de quebra prematura ou substituição precoce da peça. No manual, é indicado que a troca seja feita a cada 120.000 km. No entanto, as trocas estão sendo realizadas a partir dos 10.000 km, sendo consideradas obrigatórias devido a rachaduras no material. No entanto, isso pode variar de acordo com o uso e outras condições. Um proprietário relata ter trocado a correia sincronizadora com apenas 50.000 km.

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Em uma concessionária, foi recomendada a troca da correia em garantia com 20.000 km. Porém, nem todos conseguiram substituir a correia antes do pior acontecer. Um proprietário afirma que a correia se rompeu aos 60.000 km, causando danos às válvulas e deformando o cabeçote. Outros relatos também mencionam quebras, incluindo duas caminhonetes do mesmo grupo familiar.

Alguns clientes reclamam que a garantia deveria ser de 5 anos, considerando a quantidade de relatos e queixas em relação à durabilidade da correia. Inicialmente, a garantia da Amarok era de 2 anos. No entanto, alguns proprietários têm arcado com o custo das substituições da correia, mesmo durante o período de garantia. Algumas concessionárias cobram pelo serviço, alegando que a contaminação por poeira é causada por uso severo, não sendo coberta pelo fabricante.

Em um dos casos, o proprietário teve um custo de R$ 1.700. Outro relato menciona que a Amarok com 90.000 km teve um custo de R$ 1.900. Um consultor técnico informou a um cliente que o problema é crônico, reforçando a ideia de que a garantia deveria ser estendida nesse caso. Em um dos relatos, um proprietário da Amarok sugere uma solução. O proprietário realizou a troca da correia antes dos 50.000 km, e durante o serviço, a concessionária também realizou a instalação do EDK para solucionar o problema.

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Cruzeta do cardã do eixo

Não são apenas a válvula EGR e a correia sincronizadora que causam frustração aos proprietários da picape Amarok. A cruzeta do cardã do eixo também é motivo de preocupação, produzindo ruídos e exigindo substituição. Alguns relatos mencionam que o dispositivo de articulação do eixo, responsável por transmitir a força da caixa de câmbio para o diferencial, acaba gerando muito barulho. Na maioria dos relatos, a peça foi trocada durante o período de garantia, embora alguns tenham mencionado que o componente custou R$ 500 fora da garantia. A quilometragem em que a substituição foi necessária varia consideravelmente, com uma média de cerca de 60.000 km, de acordo com os casos relatados.

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Volkswagen Amarok Consumo

Apesar das críticas, que ainda abrangem a falta de potência do motor EA189 2.0 TDI e o desempenho geral, muitos proprietários enaltecem a eficiência em termos de consumo da caminhonete Volkswagen Amarok, mencionando médias de 12 a 14 km/l em viagens e 8 a 10 km/l na cidade. Também destacam positivamente o baixo nível de ruído interno e o conforto durante a condução.

Volkswagen Amarok Fotos

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Volkswagen Amarok Fotos interior

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Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

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