Acesse Nossas Redes Sociais

Volkswagen

Volkswagen Amarok usada, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024

Atualizado

em

A Volkswagen lançou a Amarok no Brasil em 2010, sendo a primeira picape de porte médio da montadora alemã. Fabricada em General Pacheco, na Argentina, a Amarok está disponível em versões de cabine simples e dupla, oferecendo opções de motores turbodiesel de 2 litros com quatro cilindros em linha ou 3 litros com seis cilindros em V. Vamos analisar mais detalhes sobre a Volkswagen Amarok, suas versões anteriores e descobrir se é uma boa escolha comprar uma em 2024. Confira!

Volkswagen Amarok usada, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024

Volkswagen Amarok usada Vantagens

Design

No quesito design, a Amarok marcou o ingresso da Volkswagen no segmento das picapes médias, uma área em que a montadora alemã não tinha experiência prévia. Para se destacar nesse mercado, o Amarok precisava oferecer características que o diferenciassem dos concorrentes. A Volkswagen cuidou para que o visual da Amarok refletisse sua identidade de marca, incorporando diversos elementos visuais distintivos.

Dois anos antes do lançamento do modelo de produção, a Volkswagen apresentou o “Pickup Concept”, um protótipo avançado que praticamente antecipou todos os detalhes e linhas que seriam encontrados na Amarok final, com exceção de algumas pequenas alterações, como a ausência do para-choque traseiro.

Na parte da frente, a Amarok ostenta faróis grandes e retangulares, unidos pela grade central, que podem vir com refletores duplos em versões mais caras, além de projetores bi-xenon cercados por uma guia de LED.

Nos primeiros anos-modelo, o para-choque da Amarok apresentava faróis de neblina redondos, enquanto no leve facelift de 2017, foram introduzidos faróis de neblina trapezoidais.

Lançamento:  Volkswagen Amarok - É bom? Defeitos, Problemas, Revisão

Na lateral, o perfil típico de picape é evidente, com grandes janelas e colunas estreitas, acompanhadas de para-lamas pronunciados, que conferem robustez ao veículo.

Na traseira, destaca-se um para-choque proeminente, centralizando a placa de identificação, e lanternas verticais de grande porte, com a assinatura luminosa padrão mais recente da Volkswagen nas luzes de posição.

Mecânica

Inicialmente, o Volkswagen Amarok oferecia diversas opções do motor 2.0 TDI de quatro cilindros, movido a diesel. Na versão mais básica, o motor de turbo único entregava até 122 cv de potência e 34,7 kgfm de torque, enquanto o modelo mais potente contava com um sistema biturbo, capaz de gerar até 180 cv e 42,8 kgfm de torque.

Quanto à transmissão, havia duas opções: uma caixa manual de seis velocidades e uma automática de oito velocidades. A tração também oferecia duas escolhas: traseira (4×2) ou integral seletiva com opção de reduzida (4×4), no conhecido sistema chamado pela Volkswagen de 4Motion.

Com o tempo, o Amarok recebeu o robusto motor 3.0 V6 turbodiesel, tornando-se a picape média mais potente do Brasil. Este motor produz até 258 cv de potência e um torque de 59,1 kgfm, combinado novamente com a transmissão automática de oito velocidades e o sistema de tração 4Motion.

Por fim, o Amarok segue a tradicional construção de carroceria sobre chassi e apresenta suspensão traseira por eixo rígido com feixe de molas, como a maioria das picapes.

Interior

Embora custe tanto quanto, ou até mais do que seus concorrentes diretos, o Volkswagen Amarok foi aguardado com grandes expectativas quanto à qualidade e acabamento interior.

No entanto, a cabine da picape é dominada por plásticos, mesmo nas versões mais caras que hoje ultrapassam os R$ 300 mil. O painel de instrumentos é familiar aos clientes da Volkswagen, com quatro mostradores analógicos: dois maiores para conta-giros e velocímetro, e dois menores para temperatura do arrefecimento e nível de combustível, todos em torno da tela central do computador de bordo. As saídas de ar são verticais, e a central multimídia está posicionada no topo do console central, integrada ao painel.

Lançamento:  Volkswagen Saveiro: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas

Tecnologia

A lista de equipamentos e a presença de tecnologia e segurança são pontos frequentemente criticados no Volkswagen Amarok, além do interior.

Apesar das melhorias ao longo do tempo, a picape ainda deixa a desejar em elementos que deveriam ser padrão em um veículo cuja versão mais cara chega a aproximadamente R$ 330 mil.

No entanto, há vantagens significativas. A dirigibilidade do Amarok é excelente, sendo capaz de superar uma variedade de obstáculos sem dificuldades. Seu sistema de tração seletiva é abrangente e oferece diversas funcionalidades para enfrentar diferentes tipos de terreno.

Porte

A Amarok é exatamente o que os entusiastas de picapes adoram. Com seu porte grande e elevado, o utilitário posiciona seus ocupantes acima dos carros comuns, transmitindo uma sensação de respeito e oferecendo um espaço mais do que generoso.

Quanto ao desempenho, se você busca potência em uma picape média, o Amarok deve estar no topo da sua lista. Mesmo sem recorrer ao V6, o motor 2.0 biturbo é mais do que capaz de fornecer uma condução vigorosa.

Por outro lado, o motor 3.0 V6 eleva o desempenho a outro nível, proporcionando uma aceleração impressionante, capaz de lidar com as mais de 2 toneladas do utilitário com uma agilidade surpreendente.

Volkswagen Amarok usada Desvantagens

Porte

Enquanto o tamanho grande do Amarok pode ser uma vantagem, especialmente em condições off-road, pode ser um obstáculo em ambientes urbanos. Devido ao seu porte, a picape exige atenção constante do motorista, o que pode gerar estresse desnecessário para todos os ocupantes. Se você não precisa de uma picape tão grande e passa a maior parte do tempo na cidade, pode ser melhor considerar outro veículo.

Lançamento:  Gol GTS 87 com painel quadrado: Preço e Fotos

Segurança

Mesmo na versão mais cara, a picape oferece apenas quatro airbags. Além disso, a variante vendida no Brasil nunca foi submetida a testes de colisão, embora tenha obtido bons resultados em outros testes de segurança. Considerando o preço da picape, seria esperado um conjunto mais completo de equipamentos de segurança, tanto passivos quanto ativos.

Manutenção

A manutenção do Volkswagen Amarok é dispendiosa e complexa, requerendo muita paciência (e uma conta bancária bem abastecida) por parte do proprietário em potencial. Embora não seja comum apresentar defeitos, quando ocorrem, não oferece muita folga ao proprietário.

vale a pena?

Se você valoriza a dirigibilidade robusta, o desempenho sólido e o porte imponente da picape, o Amarok pode ser uma excelente escolha. No entanto, é importante ponderar as desvantagens, como os custos elevados de manutenção, a falta de alguns equipamentos de segurança e a complexidade do veículo em ambientes urbanos.

Últimos Lançamentos de Carros

Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos? Deixe sua opinião nos comentários.
INSCREVA-SE:

Volkswagen Amarok usada Fotos

Volkswagen Amarok usada, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024Volkswagen Amarok usada, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024Volkswagen Amarok usada, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024Volkswagen Amarok usada, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024Volkswagen Amarok usada, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024

Volkswagen Amarok usada, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024 Volkswagen Amarok usada, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024

 

Volkswagen Amarok usada Interior

Volkswagen Amarok usada, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024

Volkswagen Amarok usada, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024

Volkswagen Amarok usada, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024

Volkswagen Amarok usada, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens 2024

Compartilhar:

Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo

Novidades

Categorias

Páginas

Em Destaque

Carros Lançamentos é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Dicas e novidades sobre veículos feito por redatores especializados no setor automotivo.