Acesse Nossas Redes Sociais

Volkswagen

Volkswagen Saveiro: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Atualizado

em

A Saveiro emerge como um dos veículos mais bem-sucedidos da empresa alemã no mercado nacional. Neste momento, a picape de tamanho reduzido está na sua quinta edição (com duas modificações estéticas em pouco mais de oito anos) e ocupa a segunda posição em termos de vendas no segmento, ficando apenas atrás da experiente Fiat Strada. Mas será que o Volkswagen Saveiro é bom? Veja a seguir a avaliação!

Volkswagen Saveiro: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Volkswagen Saveiro: É Bom?

Assim como ocorre com praticamente todos os carros disponíveis no mercado, a Saveiro costuma enfrentar certos inconvenientes mencionados pelos seus donos. Com base em relatos de proprietários compartilhados em fóruns e portais especializados na web, a picape compacta da Volkswagen pode apresentar defeitos que variam desde falhas no acabamento até questões relacionadas ao desempenho do motor. A seguir pontuaremos os maiores problemas!

Volkswagen Saveiro Avaliação e Problemas

Problemas no Motor

A Volkswagen Saveiro recebeu um  motor novo 1.6 16V MSI na sua versão topo de linha, chamada Cross, por volta de 2014. Esse motor também foi inserido nos modelos Gol e Polo em configurações intermediárias. No entanto, apesar de ser um propulsor mais moderno em relação ao antigo 1.6 8V utilizado nas outras variantes da picape, além de ser mais potente e com maior torque, esse motor tende a apresentar um problema recorrente em diversas unidades. Conforme relatado por alguns donos da Saveiro Cross em fóruns online, o motor 1.6 16V MSI que equipa a picape compacta da Volkswagen costuma apresentar uma frequente redução nos níveis de óleo.

Em várias situações, a revendedora executou a troca total do óleo, adicionando a quantidade adequada conforme indicado pelo fabricante. No entanto, mesmo após percorrer aproximadamente 2 mil quilômetros, o nível de óleo diminuiu para um valor inferior ao mínimo.

Lançamento:  Volkswagen Nivus vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara?

Para agravar a situação, a Volkswagen encara essa questão como algo “comum” – de fato, é normal que o nível de óleo diminua devido à evaporação e à queima na câmara de combustão, mas isso geralmente ocorre após percorrer uma boa distância. Conforme um comunicado interno da marca, o consumo excessivo de óleo nos motores 1.6 16V MSI ocorre devido a uma montagem inadequada ou ao desgaste prematuro dos anéis ou de outros componentes internos do motor, ou ainda a uma falha nos vedadores das hastes das válvulas.

Barulhos internos e externos

Assim como ocorre de forma quase característica entre os veículos compactos, a Volkswagen Saveiro também não está isenta dos ruídos originados pelo acabamento interno, principalmente no painel e nas portas. Os donos também mencionam a presença constante de barulhos na tampa da caçamba, que tende a “bater excessivamente” e produzir “um som desagradável ao fechar”.

Além disso, outro tipo de ruído que pode ocorrer com frequência em alguns modelos da Saveiro é proveniente da suspensão, especialmente ao entrar na cabine do veículo. Além disso, alguns clientes manifestaram insatisfação em relação à rigidez excessiva da suspensão quando o veículo está sem carga – no entanto, ao ser carregado, o conforto melhora consideravelmente.

Outro problema relacionado a ruídos está relacionada aos pneus de uso misto da Volkswagen Saveiro. É bastante comum que veículos equipados com esses pneus apresentem um barulho considerável. No entanto, de acordo com os relatos dos proprietários, o barulho é particularmente excessivo na picape compacta da marca alemã, principalmente em estradas de terra batida ou em asfalto irregular.

Lançamento:  Gol Rolling Stones 1995: Preço e Fotos

Volkswagen Saveiro: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Bobina de ignição

Um dos problemas frequentemente mencionados por alguns dos donos da atual geração da Volkswagen Saveiro é a bobina de ignição que apresenta uma certa ineficiência. Isso resulta em situações em que o motorista acaba sendo deixado na mão antes do esperado, aproximadamente aos 50 mil quilômetros percorridos (considerando que o componente foi projetado para ter uma vida útil de mais de 200 mil km, dependendo das condições de uso e manutenção). Em um dos casos, o defeito surgiu surpreendentemente após apenas 17 mil km.

No veículo, a bobina tem a função de converter a tensão da bateria em uma alta tensão destinada às velas de ignição, responsáveis por gerar as faíscas necessárias para realizar a combustão e permitir o funcionamento adequado do motor. Com o defeito na bobina, ocorre uma transferência irregular de tensão para as velas, resultando em problemas durante a combustão, aumento no consumo de combustível e nas emissões de poluentes, perda de potência e ruídos de batida no motor.

Defeito na vedação dos vidros e das portas

Ao que parece, as borrachas de vedação empregadas pela Volkswagen nas portas e janelas da Saveiro não demonstram tanta eficiência. Conforme mencionado por vários proprietários em portais especializados na web, a picape compacta pode sofrer com a infiltração de água através das portas do motorista e do passageiro, chegando ao ponto de alguns relatarem a presença de goteiras no interior da cabine do veículo.

Além disso, a deficiente vedação das portas e dos vidros da Volkswagen Saveiro pode permitir a entrada de poeira no interior da picape. Isso é particularmente preocupante, considerando que muitas vezes o utilitário é utilizado para fins de trabalho e pode enfrentar terrenos acidentados – inclusive nas versões Cross, que são equipadas de fábrica com suspensão mais elevada e pneus de uso misto preparados para tais condições.

Volkswagen Saveiro: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Freios traseiros

Outra queixa bastante comum entre os donos da atual geração da Volkswagen Saveiro é o ruído consideravelmente alto produzido pelos freios traseiros. De acordo com relatos, os freios traseiros se tornam extremamente sensíveis e ruidosos nos primeiros momentos de uso diário. Esse chiado é tão intenso que muitos proprietários o comparam ao som dos freios de um ônibus.

Lançamento:  Golf - Preço, Fotos

Pelo que tudo indica, esse problema parece afetar exclusivamente os modelos equipados com freios traseiros a tambor. É importante ressaltar que a Volkswagen Saveiro recebeu freios traseiros a disco de fábrica em sua última atualização, lançada em março de 2016. Um dos proprietários mencionou que parte da questão foi resolvida pela concessionária ao substituir os tambores traseiros sob garantia, mas após percorrer alguns quilômetros, o ruído voltou a surgir.

Últimos Lançamentos de Carros

Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos? Deixe sua opinião nos comentários.
INSCREVA-SE:

Volkswagen Saveiro Consumo

No que diz respeito às médias de consumo de combustível, elas não são surpreendentes, mas também não são decepcionantes. Nas versões equipadas com o motor 1.6 de 104 cv de potência, quando abastecido com gasolina, a Saveiro alcança médias de consumo de 10,8 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada. Já com etanol, essas médias são de 7,5 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. Na variante Cross CD, a picape apresenta médias semelhantes: 10,4 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada com gasolina, e 7,2 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol.

Volkswagen Saveiro Fotos

Volkswagen Saveiro: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024Volkswagen Saveiro: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024 Volkswagen Saveiro: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Volkswagen Saveiro: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Volkswagen Saveiro: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Volkswagen Saveiro Fotos interior

Volkswagen Saveiro: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024 Volkswagen Saveiro: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024 Volkswagen Saveiro: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024 Volkswagen Saveiro: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Compartilhar:

Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo

Novidades

Categorias

Páginas

Em Destaque

Carros Lançamentos é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Dicas e novidades sobre veículos feito por redatores especializados no setor automotivo.