Acesse Nossas Redes Sociais

Volvo

Volvo XC40: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Atualizado

em

A menos que seja necessário o uso de uma picape, não é necessário mais nada além de um Volvo XC40 elétrico. Mas qual é o grande defeito que o torna irritante?

Volvo XC40: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

O Volvo Elétrico

Foi decidido pela Volvo iniciar o ataque no segmento de carros 100% elétricos de forma discreta, portanto este novo XC40 é o primeiro SUV compacto de luxo desta “nova era dos automóveis” no Brasil.

Não adianta resistir, ofender as montadoras ou expressar insatisfação nos comentários. A eletricidade é o futuro dos carros. Por mais que os motores a combustão sejam apreciados por mim e por você, sua existência está limitada. A Volvo já está ciente disso, tanto que descontinuou o XC40 híbrido no Brasil e agora traz apenas a versão elétrica. Mas isso é vantajoso?

Como híbrido, o Volvo XC40 era considerado o melhor SUV em sua categoria. No entanto, agora, como elétrico, uma missão ainda mais desafiadora lhe é atribuída: convencer as pessoas de que um veículo que não consome gasolina é tão viável e satisfatório quanto seu SUV que se alimenta de energia fóssil com um canudo. E, sinceramente, mesmo por R$ 409.950, ele se torna o carro elétrico definitivo.

Esse valor é extremamente atrativo, levando em consideração que concorrentes como o Mercedes GLA (leia avaliação) e BMW X1 nas versões topo de linha correspondentes custam pouco menos que isso, e apresentam motores convencionais e consideravelmente menos potentes: um 1.3 turbo com 163 cv e 250 Nm no primeiro (R$ 325.900) e um 2.0 turbo com 235 cv e 350 Nm no segundo (R$ 294.950). Enquanto isso, este Volvo possui dois motores elétricos que combinam impressionantes 408 cv e 660 Nm de torque.

Lançamento:  Volvo XC60: Quanto custa manter, IPVA, Seguro e Manutenção

Volvo XC40: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Volvo XC40 Avaliação

Se anteriormente o Volvo XC40 desempenhava bem com seus motores combinados, agora ele se transforma em um verdadeiro canhão. Com dois motores elétricos de 204 cv, um na parte da frente e outro na parte de trás, são despejados 408 cv e 67,3 kgfm de torque diretamente no asfalto, como se fosse um carro esportivo. Para tanto, é possível ser catapultado para os 100 km/h em meros 4,9 segundos.

Esse costumava ser o tempo alcançado por carros esportivos da Porsche e Ferrari no passado. A força é instantânea e tão intensa que, se um passageiro estiver distraído mexendo em seu celular, é bastante provável que o aparelho seja arremessado em direção ao seu rosto (admito que isso ocorreu algumas vezes com pessoas desavisadas que se sentaram no assento do passageiro).

Sem cerimônia, o XC40 acelera com velocidade e com uma notável compostura. Ao contrário de alguns veículos elétricos que têm dificuldades em lidar com sua própria força, o SUV sueco se mantém em uma linha reta perfeita e estável. Mesmo sendo um pequeno gigante de 2.184 kg, também apresenta um bom desempenho nas curvas.

O peso concentrado na parte inferior da carroceria contribui para sua estabilidade, porém, o teto alto e a suspensão elevada, características típicas dos SUVs, ocasionam um leve balanço. Ele não se assemelha a um hatch e está longe de ter uma dinâmica comparável, mas é um veículo que permite uma dose maior de ousadia nas curvas, sem medo.

Ao assumir o volante, a experiência a bordo começa de forma distinta já no momento de iniciar o veículo. Você entra, procura pelo botão para dar partida no motor e não o encontra: simplesmente coloca a alavanca de câmbio em D e parte. Ao chegar ao destino, ocorre o mesmo: pressiona-se o P e sai-se do carro; ele é responsável por acionar o freio de estacionamento e desligar todos os sistemas. Diferentemente de outros carros elétricos, nenhum ruído é emitido por este Volvo XC40, nem mesmo como alerta para os pedestres. Nas ruas da cidade de São Paulo, o silêncio é praticamente absoluto: apenas o trabalho das suspensões pode ser ouvido nas vias mais esburacadas – com algum ruído, mas de maneira extremamente eficiente na absorção das irregularidades, proporcionando sempre um alto conforto aos ocupantes.

Lançamento:  Volvo C40 vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara?

Considerando apenas o desempenho, este XC40 poderia ter sido premiado em algumas competições, afinal, ele atinge a velocidade de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos (mais rápido que a RAM 1500 e quase no mesmo nível do Mustang Mach 1, ambos equipados com potentes motores V8) e recupera velocidade de forma igualmente impressionante – e sempre linear, pois não há trocas de marcha. Outra consideração dos engenheiros da Volvo foi equipar a parte traseira com pneus mais largos, para proporcionar uma “sensação de tração traseira”, embora o veículo seja de tração integral.

Volvo XC40: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Volvo XC40 Consumo

A Volvo indica o consumo, ou no caso do XC40 elétrico, autonomia de 320 km. Entretanto, outros motoristas apontam conseguir uma autonomia 50 km a mais, no modo “de boa”, em 100 km/h na estrada, sem bruscas acelerações.

Volvo XC40 Problemas

Os problemas listados a seguir englobam tanto opiniões das versões híbridas, quanto da atual versão totalmente elétrica. Assim envolve não só as versões 2024, como também de anos anteriores.

Luz de injeção acendeu e os módulos não estão se comunicando corretamente.

  1. Auto-falantes traseiros pararam de funcionar.
  2. Teto solar começou a enferrujar.
  3. Panes elétricas recorrentes e mensagem de serviço necessário no freio de estacionamento.
  4. Barulho crônico na frente do carro mesmo após várias tentativas de reparo.
  5. Recomendação negativa do modelo XC40 Recharge devido a diversos defeitos de fábrica, como problemas no freio automático, barulho na direção e suspensão, e zumbido na iluminação interna.
  6. Pane completa do carro novo, com dificuldade em soltar os freios, ligar o sistema multimídia e reconhecer a chave.
  7. Dificuldade em obter suporte adequado da concessionária, incluindo custos elevados de oficina e falta de suporte para locomoção durante os reparos.
Lançamento:  Volvo XC60 usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens

Os problemas relatados pelos proprietários são variados e abrangem tanto questões elétricas como de acabamento e desempenho do veículo. Alguns proprietários expressaram frustração com a falta de suporte da concessionária local e a necessidade de repetidos reparos. Além disso, a indisponibilidade de um carro reserva adequado e a distância das locadoras têm causado transtornos significativos para os proprietários.

Últimos Lançamentos de Carros

Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos? Deixe sua opinião nos comentários.
INSCREVA-SE:

Esses relatos destacam a importância de um bom suporte pós-venda e da prontidão em resolver os problemas enfrentados pelos clientes. É fundamental que a Volvo Brasil tome conhecimento dessas situações e adote medidas para atender adequadamente os proprietários insatisfeitos, oferecendo soluções efetivas e garantindo a confiabilidade e satisfação dos clientes.

Embora o Volvo XC40 tenha sido elogiado por seu desempenho e recursos, os problemas mencionados por alguns proprietários destacam a necessidade de melhorias na qualidade e no atendimento ao cliente. Essas experiências destacam a importância de uma análise cuidadosa antes da compra de um veículo e ressaltam a importância de um suporte eficiente por parte do fabricante e das concessionárias.

Volvo XC40 Fotos

Volvo XC40: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Volvo XC40: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Volvo XC40: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Volvo XC40: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024 Volvo XC40: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Volvo XC40 Fotos Interior

Volvo XC40: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Volvo XC40: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Volvo XC40: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Volvo XC40: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Compartilhar:

Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo

Novidades

Categorias

Páginas

Em Destaque

Carros Lançamentos é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Dicas e novidades sobre veículos feito por redatores especializados no setor automotivo.