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Volvo XC40: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024
A menos que seja necessário o uso de uma picape, não é necessário mais nada além de um Volvo XC40 elétrico. Mas qual é o grande defeito que o torna irritante?
O Volvo Elétrico
Foi decidido pela Volvo iniciar o ataque no segmento de carros 100% elétricos de forma discreta, portanto este novo XC40 é o primeiro SUV compacto de luxo desta “nova era dos automóveis” no Brasil.
Não adianta resistir, ofender as montadoras ou expressar insatisfação nos comentários. A eletricidade é o futuro dos carros. Por mais que os motores a combustão sejam apreciados por mim e por você, sua existência está limitada. A Volvo já está ciente disso, tanto que descontinuou o XC40 híbrido no Brasil e agora traz apenas a versão elétrica. Mas isso é vantajoso?
Como híbrido, o Volvo XC40 era considerado o melhor SUV em sua categoria. No entanto, agora, como elétrico, uma missão ainda mais desafiadora lhe é atribuída: convencer as pessoas de que um veículo que não consome gasolina é tão viável e satisfatório quanto seu SUV que se alimenta de energia fóssil com um canudo. E, sinceramente, mesmo por R$ 409.950, ele se torna o carro elétrico definitivo.
Esse valor é extremamente atrativo, levando em consideração que concorrentes como o Mercedes GLA (leia avaliação) e BMW X1 nas versões topo de linha correspondentes custam pouco menos que isso, e apresentam motores convencionais e consideravelmente menos potentes: um 1.3 turbo com 163 cv e 250 Nm no primeiro (R$ 325.900) e um 2.0 turbo com 235 cv e 350 Nm no segundo (R$ 294.950). Enquanto isso, este Volvo possui dois motores elétricos que combinam impressionantes 408 cv e 660 Nm de torque.
Volvo XC40 Avaliação
Se anteriormente o Volvo XC40 desempenhava bem com seus motores combinados, agora ele se transforma em um verdadeiro canhão. Com dois motores elétricos de 204 cv, um na parte da frente e outro na parte de trás, são despejados 408 cv e 67,3 kgfm de torque diretamente no asfalto, como se fosse um carro esportivo. Para tanto, é possível ser catapultado para os 100 km/h em meros 4,9 segundos.
Esse costumava ser o tempo alcançado por carros esportivos da Porsche e Ferrari no passado. A força é instantânea e tão intensa que, se um passageiro estiver distraído mexendo em seu celular, é bastante provável que o aparelho seja arremessado em direção ao seu rosto (admito que isso ocorreu algumas vezes com pessoas desavisadas que se sentaram no assento do passageiro).
Sem cerimônia, o XC40 acelera com velocidade e com uma notável compostura. Ao contrário de alguns veículos elétricos que têm dificuldades em lidar com sua própria força, o SUV sueco se mantém em uma linha reta perfeita e estável. Mesmo sendo um pequeno gigante de 2.184 kg, também apresenta um bom desempenho nas curvas.
O peso concentrado na parte inferior da carroceria contribui para sua estabilidade, porém, o teto alto e a suspensão elevada, características típicas dos SUVs, ocasionam um leve balanço. Ele não se assemelha a um hatch e está longe de ter uma dinâmica comparável, mas é um veículo que permite uma dose maior de ousadia nas curvas, sem medo.
Ao assumir o volante, a experiência a bordo começa de forma distinta já no momento de iniciar o veículo. Você entra, procura pelo botão para dar partida no motor e não o encontra: simplesmente coloca a alavanca de câmbio em D e parte. Ao chegar ao destino, ocorre o mesmo: pressiona-se o P e sai-se do carro; ele é responsável por acionar o freio de estacionamento e desligar todos os sistemas. Diferentemente de outros carros elétricos, nenhum ruído é emitido por este Volvo XC40, nem mesmo como alerta para os pedestres. Nas ruas da cidade de São Paulo, o silêncio é praticamente absoluto: apenas o trabalho das suspensões pode ser ouvido nas vias mais esburacadas – com algum ruído, mas de maneira extremamente eficiente na absorção das irregularidades, proporcionando sempre um alto conforto aos ocupantes.
Considerando apenas o desempenho, este XC40 poderia ter sido premiado em algumas competições, afinal, ele atinge a velocidade de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos (mais rápido que a RAM 1500 e quase no mesmo nível do Mustang Mach 1, ambos equipados com potentes motores V8) e recupera velocidade de forma igualmente impressionante – e sempre linear, pois não há trocas de marcha. Outra consideração dos engenheiros da Volvo foi equipar a parte traseira com pneus mais largos, para proporcionar uma “sensação de tração traseira”, embora o veículo seja de tração integral.
Volvo XC40 Consumo
A Volvo indica o consumo, ou no caso do XC40 elétrico, autonomia de 320 km. Entretanto, outros motoristas apontam conseguir uma autonomia 50 km a mais, no modo “de boa”, em 100 km/h na estrada, sem bruscas acelerações.
Volvo XC40 Problemas
Os problemas listados a seguir englobam tanto opiniões das versões híbridas, quanto da atual versão totalmente elétrica. Assim envolve não só as versões 2024, como também de anos anteriores.
Luz de injeção acendeu e os módulos não estão se comunicando corretamente.
- Auto-falantes traseiros pararam de funcionar.
- Teto solar começou a enferrujar.
- Panes elétricas recorrentes e mensagem de serviço necessário no freio de estacionamento.
- Barulho crônico na frente do carro mesmo após várias tentativas de reparo.
- Recomendação negativa do modelo XC40 Recharge devido a diversos defeitos de fábrica, como problemas no freio automático, barulho na direção e suspensão, e zumbido na iluminação interna.
- Pane completa do carro novo, com dificuldade em soltar os freios, ligar o sistema multimídia e reconhecer a chave.
- Dificuldade em obter suporte adequado da concessionária, incluindo custos elevados de oficina e falta de suporte para locomoção durante os reparos.
Os problemas relatados pelos proprietários são variados e abrangem tanto questões elétricas como de acabamento e desempenho do veículo. Alguns proprietários expressaram frustração com a falta de suporte da concessionária local e a necessidade de repetidos reparos. Além disso, a indisponibilidade de um carro reserva adequado e a distância das locadoras têm causado transtornos significativos para os proprietários.
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Esses relatos destacam a importância de um bom suporte pós-venda e da prontidão em resolver os problemas enfrentados pelos clientes. É fundamental que a Volvo Brasil tome conhecimento dessas situações e adote medidas para atender adequadamente os proprietários insatisfeitos, oferecendo soluções efetivas e garantindo a confiabilidade e satisfação dos clientes.
Embora o Volvo XC40 tenha sido elogiado por seu desempenho e recursos, os problemas mencionados por alguns proprietários destacam a necessidade de melhorias na qualidade e no atendimento ao cliente. Essas experiências destacam a importância de uma análise cuidadosa antes da compra de um veículo e ressaltam a importância de um suporte eficiente por parte do fabricante e das concessionárias.
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