Renault
10 motivos para comprar (ou não comprar) um Renault Oroch 2024
A Renault Oroch foi lançada em 2015 e permaneceu praticamente inalterada até o início de 2022. Neste ano, recebeu um significativo facelift, com alterações no interior, adição de mais equipamentos e a introdução de um novo motor 1.3 turbo, que se destaca como sua grande novidade.
No entanto, apesar dessas melhorias, a idade do projeto já começa a ser perceptível, sugerindo a necessidade de uma nova geração. Diante desse contexto, elaboramos uma lista com 10 motivos para considerar a compra (ou não) de uma Renault Oroch. Acompanhe conosco!
Motivos P ara Comprar uma Renault Oroch
1 -Design
O design da Renault Oroch, derivado do SUV Duster, é uma de suas principais vantagens. A picape apresenta um estilo bem resolvido e harmonioso, conseguindo capturar a robustez característica de seu irmão de montadora. Além disso, nesta versão, foram adicionados adereços interessantes, como novas rodas, santo antônio exclusivo e adesivos que ressaltam a versão.
Mesmo sem passar por uma mudança de geração desde seu lançamento, a Oroch envelheceu de forma elegante, mantendo-se atualizada e atraente no mercado.
2 – Caçamba Espaçosa
Apesar de ser ligeiramente menor em capacidade se comparada à Fiat Strada, a caçamba da Renault Oroch oferece generosos 683 litros de espaço. Quando utilizada com a capota marítima, que é padrão na versão Outsider, esse compartimento se transforma em um amplo e prático bagageiro, atendendo às necessidades dos usuários de forma eficiente. Esse aspecto, por conceito, é considerado um excelente ponto positivo, pois também influencia diretamente a experiência de uso do veículo.
3 – Central multimídia
A central multimídia presente na Renault Oroch é a mesma que encontramos no Renault Duster. Ela oferece uma interface intuitiva, com comandos de resposta rápida, e destaca-se pelo espelhamento sem fio extremamente ágil com Android Auto e Apple CarPlay.
Além disso, a tela possui um tamanho e resolução satisfatórios, superando a de muitos modelos de preço superior. Em geral, a central multimídia da Oroch proporciona uma experiência positiva aos usuários, garantindo um acesso prático e eficiente às funcionalidades do sistema.
4 – Ergonomia e Altura
Durante o uso da Renault Oroch, um aspecto que se destacou positivamente foi a visibilidade e a posição de dirigir. Ao conduzir a picape, a sensação é de estar em um veículo maior do que ela realmente é.
Essa sensação é justificada pelo excelente vão-livre do solo, que é de 21,1 cm, e pelo trabalho realizado pela Renault na concepção da nova cabine. Mesmo não contando com auxílios de segurança, como alerta de ponto cego, por exemplo, dirigir a Renault Oroch é uma tarefa fácil e intuitiva, graças à sua visibilidade clara e à posição de direção confortável.
Motivos Para NÃO Comprar um Renault Oroch
5 – Desempenho do Motor
Um aspecto a ser considerado é o desempenho relativamente fraco do motor da Renault Oroch. Desde seu lançamento, a Oroch oferece duas opções de motorização, porém, a opção mais potente não mantém o mesmo padrão de vigor. Inicialmente disponível com os motores 1.6 e 2.0 aspirados, a versão 2.0 foi substituída pelo motor 1.3 turbo. Na configuração com o motor 1.6, a picape vem sempre com transmissão manual, entregando 120 cavalos de potência e 16,2 kgfm de torque.
Por outro lado, quando equipada com o motor 1.3 turbo de 170 cavalos e 27,5 kgfm de torque, a Oroch é sempre associada a um câmbio automático do tipo CVT. Embora se esperasse um desempenho mais impressionante com a versão turbo, as acelerações de 0 a 100 km/h ainda estão na faixa dos 10 segundos.
Talvez devido ao peso próximo de 1.500 quilos ou à aerodinâmica do veículo, os números de desempenho não correspondem plenamente às expectativas geradas pela potência do motor.
Não obstante, não se pode negar que a aceleração atende satisfatoriamente às necessidades de ganho de velocidade, embora possa se mostrar um tanto insuficiente em viagens prolongadas, exigindo uma atenção extra em ultrapassagens.
6 – Consumo podia ser melhor
Um ponto de atenção é o consumo de combustível da Renault Oroch, que poderia ser mais eficiente. Com o motor 1.6 e transmissão manual, o consumo gira em torno de 7,7 km/l na cidade e 7,9 km/l na estrada com etanol; e 11,0 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada com gasolina. Já com o motor 1.3 turbo, o consumo é de aproximadamente 7,4 km/l na cidade e 7,8 km/l na estrada com etanol; e 10,5 km/l na cidade e 11,0 km/l na estrada com gasolina.
Ao compararmos com a Chevrolet Montana, percebemos que as versões com câmbio automático apresentam um desempenho ligeiramente superior, com consumo de 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol; e 11,1 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada com gasolina.
Destaca-se ainda que a combinação do motor 1.2 turbo com transmissão manual proporciona uma economia ainda maior, especialmente em ambientes urbanos.
7 – Baixissima venda/procura
Um fator relevante a ser considerado é a baixa demanda e procura pela Renault Oroch. Embora tenha sido pioneira em seu segmento, a Oroch acabou sendo ofuscada pelo estrondoso sucesso da Fiat Toro desde o seu lançamento, em 2016.
Para ilustrar a disparidade, durante o período de janeiro a junho de 2023, a Oroch conseguiu comercializar apenas pouco mais de 5.500 unidades, enquanto a Fiat Toro registrou mais de 25.000 vendas. Além disso, vale ressaltar a presença da Chevrolet Montana, lançada recentemente, que acumula cerca de 14.000 unidades vendidas, evidenciando ainda mais a situação desfavorável da Oroch no mercado.
8 – Equipamentos de Série
Quando se trata da lista de equipamentos, a Renault Oroch desperta atenção negativa. Originada a partir do Duster antes de sua atualização, a picape, apesar de ter passado por mudanças tanto externas quanto internas, não recebeu todos os itens presentes em seu irmão. A ausência desses itens, que merecem elogios no Duster, revela claramente as deficiências da Oroch, especialmente no que diz respeito à segurança.
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
É decepcionante para o consumidor que um veículo equipado com um motor potente e com um preço elevado conte apenas com dois airbags. Essa falta de atenção à segurança por parte da Renault resultou em uma avaliação vergonhosa nos testes de segurança, o que merece uma crítica contundente.
9 – Interior
O espaço interno da Renault Oroch não se destaca positivamente. Ao contrário do Duster, conhecido por seu amplo espaço interno, a Oroch apresenta algumas limitações nesse aspecto. Embora ofereça um conforto razoável em termos de espaço para os ombros, a área para as pernas é apenas mediana, podendo causar desconforto especialmente para pessoas mais altas.
10 – Acabamento
Quanto ao acabamento, apesar de ter melhorado em relação ao modelo anterior, a Oroch não impressiona, especialmente quando comparada com suas concorrentes mais próximas. Não se trata apenas da presença de materiais de toque suave, mas sim da necessidade de um cuidado maior na cabine para conferir mais requinte e atratividade, especialmente considerando a faixa de preço em que ela se posiciona.
Renault Oroch Fotos
Renault Oroch Interior
-
Elétricos9 meses Atrás
BYD Yuan UP 2025: Fotos, Preço e Ficha Técnica
-
Motos9 meses Atrás
Royal Enfield Bullet 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica
-
Elétricos9 meses Atrás
Carros elétricos vão ficar mais baratos
-
Carros9 meses Atrás
Effa V21 vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara?
-
Honda10 meses Atrás
Honda HR-V usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens
-
Carros10 meses Atrás
10 motivos para comprar (ou não comprar) um BYD Song Plus DM-i
-
Carros8 meses Atrás
Effa V22: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas
-
Peugeot8 meses Atrás
Mitsubishi Pajero Sport usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens
-
Carros9 meses Atrás
Harley-Davidson Fat Boy Low 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica
-
Dicas9 meses Atrás
Pneu Store é confiável? Telefone, Reclamações e WhatsApp
-
Carros9 meses Atrás
Toyota Corolla Cross usado, vale a pena comprar em 2024? Vantagens e Desvantagens
-
Renault10 meses Atrás
Novo Renault Kardian 2025: Fotos, Preço e Ficha Técnica