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BMW X5: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

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Apesar de não se posicionar como o automóvel mais popular na série, o BMW X5 2024 ostenta uma considerável relevância dentro da atual seleção da marca germânica disponível globalmente.

BMW X5: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Avaliação do BMW X5

A BMW realizou um trabalho excepcional ao garantir que as coisas permaneçam tranquilas durante a movimentação, e quando o propulsor a gasolina de seis cilindros e 3,0 litros entra em ação, mal se percebe.

De fato, o X5 pode causar surpresa: é possível operá-lo no modo EV, pressionar o acelerador para obter um pouco mais de potência e escutar o suave murmúrio do motor de seis cilindros com uma nota frutada ao fundo. Portanto, ele é tão silencioso quanto um Rolls-Royce e também se move com a mesma elegância.

O X5 sempre foi concebido como o primeiro SUV em termos de experiência de direção, e o modelo atual não foge dessa característica; ao selecionar o modo Esporte, ele se transforma em algo completamente diferente.

No entanto, quando deixado em sua configuração padrão, o veículo está no modo Conforto, e oferece um nível de conforto notável. Enquanto versões anteriores do X5 sacrificavam conforto em prol de um desempenho esportivo rígido, este último modelo apresenta um desempenho brilhante, suavizando as imperfeições das estradas de maneira verdadeiramente luxuosa.

Outra vantagem proveniente da estrutura é a sua dimensão. A nova geração do X5 cresceu em comparação ao modelo anterior e agora ostenta um comprimento de 4,92 metros (+3,6 cm) e um entre-eixos de 2,97 metros (+4,2 cm). Caso as proporções gerem preocupações ao manobrar, não é preciso se inquietar: o X5 possui capacidade de estacionar por conta própria e ainda consegue refazer, de maneira autônoma e em marcha a ré, os últimos 50 metros percorridos caso o SUV se encontre em alguma situação complicada.

Em seguida, abordamos a qualidade e, ao menos internamente, é uma tarefa árdua encontrar críticas. Desde o toque do couro nos assentos até os revestimentos plásticos suaves e a cuidadosa combinação de acabamentos metálicos, a sensação é nitidamente premium.

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O espaço na parte traseira apresenta uma ampla largura e altura adequada para acomodar três ocupantes – e o túnel central de baixa altura não será um incômodo significativo para quem está no assento do meio. Aqueles afortunados que se encontram junto às janelas são presenteados com um sistema de entretenimento que incorpora duas telas de 10,2 polegadas. Aqueles na posição central têm a liberdade de escolher qual monitor desejam visualizar.

Lamentavelmente, uma análise minuciosa da estrutura do veículo revela algumas discrepâncias nas junções do painel, as quais não passariam despercebidas na fábrica da Rolls-Royce; no entanto, é importante ressaltar que essas diferenças são substancialmente inferiores a um terço do que se encontra em um Rolls-Royce Cullinan.

BMW X5 É Bom?

O concorrente mais próximo em termos de dimensões e custo é o Cayenne E-Hybrid, que tem um preço de R$ 435 mil. O Porsche se destaca por ser consideravelmente mais potente: os seus dois motores de tração entregam uma potência combinada de 462 cv e um torque de 71,3 kgfm. Comparativamente, o Cayenne tem uma autonomia elétrica máxima de apenas 44 km.

O X5 híbrido se apresenta como uma opção econômica, espaçosa, confortável e repleta de tecnologia. No entanto, o preço é uma desvantagem significativa, especialmente quando comparado ao Cayenne E-Hybrid, que é R$ 20 mil mais acessível. Pode-se argumentar que o Cayenne possui menos equipamentos, mas mantém sua identidade como um Porsche. Considerando a taxa de câmbio próxima aos seis reais, é possível que o próximo lote seja ainda mais caro.

BMW X5: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Consumo do BMW X5

Um dos aspectos mais destacados em um veículo que combina propulsão a combustão e eletricidade é sua notável eficiência no consumo, e o BMW X5 2024 exemplifica essa característica. Vejamos os números:

Quando utilizado em áreas urbanas:

– O BMW X5 xDrive45e M Sport alcança uma impressionante marca de 20,6 km por litro.

Em trajetos rodoviários:

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– O BMW X5 xDrive45e M Sport mantém sua eficiência, atingindo a marca de 21,3 km por litro.

Problemas do BMW X5

Acúmulo de depósitos de carbono

Os motores de menor capacidade movidos a gasolina, que pertencem às séries B48 e B58 e são dotados de turbocompressores, têm demonstrado ser altamente confiáveis. No entanto, um possível contratempo que afeta todos os motores de injeção direta é o acúmulo de depósitos de carbono nas válvulas de admissão.

Esse fenômeno ocorre devido ao fato de que o combustível é injetado diretamente na câmara de combustão, sem passar pela prévia mistura no coletor de admissão. Os veículos que frequentemente realizam trajetos curtos estão mais propensos a enfrentar esse problema do que aqueles que frequentemente circulam em autoestradas.

Desafios relacionados ao iDrive e à conectividade

Assim como a maioria dos outros modelos da BMW, o X5 emprega um sistema iDrive que integra funcionalidades de infotainment e outras características do veículo em uma unidade central. Os dispositivos da geração atual enfrentam uma série de problemas, com destaque para a ocorrência intermitente de dificuldades de conexão, sendo que os iPhones são os dispositivos mais comumente afetados por isso.

Outras questões frequentes abrangem desde falhas em funções e menus até reinicializações inesperadas do sistema. A aplicação da versão mais recente do driver pode solucionar a maioria dessas adversidades, uma vez que a BMW continua aprimorando constantemente o software iDrive.

BMW X5: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024

O carro repentinamente puxa para o lado

São frequentes as queixas de motoristas sobre ocorrências súbitas e imprevisíveis de desvio na direção, resultando em uma rápida inclinação do veículo em direção a um dos lados da estrada. Este problema emerge somente quando o veículo está em um estado frio e as temperaturas ambientes estão excepcionalmente baixas. Ainda que cientes dessa questão que potencialmente envolve riscos, a BMW ainda não desenvolveu uma solução eficaz para o cenário. Nessas circunstâncias, os proprietários se veem obrigados a conduzir com cautela e atenção até que o carro alcance uma temperatura adequada.

Questões relacionadas à partida e parada

Nos primeiros modelos produzidos, podem surgir questões com o sistema de partida e parada automática, o qual desliga o motor antes mesmo do veículo parar completamente. Isso ocorre em velocidades reduzidas e, no entanto, pode representar um risco, uma vez que a operação do volante e dos freios pode se tornar mais desafiadora.

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Consequentemente, os condutores podem enfrentar dificuldades em manobrar o veículo conforme desejado, o que poderia levar a colisões com os obstáculos ao redor. No entanto, essa situação pode ser resolvida mediante a instalação da versão mais atualizada do software, que trará a correção necessária.

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Baterias podem entrar em combustão

Os modelos híbridos da BMW são equipados com baterias de alta voltagem fornecidas pela empresa sul-coreana Samsung, as quais alimentam os motores elétricos. Em determinados veículos X5 fabricados em 2020, identificou-se que essas baterias poderiam conter resíduos internos devido a erros de fabricação. Essa situação poderia ocasionar curtos-circuitos nas células das baterias, podendo até resultar em incêndios em circunstâncias específicas. A BMW emitiu um recall para os veículos afetados, com o objetivo de avaliar e substituir as baterias, se necessário, como medida para solucionar o problema.

Automação de aceleração

Em certos modelos equipados com motores a gasolina, há a possibilidade de o veículo acelerar autonomamente, sem necessidade de intervenção por parte do condutor. Em muitos casos, isso pode ocorrer durante a desaceleração em estradas de alta velocidade, resultando em uma incapacidade do condutor de reduzir a velocidade do carro. A raiz desse problema é uma falha de software na unidade de controle PTM, afetando a operação do sistema Valvetronic.

Similar a outras situações semelhantes, a solução para este problema reside na atualização do software para a versão mais recente, o que restaurará o funcionamento adequado do veículo.

BMW X5 Fotos

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BMW X5 Fotos Interior

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Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

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