Land Rover
Land Rover Range Rover Evoque: É Bom? Avaliação, Consumo e Problemas 2024
Ao observar o Range Rover Evoque, é inevitável não se perder alguns minutos apreciando seu design antes de entrar e ligá-lo. Suas linhas são realmente atraentes, e a beleza ao vivo talvez supere as fotos. É evidente que o carro chama bastante a atenção nas ruas, deixando até o motorista um tanto desconcertado. No entanto, surge a questão: o Evoque é realmente bom em sua categoria? Descubra na avaliação a seguir.
Land Rover Range Rover Evoque Avaliação
Design
As curvas do Evoque impressionam, e destaque absoluto vai para a frente, com faróis estreitos e uma iluminação diurna encantadora.
Acabamento e Interior
Dentro do Range Rover Evoque, a beleza continua. A escolha de cores entre a carroceria e o interior revela um refinado senso estético.
O painel de instrumentos ostenta revestimento em couro e costuras notáveis. Apesar do botão de partida estar em uma posição menos prática, o volante é bem posicionado, proporcionando uma empunhadura sólida e um acabamento impecável em couro.
No entanto, falta o conforto das regulagens elétricas, algo presente em modelos mais acessíveis como Azera e Cadenza.
O console central possui um design atraente, fluindo suavemente do painel para a área entre os bancos dianteiros. O acabamento, embora de plástico simples, destaca-se pelos botões bem desenhados. A alavanca de câmbio fica discretamente oculta, surgindo após a partida, adicionando um toque de sofisticação.
Abaixo desse botão, encontra-se o seletor de modos de condução, oferecendo opções como normal, dinâmico, areia e neve. Os bancos dianteiros, apesar das regulagens elétricas, apresentam um assento um tanto estreito, com abas laterais que podem incomodar quem tem uma estrutura mais larga.
Desempenho
Apesar de superar os 1.600 quilos, o Evoque surpreende pela agilidade, graças ao seu motor 2.0 turbo de 240 cavalos. A aceleração é notavelmente ágil, equiparando-se a carros menores com potência semelhante.
Comparado aos modelos da Volkswagen com motor 2.0 turbo de 200 cavalos, o desempenho do Evoque é equiparável, destacando-se com 40 cavalos a mais e um torque significativamente superior, atingindo 34 kgfm.
Pacote Tech
A inclusão do pacote Tech, que traz um conjunto de rodas chamativas de 20 polegadas, torna o Range Rover Evoque um tanto rígido para a condução urbana. Se você não reside em uma cidade com asfalto impecável, a escolha do Evoque pode comprometer o conforto ao dirigir.
Estrutura
Os pneus de perfil baixo (45) são robustos, e mesmo com a suspensão magnética, as irregularidades do solo são transmitidas aos ocupantes. A sensação de vibração e oscilação da carroceria é evidente, especialmente ao enfrentar buracos, despertando uma compreensível apreensão.
Modos de Condução
Para quem busca uma dose extra de esportividade na estrada, o Evoque oferece algumas opções intrigantes. Ao colocar o câmbio na posição S, já se percebe uma resposta mais rápida. Contudo, o verdadeiro destaque é o modo Dynamic.
Ao selecioná-lo, o painel de instrumentos se ilumina em vermelho, e várias mudanças no veículo se tornam evidentes. O volante ganha mais peso, tornando-se mais firme e responsivo. A suspensão fica notavelmente mais rígida, chegando a incomodar os ocupantes mesmo em pequenas irregularidades do terreno. Além disso, o acelerador se torna sensível ao menor toque do pé direito.
Embora não seja imprescindível ativar esse modo para obter um bom desempenho no Evoque, o programa dinâmico adiciona uma camada extra de interesse à experiência de condução.
Land Rover Range Rover Evoque Consumo
Se o desempenho do Evoque é impressionante, o consumo pode causar surpresa, afinal, trata-se de um carro potente e robusto, o que leva a pressionar o acelerador com frequência. Em testes urbanos, registrou-se um consumo de 4,3 km/l, mesmo em uma condução normal. Um valor considerável.
Por outro lado, no modo S, o consumo não apresenta maravilhas. O consumo registrado em percursos rodoviários foi de 10,6 km/l. Embora não seja tão alto quanto na cidade, ainda não é o melhor que se poderia esperar de um carro que mantém apenas 2.000 giros na estrada.
Land Rover Range Rover Evoque Problemas
Turbina Emitindo Fumaça
Praticamente todas as unidades enfrentam ou enfrentarão o desafio da turbina emitindo fumaça, um problema crônico do veículo. A turbina pode apresentar falhas e folgas, e embora a correção teoricamente resolva definitivamente o problema, é crucial permanecer atento. A substituição, quando necessária e bem realizada, não sai por menos de R$ 7.000,00. O sinal principal de alerta é a presença de fumaça branca ou azulada saindo pelo escapamento após acelerar vigorosamente e tirar o pé. Realize testes com o motor tanto quente quanto frio, e se observar fumaça ou detectar cheiro de óleo queimado, é aconselhável afastar-se rapidamente.
Problemas na Ignição
Relatos variados apontam problemas nas unidades equipadas com o motor a gasolina, especialmente no sistema de ignição. Dificuldades na partida são frequentemente mencionadas. Ao testar o veículo, se ele não ligar de imediato, não aceite a justificativa de que é normal demorar para pegar devido a ficar “alguns dias sem dar partida”. Este é um dos problemas crônicos associados a esse modelo.
Sistema Start-Stop
Um problema frequente relatado pelos proprietários é a imprevisibilidade no funcionamento do sistema Start-Stop. Apresentando intermitências, ora está operante, ora não, e em muitas queixas, mesmo as autorizadas não conseguiram solucionar o problema. Em alguns casos, o carro simplesmente se recusa a dar a partida após desligar automaticamente.
Diferencial Traseiro com Ruído
Avarias no conjunto do diferencial traseiro, especialmente nos rolamentos, manifestam-se por meio de ruídos durante a condução em baixa velocidade. Recomenda-se a substituição do conjunto completo, e um componente original novo acarreta um custo superior a R$ 6.000,00, excluindo a mão de obra. Portanto, é crucial estar atento a qualquer ruído proveniente do eixo traseiro, frequentemente identificado como um “ronco” metálico persistente em velocidades de até 40 km/h.
Bomba Hidráulica de Tração
Parcialmente decorrente do problema anterior, quando não corrigido ou corrigido de maneira inadequada, as complicações nos rolamentos do diferencial traseiro sobrecarregam a bomba hidráulica do sistema de tração, cujo custo atinge a considerável quantia de R$ 4.000,00.
Recalls
Ao longo dos anos, o modelo foi alvo de diversos recalls, incluindo:
Últimos Lançamentos de Carros
Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos?- Honda City Hatch
- Fiat Pulse
- Volkswagem Nivus
- Jeep Commander
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagem Taos
- Chery Tiggo 8
INSCREVA-SE:
- Unidades Híbridas (Maio de 2018 a Outubro de 2020): Atualização do software nos sistemas de controle da bateria. A montadora alertou sobre o risco, em casos extremos, de incêndio.
- Unidades Fabricadas (Novembro de 2013 a Janeiro de 2014): Substituição dos parafusos de fixação do braço de ligação e suspensão traseira do lado direito. A marca identificou a possibilidade de deformação comprometendo a direção.
- Unidades Fabricadas (Outubro de 2017 a Janeiro de 2018): Recall devido ao risco de incêndio no compartimento do motor. Problemas na flauta de combustível poderiam resultar em vazamento de combustível.
- Unidades Fabricadas (Outubro de 2018 a Abril de 2019): Substituição dos fusíveis de 15 amperes por fusíveis de 25 amperes para as bombas dianteiras e traseiras do lavador do para-brisa. O risco envolvia falha no sistema e comprometimento da visibilidade.
Muitas reclamações dos proprietários destacam a falta de atenção e a incapacidade de resolver os problemas nas concessionárias. Considerando-se um carro premium, a expectativa é que os proprietários não precisem frequentar a concessionária com tanta regularidade, muito menos enfrentar atendimento insatisfatório.
A desvalorização no momento da revenda é significativa, e, muitas vezes, lojistas relutam em aceitar o modelo na troca. Quando o fazem, é comum observar uma desvalorização adicional do veículo.
Land Rover Range Rover Evoque Fotos
Land Rover Range Rover Evoque Fotos Interior
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Toro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Fiat Strada PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Toyota Hilux PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD9 meses Atrás
Chevrolet Montana PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
PCD10 meses Atrás
Volkswagen Saveiro PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Shineray é boa? Valor, Onde Comprar
-
Chery9 meses Atrás
CAOA Chery Tiggo 5X PcD 2024 é liberado com desconto: Saiba os preços
-
Motos10 meses Atrás
Moto Wuyang é Boa? Valor, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Moto Voltz é Boa? Autonomia, Vale a Pena, Onde Comprar
-
Motos10 meses Atrás
Motos Buell: Preço, Modelos, Vale a Pena Comprar
-
Elétricos9 meses Atrás
Novo BYD Song Plus DM-i fica mais caro em 2024: Veja novos preços
-
Detran9 meses Atrás
Detran TO WhatsApp: Agendamento, Telefone 0800 e Ouvidoria