Acesse Nossas Redes Sociais

Renault

Renault Master É Boa Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Atualizado

em

O setor de veículos utilitários de transporte de pessoas apresenta denominações amplamente reconhecidas, porém que permanecem inalteradas há alguns anos. A Renault Master representou uma das mais recentes a ingressar nesse campo de competição, buscando rivalizar com a Fiat Ducato (e suas congêneres Peugeot Boxer e Citroën Jumper) e a Mercedes-Benz Sprinter. A alternativa francesa passou por alterações significativas no início do ano, visando revitalizar o embate. Mas será que é realmente boa? Veja a seguir a avaliação e os problemas recorrentes, por fim veja também se o Master é uma boa em termos de consumo.

Renault Master É Boa Avaliação, Consumo e Problemas 2024

O Renault Master

O Renault Master 2024 representa um utilitário de carga que obtém grande êxito no mercado brasileiro, figurando como o mais comercializado no setor de veículos utilitários de transporte de pessoas e mercadorias.

Consideravelmente distanciado de suas concorrentes, o veículo possui valores situados entre R$ 204.700 e R$ 301.100, abarcando quatro opções distintas: Chassi Cabine, Furgão, Vitré e Minibus.

Apresentando uma aparência mais imponente, o Renault Master conservou a propulsão na dianteira e incorporou exclusivamente um único modelo de propulsor, um 2.3 de 136 cv, proveniente daquele biturbo utilizado pela Nissan Frontier.

Renault Master Avaliação

Analisando as recentes formas da Renault Master, a parte frontal transmite uma sensação mais contemporânea e renovada, embora apenas a área da frente tenha sido modificada. No interior, é importante destacar que se trata de um veículo utilitário, no entanto, modificações no volante e outros componentes da cabine foram concebidos com o intuito de aprimorar a ergonomia do condutor.

Em relação à segurança, o Master 2024 obteve avanços significativos. Todas as variantes apresentam sistemas de controle de tração e estabilidade, auxílio de partida em rampas, auxílio de tração para reboque, controle adaptativo de carga, sistema de auxílio à prevenção de capotamento, sistema estabilizador contra ventos laterais, além do travamento central das portas ao atingir 6 km/h. No entanto, o alerta visual e sonoro do não-uso do cinto de segurança é aplicável somente ao condutor.

Lançamento:  Renault Kwid vale a pena comprar? É Bom de revenda? Manutenção é cara?

Renault Master É Boa Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Versão Master Minibus

Para qualquer automóvel com habilidade para transportar acima de 9 passageiros, incluindo o condutor, é requerida a CNH D. A Master Minibus, devido à sua classificação como micro-ônibus, é considerada um veículo de grande porte. Portanto, é essencial observar as regras específicas, como limites de velocidade mais reduzidos e a utilização das faixas mais à direita.

Tendo em vista a finalidade utilitária, é compreensível a utilização de plásticos rígidos que são ainda mais duradouros. Encontrar uma posição confortável para conduzir é relativamente fácil, apesar da ausência de ajuste para a região lombar e apoio de braço. A central multimídia desempenha sua função, porém é fornecida por uma empresa terceirizada.

Devido a esse motivo, não possui a mais alta definição nem é tão ágil nas respostas do software. Também, a Master não tem a disposição atrás do volante a aba de comando do rádio, fazendo com que a tela seja mais dispersiva, isso ocorre porque não é mais um dispositivo original da Renault.

Os passageiros desfrutam de uma viagem confortável, tanto nos dois assentos dianteiros quanto nas fileiras traseiras, no entanto, os bancos são relativamente estreitos, seguindo o padrão comum em veículos destinados ao transporte de grupos. Todos os bancos são reclináveis, e as laterais possuem acabamento em plástico para proteger a estrutura metálica, onde os passageiros se deslocam.

Contudo, o revestimento interno das portas traseiras não apresenta esse acabamento. De fato, a região do compartimento de bagagem não possui qualquer tipo de acabamento. Nesse aspecto, uma Mercedes-Benz Sprinter se destaca positivamente.

Apesar do acabamento modesto, o habitáculo da Master Minibus é relativamente tranquilo, levando em conta sua finalidade, mas não há elementos luxuosos. A 90 km/h, a velocidade máxima regulamentada para esse tipo de veículo, não se percebe ruídos do vento nem vibrações transmitidas ao condutor ou aos passageiros.

Isso ocorre também devido ao aumento do entre-eixos, que reduz o movimento oscilante da carroceria. Porém, manobrar a Master em espaços limitados é mais desafiador pela mesma razão. Felizmente, a visibilidade para o exterior e a dos espelhos é satisfatória, mas é importante destacar que a câmera de ré é uma opção adicional.

Lançamento:  Novo Renault Kardian 2025: Fotos, Preço e Ficha Técnica

Versão Chassi

A variante Chassi oferece três assentos, e os bancos são forrados com tecido “Kairo Noir”. O condutor dispõe de um banco individual, que pode ser ajustado manualmente em altura, distância e inclinação do encosto.

A alavanca do freio de estacionamento divide o motorista dos passageiros, que se acomodam em um banco imóvel, porém equipado com cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça ajustáveis. O piso é completamente revestido de plástico áspero, o que facilita a limpeza.

A direção eletro-hidráulica proporciona um nível agradável de auxílio, sendo de fácil manuseio, apesar de sua inclinação ser claramente horizontalizada. Ademais, o volante possui uma forma anatômica e se adequa confortavelmente aos dedos.

O som do motor 2.3 Turbodiesel é controlado na cabine, porém ainda é viável perceber o agradável ruído da turbina em operação. Aproximadamente a 90 km/h, o painel de instrumentos apresenta um ícone sugerindo a mudança para a sexta marcha, auxiliando a manter um consumo de combustível mais eficiente na estrada.

O sistema de suspensão é rígido para proporcionar estabilidade ao utilitário, no entanto, em pavimentos irregulares e cheios de buracos, faz com que o Master (e seus ocupantes) sacudam consideravelmente, especialmente levando em conta o fato de o veículo de teste não possuir caçamba ou baú instalados, o que deixa a parte traseira mais “solta”. Apesar disso, o utilitário da Renault tem um comportamento mais equilibrado em curvas, uma vez que a tração é dianteira.

Renault Master É Boa Avaliação, Consumo e Problemas 2024

Renault Master Problemas

Abaixo, organizamos alguns dos problemas principais apontados em sites de avaliações. As reclamações são extremamente recentes, e dizem respeito a versão atual de 2024:

Um proprietário relatou que comprou um Renault Master, porém, com apenas 40 mil quilômetros rodados, o veículo apresentou problemas no rolamento da roda traseira do lado direito, além de o volante estar descascando na parte do meio. Ao contatar o atendimento da empresa, foi informado que não poderiam fazer nada, resultando na decisão de adquirir outro Renault Master.

Últimos Lançamentos de Carros

Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos? Deixe sua opinião nos comentários.
INSCREVA-SE:
  1. Outro proprietário, que possuía uma Renault Master 22/23 com sistema antipoluição Ad BLUE, teve problemas com luzes indicadoras do sistema antipoluição durante o período de garantia. Apesar das tentativas de correção por parte da concessionária, o defeito persistiu, e, após o fim da garantia, a Renault se recusou a arcar com o custo de aproximadamente R$15.000,00 para o reparo do veículo. Além disso, o filtro de combustível não foi trocado durante a revisão, pois estava em falta junto à fabricante. O proprietário acredita que o veículo saiu de fábrica com defeitos e vícios ocultos, que se manifestaram durante o período de garantia.
  2. Um terceiro proprietário comprou uma van Renault Master Extra Vitre L3H2 modelo 2024, que desde então vem apresentando diversos problemas:
    • Caixa de direção com folga e puxando;
    • Banco do motorista com muita folga;
    • Problemas no cabeçote do motor e comandos de válvulas que geram barulho de válvulas quando o motor está quente;
    • O veículo apresentou problemas ainda dentro do período de garantia, porém, a Renault não resolveu completamente os defeitos alegando que a garantia era de apenas 6 meses, apesar de terem informado anteriormente que seria de 3 anos;
    • O consumo com ar condicionado também foi considerado alto pelo proprietário.
  3. Um quarto proprietário relatou que trocou algumas peças da sua Renault Master, colocando peças originais, porém, mesmo assim, teve problemas com a embreagem, volante do motor, atuador de pedal, atuador de câmbio e alternador, que apresentaram defeito antes dos 6 meses de garantia, mas a Renault se recusou a realizar a troca alegando que a garantia era de apenas 6 meses.
  4. Outro proprietário adquiriu uma Renault Master 2024, com apenas 2800 km, e enfrentou problemas com vazamento na polia do retentor do motor. A concessionária não liberou a peça para o reparo, resultando em multas diárias de R$600, pois o veículo era utilizado para trabalho. A Renault negou o ressarcimento dos dias parados.
Lançamento:  Renault Duster Oroch - É bom? Defeitos, Problemas, Revisão

Alguns proprietários destacam a insatisfação com o atendimento da Renault, relatando que as soluções foram demoradas ou negadas, enquanto outros elogiaram a rapidez e atenção no atendimento.

Renault Master Fotos

Renault Master É Boa Avaliação, Consumo e Problemas 2024Renault Master É Boa Avaliação, Consumo e Problemas 2024 Renault Master É Boa Avaliação, Consumo e Problemas 2024 Renault Master É Boa Avaliação, Consumo e Problemas 2024

 

 

Renault Master Fotos Interior

Renault Master É Boa Avaliação, Consumo e Problemas 2024 Renault Master É Boa Avaliação, Consumo e Problemas 2024 Renault Master É Boa Avaliação, Consumo e Problemas 2024 Renault Master É Boa Avaliação, Consumo e Problemas 2024 Renault Master É Boa Avaliação, Consumo e Problemas 2024

 

 

 

Compartilhar:

Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo

Novidades

Categorias

Páginas

Em Destaque

Carros Lançamentos é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Dicas e novidades sobre veículos feito por redatores especializados no setor automotivo.