Acesse Nossas Redes Sociais

KIA

10 motivos para comprar (ou não comprar) um Kia Sportage 2024

Atualizado

em

O Kia Sportage entrou na sua 5ª geração. Apresenta um design atrativo, uma tela curva no interior e tecnologia avançada, porém seu preço alto e a disponibilidade limitada podem dificultar seu sucesso.

O novo Kia Sportage é turbo e híbrido, mas consome mais combustível que o Corolla Cross 2.0. O design arrojado e o interior tecnológico se destacam no primeiro contato com este SUV médio, que está disponível no Brasil há quase 30 anos. Curioso para saber mais? Confira os 10 motivos para comprar ou não comprar um Kia Sportage!

10 motivos para comprar (ou não comprar) um Kia Sportage 2024

Motivos Para Comprar um Kia Sportage

1 – Impacto do design

O design do Kia Sportage chama atenção. As linhas angulosas e fluidas seguem uma tendência de estilo estabelecida por Peter Schreyer, que começou na terceira geração do Sportage em 2010. Os faróis angulosos e a grade frontal dominante impressionam: quase não há espaço de lataria na frente do veículo. O DRL em formato de bumerangue emoldura os faróis full-LED, com o mesmo estilo repetido na parte inferior do para-choque, onde ficam os faróis de neblina.

Na lateral, são notáveis os detalhes cromados na parte de baixo, em conjunto com as rodas de 19 polegadas (exclusivas da versão Prestige), que têm um acabamento diamantado e um design atraente, contribuindo para um estilo mais esportivo. As lanternas em LED seguem o formato bumerangue e são conectadas por uma barra em preto brilhante. O spoiler traseiro aumentou de tamanho e possui uma função aerodinâmica, de acordo com a marca.

2 – Foco no conforto do condutor

O design interior do Kia Sportage foca em valorizar o motorista. O console central elevado, combinado com a tela curva e contínua voltada para o condutor, contribui para uma boa ergonomia, com os controles sempre ao alcance das mãos.

Lançamento:  Kia Optima híbrido - Preço, Fotos

Na versão topo de linha, EX Prestige, o Kia Sportage oferece uma central multimídia com tela sensível ao toque de 12,3 polegadas, assim como um quadro de instrumentos totalmente digital. Além disso, os controles do ar-condicionado são realizados por um painel sensível ao toque. Já o Kia Sportage EX, na versão de entrada, possui uma tela de multimídia de 8 polegadas com botões físicos giratórios e uma alavanca de câmbio no console central. Na versão topo de linha, há botões seletivos de marchas para maior comodidade.

3 – Reconhecimento na revenda

A 5ª geração do Kia Sportage foi premiada como a Melhor Revenda 2024 na categoria “Híbrido de Acesso” pela Revista Quatro Rodas. Este prêmio reconhece os modelos que apresentaram menor desvalorização no período entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024, de acordo com as pesquisas da Kelley Blue Book Brasil (KBB), uma empresa especializada na avaliação de automóveis.

10 motivos para comprar (ou não comprar) um Kia Sportage 2024

4 – Espaçoso mesmo com dimensões menores

O Kia Sportage que chegou ao Brasil é da versão europeia, um pouco mais curta que a versão global. Tem 4,51 metros de comprimento em comparação com os 4,66 metros da versão global, e o entre-eixos mede 2,68 metros em vez dos 2,75 metros da versão global. No entanto, em relação ao modelo anterior (4ª geração), o Sportage está ligeiramente maior: são 3 centímetros a mais no comprimento, 1 centímetro de ganho no entre-eixos e 1 centímetro a mais na largura. Segundo a Kia, houve uma melhora de 2,6 centímetros no espaço para as pernas dos passageiros traseiros. O porta-malas continua generoso, com 562 litros, sendo um dos maiores do segmento.

5 – Desempenho equilibrado

No Kia Sportage, ao pisar rapidamente no pedal do acelerador, o motor pode demorar alguns segundos para responder, devido ao conjunto da transmissão automatizada de dupla embreagem que causa um atraso nessa situação. No entanto, em acelerações progressivas, o câmbio realiza trocas suaves e rápidas, havendo uma boa harmonia entre o motor e a transmissão.

Lançamento:  Novo Kia Stonic 2024: O que mudou, novidades, versões e preços

O modo “Eco” do Kia Sportage também proporciona uma experiência agradável. Ao tirar o pé do acelerador em uma descida, o modo de velejar entra em ação, desligando o motor a combustão. Nessa situação, é como se estivesse dirigindo um carro elétrico, com o silêncio característico na cabine. É gratificante saber que está dirigindo sem consumir uma gota de gasolina.

No modo “Sport” do Kia Sportage, há poucas mudanças na condução: a direção fica ligeiramente mais firme, mas as trocas de marchas não se tornam mais espaçadas. No entanto, o conjunto de suspensão recebe elogios. Além dos batentes hidráulicos, o Sportage possui amortecedores a gás que ajudam a reduzir os impactos causados por vias mal cuidadas nas cidades brasileiras.

Motivos Para NÃO Comprar

6 – Nada Economico

O Kia Sportage não é econômico em termos de consumo de combustível. Segundo a Kia, o SUV alcançou médias de 11,5 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. Em comparação, o Toyota Corolla Cross com motor 2.0 aspirado obteve médias de 12 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada, enquanto o VW Taos 1.4 turbo registrou 11,4 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. A única exceção foi o Jeep Compass com o novo motor 1.3 turbo, que teve um desempenho inferior na prova de consumo urbano, com 9,3 km/l.

7 – Preço salgado e limitação de unidades

O preço do Kia Sportage pode ser elevado, chegando a cerca de R$ 275.000, mas o veículo é bem equipado em ambas as versões e oferece diversas tecnologias de assistência à condução. No entanto, se você estiver interessado em um Kia Sportage, é importante considerar que pode enfrentar uma espera de alguns meses devido a problemas na produção relacionados à falta de alumínio usado na fabricação do câmbio automatizado.

10 motivos para comprar (ou não comprar) um Kia Sportage 2024

8 – Equipamentos e diferenças entre versões

Em geral, o Kia Sportage é bem equipado em ambas as versões, porém é verdade que a versão mais cara oferece mais itens de conforto e conveniência. Na versão de entrada, falta o piloto automático adaptativo, mas curiosamente possui o espelhamento de celular sem fio. Já na versão mais cara, que possui uma tela maior, é necessário usar o fio para o espelhamento de celular.

Lançamento:  Novo Kia Niro: Preço e Ficha Técnica

Últimos Lançamentos de Carros

Qual foi o melhor lançamento de carro dos últimos anos? Deixe sua opinião nos comentários.
INSCREVA-SE:

9 – Dirigibilidade

Em termos de dirigibilidade, o novo Kia Sportage não é excepcional. Por exemplo, o volante não tem respostas muito diretas, e o pedal do freio pode parecer um pouco borrachudo, exigindo uma pressão mais forte dos pés do que o desejado. Além disso, o nível de inclinação da carroceria em curvas de rodovia é típico de um SUV, apesar da boa rigidez proporcionada pela plataforma N3, que utiliza mais de 50% de aços de alta resistência. A posição de dirigir ainda é elevada, embora não tanto quanto nas gerações anteriores do Sportage. Com a presença de um teto solar panorâmico, motoristas mais altos podem ficar propensos a bater a cabeça no teto.

10 – Faróis e Ruídos na Suspensão

É comum que apareçam manchas nas lentes dos faróis do Kia Sportage, que são difíceis de remover e muitas vezes exigem a troca do componente. No entanto, mesmo após a substituição, as manchas podem retornar. É importante estar atento a isso.

Outro problema relatado são ruídos na suspensão dianteira. Esses ruídos podem ter duas origens: buchas da barra estabilizadora ou buchas das bandejas e bieletas.

Kia Sportage Fotos

10 motivos para comprar (ou não comprar) um Kia Sportage 2024  10 motivos para comprar (ou não comprar) um Kia Sportage 2024 10 motivos para comprar (ou não comprar) um Kia Sportage 2024 10 motivos para comprar (ou não comprar) um Kia Sportage 2024 10 motivos para comprar (ou não comprar) um Kia Sportage 2024

Kia Sportage Detalhes

10 motivos para comprar (ou não comprar) um Kia Sportage 2024 10 motivos para comprar (ou não comprar) um Kia Sportage 2024 10 motivos para comprar (ou não comprar) um Kia Sportage 2024 10 motivos para comprar (ou não comprar) um Kia Sportage 2024

 

Compartilhar:

Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo

Novidades

Categorias

Páginas

Em Destaque

Carros Lançamentos é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Dicas e novidades sobre veículos feito por redatores especializados no setor automotivo.