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Caminhão Foton é bom? Da problemas? Preço 2024

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A Foton Caminhões experimentou diversos desafios desde sua entrada no Brasil por volta de 2010. No entanto, parece que atualmente está gradualmente solidificando sua presença no mercado nacional. Esse progresso pode ser atribuído à confiança depositada na Foton Motors Brasil, uma empresa estabelecida pela marca na China com o propósito de contribuir para o desenvolvimento das operações no país.

Caminhão Foton é bom? Da problemas? Preço 2024

História

No ano de 2020, deu-se início à fabricação do pioneiro caminhão da marca em Guaíba, estabelecendo a sede da empresa no Brasil na cidade do Rio Grande do Sul. A Foton também fez o anúncio da fase inicial de testes de um caminhão semi-leve equipado com um motor movido a gás.

E quando parecia que tudo estava prestes a se ajustar, a pandemia de covid-19 teve um impacto significativo. Este era o momento de iniciar a produção local e expandir nossa linha de produtos.

Isso só se tornou viável graças ao investimento de capital da Foton Motors Brasil na filial brasileira. A divisão de comércio da empresa chinesa começou a financiar os componentes importados que se juntariam às peças nacionais, permitindo a fabricação dos caminhões no Brasil.

No entanto, atualmente, houve mudanças substanciais. A estrutura familiar da Foton no Brasil não existe mais; ela foi completamente desmantelada. Entretanto, isso não significa o fim da presença da marca no Brasil. Continue comigo, pois vou explicar toda essa situação.

O Caminhão Foton é Bom?

Do ponto de vista conceitual, o plano que a equipe representante da marca tinha para nosso mercado era altamente promissor. Em todas as interações e entrevistas com seus líderes, era notável a seriedade e credibilidade das propostas apresentadas, que eram completamente plausíveis e lógicas.

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Dos investimentos em fábrica, tanto na de Guaíba, que nunca se concretizou, quanto nas instalações da Gefco, que faziam total sentido e apresentavam grande potencial. Suas projeções de vendas, que levavam em consideração o crescimento da Foton no Brasil, eram realistas. Profissionais experientes e competentes lideravam áreas estratégicas da empresa.

Além disso, é importante mencionar que os caminhões são realmente de alta qualidade. Houve também uma jogada brilhante ao incorporar uma grande parte da antiga rede de concessionárias da Ford Caminhões, a ponto de levar a associação a mudar de nome de Abrafor para AbraFoton.

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As Vendas

No entanto, a realidade é que as vendas nunca atingiram as expectativas iniciais. A frequente demora nas entregas de caminhões da China para o Brasil causava transtornos significativos aos concessionários, que geralmente operavam como revendedores multimarcas para garantir sua subsistência.

Afinal, se havia escassez de caminhões para comercializar, não podiam depender da pequena frota de caminhões Foton em circulação para sustentar seus negócios. A operação estava em uma situação precária.

Os concessionários também tinham diversas outras razões para ficar insatisfeitos com a marca, que iam desde os atrasos nas entregas aos clientes em determinados momentos, até o fato de adiantarem os pagamentos dos caminhões à representação da marca e ainda terem que pagar comissões pelas vendas.

De fato, a sombra da matriz chinesa sempre esteve presente no cenário brasileiro, uma vez que existia a esperança de que eles assumissem completamente a operação nacional, impulsionando assim o sucesso da marca no país.

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E é isso o que está ocorrendo, mas por meios diferentes. Havia expectativas de que esse dia chegasse e que a transição seria natural e tranquila.

Contudo, parece que a realidade foi bem diferente. A Foton chinesa simplesmente cortou laços com os investidores brasileiros, desmobilizou completamente sua equipe no país e está prestes a iniciar seu trabalho praticamente do zero.

Aliás, já começaram a recrutar mão de obra local, embora ainda não haja um cronograma definido para a montagem de caminhões aqui. Inicialmente, todos os produtos serão importados, e não há um prazo determinado para essa situação. É essencial enfatizar que o Brasil representa um mercado significativo para qualquer fabricante de veículos no mundo, tanto devido ao seu volume de vendas quanto à lucrativa margem de lucro.

Portanto, ainda é desafiador prever quais serão os próximos passos da Foton no Brasil. É provável que esses passos comecem com uma ampla reestruturação em seus aspectos corporativos e comerciais.

Só então poderemos considerar a introdução de novos modelos, como a aguardada linha de veículos médios e semipesados, que havia sido prometida anteriormente, bem como outros fatores essenciais para o crescimento da marca no país.

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Caminhão Foton Dá Problemas?

Atualmente, a rede de concessionárias continua a vender os modelos de 3.5, 6, 7, 9 e 11 toneladas com uma margem de lucro satisfatória, garantindo assim a rentabilidade das operações.

Problema com Sensor Enox: O sensor Enox apresentou problemas internos, enfraquecendo o caminhão a ponto de impossibilitar o trabalho. A garantia e as revisões não resolveram adequadamente o problema. Isso causou frustração e dificuldades.

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  1. Problemas Recorrentes no Painel: Vários relatos de acendimento de luzes no painel, como airbag, injeção e SVS, que mesmo após serem encaminhados para a autorizada, não foram solucionados de forma definitiva. Isso levou a gastos frequentes e desgaste nas pastilhas e discos de freio.
  2. Dificuldades com Peças de Reposição: Proprietários relatam problemas em encontrar peças de reposição, especialmente para o câmbio, o que resultou em paradas prolongadas e gastos desnecessários. As peças disponíveis são caras e difíceis de encontrar.
  3. Incapacidade de Cumprir Especificações: Alguns proprietários afirmam que o caminhão não conseguiu atender às especificações informadas no ato da compra. Isso inclui economia de combustível abaixo do prometido e incapacidade de suportar o peso declarado.
  4. Acidentes devido a Pneus: Um proprietário mencionou ter capotado devido a problemas com os pneus chineses de fábrica, resultando em um acidente grave.
  5. Desligamento Inesperado: O caminhão desliga inesperadamente, o que representa um risco de segurança e uma questão que não foi resolvida.
  6. Falta de Suporte para Manutenção: A dificuldade em encontrar peças de reposição e o alto custo das mesmas prejudicam a manutenção regular e eficiente dos caminhões.
  7. Ameaça de Não Renovação da Frota: Um proprietário mencionou que, devido à falta de solução para problemas com peças, está considerando não renovar sua frota e buscará seus direitos legais caso não haja uma solução satisfatória.

Fotos de Caminhão Foton

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Roberto Seixas, também conhecido como Roberto Carros, é entusiasta do setor automotivo desde pequeno, onde começou uma incrível coleção de miniaturas. Natural de São Paulo/SP, é formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho e é um dos principais redatores do Carros Lançamentos. Um dos Hobbies favoritos é colecionar revistas de carros e ir em encontros, seja de carros antigos, novos ou motos. Não perde um Salão do Automóvel, Formula 1, Stock Car, Moto GP e qualquer outra competição de veículos automotores. Está sempre antenado para trazer as novidades em primeira mão com riqueza de detalhes para todos brasileiros apaixonados por carros e motos.

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